Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768
{"id":5426,"date":"2017-09-22T13:14:13","date_gmt":"2017-09-22T16:14:13","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=5426"},"modified":"2017-09-22T13:14:13","modified_gmt":"2017-09-22T16:14:13","slug":"chevy-commercial-1938-nao-e-carro-funerario","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/chevy-commercial-1938-nao-e-carro-funerario\/","title":{"rendered":"Chevy Commercial 1938: N\u00e3o \u00e9 carro funer\u00e1rio!"},"content":{"rendered":"

No melhor estilo rat rod, Chevy embala soma de mec\u00e2nica original com detalhes que fazem a diferen\u00e7a por onde passa; marcha lenta \u00e9 \u201ca menina dos olhos\u201d para este que \u00e9 o terceiro propriet\u00e1rio<\/strong><\/h2>\n

Texto: Bruno Bocchini
\nFotos: Ricardo Kruppa<\/p>\n

Chevy Commercial 1938<\/strong><\/h3>\n

F\u00e1bio Athaydes Tatsch, 41 anos, parece inquieto. N\u00e3o apenas pela profiss\u00e3o que escolheu, mec\u00e2nico de autom\u00f3veis, mas, sobretudo, pela capacidade de n\u00e3o desistir t\u00e3o facilmente de projetos e ali\u00e1-los ao gosto excessivo por modelos antigos. Propriet\u00e1rio da Old Brothers Customs and Repair, em Curitiba (PR), o entusiasta reviveu este modelo Chevy Commercial 1938 em sua pr\u00f3pria oficina. E, acredite, passaram-se muitos anos at\u00e9 que o autom\u00f3vel chegasse a essa configura\u00e7\u00e3o atual.<\/p>\n

\u201cCurto muito carros Chevrolet<\/a> das d\u00e9cadas de 1920 a 50. Tenho outros carros e caminh\u00f5es de outras marcas tamb\u00e9m. Comprei esse Chevy em 1993, todo original, do filho do primeiro propriet\u00e1rio. Ent\u00e3o j\u00e1 faz 23 anos que mantenho o ve\u00edculo\u201d, conta F\u00e1bio.<\/p>\n

Antigamente, o ve\u00edculo era utilizado pela fam\u00edlia do primeiro dono para a pr\u00e1tica de ca\u00e7a. Mas 30 anos avan\u00e7aram e o cl\u00e1ssico ficou parado durante todo esse per\u00edodo. \u201cO carro permanecia em um galp\u00e3o desde que o dono havia falecido. Mas a fam\u00edlia se preocupava em fazer a mec\u00e2nica funcionar sempre. Quando decidi comprar, usei o Chevy com a pintura e interior originais durante cinco anos\u201d, lembra.<\/p>\n

Ap\u00f3s essa fase, F\u00e1bio dava sinais de que precisava implementar suas caracter\u00edsticas no autom\u00f3vel. Foi ent\u00e3o que resolveu desmont\u00e1-lo. \u201c\u00c9 aquela velha hist\u00f3ria: casa de ferreiro, espeto de pau. Desmontei o carro e ele ficou por 15 anos assim, encostado na minha garagem\u201d, explica.<\/p>\n

\"Chevy<\/a>
Chevy Commercial 1938<\/figcaption><\/figure>\n

RETOMANDO O F\u00f4LEGO<\/strong><\/p>\n

Somente no ano passado F\u00e1bio decidiu resgatar o projeto do modelo Commercial e colocar em jogo suas ideias e inquietudes diante das a\u00e7\u00f5es. Para isso, manteve a mec\u00e2nica praticamente original (que hoje registra 30 mil milhas). Trata-se de um motor seis cilindros em linha com sistema de lubrifica\u00e7\u00e3o \u201cpescador\u201d, bomba de combust\u00edvel de vidro e filtro de combust\u00edvel de vidro, carburador p\u00e9 de ferro, motor de arranque no p\u00e9 (com quatro pedais no assoalho, sendo que o do canto direito \u00e9 a partida), um c\u00e2mbio de tr\u00eas marchas e diferencial e caixa de dire\u00e7\u00e3o originais.<\/p>\n

A suspens\u00e3o \u00e9 composta de quatro feixes de molas originais recalandrados para rebaixar e amortecedores originais de var\u00e3o com dupla a\u00e7\u00e3o. \u201cForam altera\u00e7\u00f5es para melhorar o rodar do carro no dia a dia, mas mantive original pensando em deix\u00e1-lo alinhado para somar a linha original com o estilo rat rod que viria\u201d, garante.<\/p>\n

Na estrutura interna da carroceria um show \u00e0 parte: h\u00e1 refer\u00eancias de ip\u00ea amarelo inclusive nos arcos do ragtop 100% originais. O painel permanece com a pintura original bege com todos os instrumentos originais funcionando. F\u00e1bio fez apenas duas altera\u00e7\u00f5es internas: chave de seta de painel anos 50 e os bancos, que vieram de um Chevrolet Suburban 1949. \u201cParecem bancos concha de lata forrados de algod\u00e3o cru no tom bege e marrom. Ficaram legais. Detalhe tamb\u00e9m do Rat Fink pintado a pincel por mim no porta-luvas\u201d, detalha.<\/p>\n

Esteticamente, o Chevy teve a cor do bloco e caixa em vermelho (antes era verde). O chassi, eixos e a suspens\u00e3o foram devidamente tratados e pintados de preto Cadillac PU. J\u00e1 a lataria por fora teve apenas a pintura original removida e \u00e9 mantida escura com produto antiferrugem. \u201cEsse tipo de carro sempre fez sucesso por onde passa. Neste caso, quando as madeiras apodreciam eram enviadas diretamente para a fundi\u00e7\u00e3o. Sempre havia cuidado em manter a originalidade. E uma curiosidade \u00e9 que, como apliquei o visual rat macabro e nas portas a pintura \u201cFuner\u00e1ria Saint Gertrudes\u201d sempre tem gente que pergunta se \u00e9 um carro funer\u00e1rio mesmo. \u00c9 engra\u00e7ado\u201d, comenta F\u00e1bio.<\/p>\n

A inscri\u00e7\u00e3o nas portas n\u00e3o foi acaso. Gertrudes era a sogra do primeiro propriet\u00e1rio deste Chevy Commercial e F\u00e1bio quis manter a homenagem (mas de um jeito um tanto quanto inusitado). E para completar esse visual \u201cagressivo\u201d, rodas aro 16 pintadas de vermelho com sobrearo de inox de Ford 1941<\/a>. H\u00e1 ainda calotas de C10 brancas com pintura original para combinar com as faixas brancas dos pneus 6.50 convencionais. \u201cEu nunca vi uma igual, muito menos nesse estilo rat. Sei que existem tr\u00eas registradas no Brasil, mais tamb\u00e9m nunca vi algum desses modelos. Uso\u00a0 esse Chevy raramente. Tenho prazer em mant\u00ea-lo comigo, mas s\u00f3 saio em dias ensolarados ou noites estreladas para dar uma voltinha. A marcha lenta \u00e9 linda. Se os outros donos de Chevy Commercial tamb\u00e9m rodam pouco, por isso nunca os encontrei\u201d, pontua.<\/p>\n

Do velho meio de locomo\u00e7\u00e3o para um trabalhador que ca\u00e7ava, passando pela poeira de trinta anos de um galp\u00e3o at\u00e9 chegar ao vigor pleno que exibe nas ruas. Este Chevy Commercial tem \u201caposentadoria\u201d especial por tempo de servi\u00e7o. E se precisar, as calotas originais existem e est\u00e3o guardadas. D\u00e1 para acreditar?<\/p>\n

Chevy Commercial 1938<\/strong><\/p>\n

Mec\u00e2nica<\/strong><\/p>\n

Bloco 6 cil em linha com sistema de lubrifica\u00e7\u00e3o \u201cpescador\u201d, bomba de combust\u00edvel de vidro e filtro de combust\u00edvel de vidro, carburador p\u00e9 de ferro, motor de arranque no p\u00e9, c\u00e2mbio de tr\u00eas marchas e diferencial e caixa de dire\u00e7\u00e3o originais;<\/p>\n

Estrutura<\/strong><\/p>\n

Suspens\u00e3o de quatro feixes de mola originais e amortecedores originais de var\u00e3o com dupla a\u00e7\u00e3o;<\/p>\n

Interior<\/strong><\/p>\n

Volante original, painel original, chave de seta de painel anos 50 e os bancos de Chevrolet Suburban 1949;<\/p>\n

Exterior\/est\u00e9tica<\/strong><\/p>\n

Carroceria estilo rat rod (desgastada), rodas aro 16 pintadas de vermelho com sobre aro de inox de Ford 1941, calotas de C10 brancas com pintura original, pneus faixas brancas 6.50 convencionais, ragtop e acabamentos em Ip\u00ea amarelo;<\/p>\n

Quem fez?<\/p>\n

Old Brothers Customs and Repair. Tel. (41) 9909-2622.<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0V\u00eddeo: Caminh\u00e3o Fargo 1948.<\/a><\/p>\n\n