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{"id":5441,"date":"2017-09-22T14:58:08","date_gmt":"2017-09-22T17:58:08","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=5441"},"modified":"2017-09-22T14:58:08","modified_gmt":"2017-09-22T17:58:08","slug":"ford-t-bucket-bacteria-nervosa","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/ford-t-bucket-bacteria-nervosa\/","title":{"rendered":"Ford T-Bucket: Bact\u00e9ria nervosa!"},"content":{"rendered":"

Entusiasta \u00e9 contaminado pela cultura rodder, fabrica T-Bucket de primeira linha com bloco 292 de 250 cv e ainda emplaca acabamento sofisticado com direito a bancos costurados na cor da carroceria<\/strong><\/h2>\n

Texto: Bruno Bocchini
\nFotos: Ricardo Kruppa<\/p>\n

Ford T-Bucket<\/strong><\/h3>\n

Claudio Chatagnier Neto, 64 anos, projetista mec\u00e2nico de Curitiba (PR), foi contaminado. A bact\u00e9ria chamada \u201cT-Bucket<\/a>\u201d resulta de uma a\u00e7\u00e3o comum que afeta, sobretudo, rodders. \u00c9 quase como um problema em busca de resolu\u00e7\u00e3o: o n\u00famero de bact\u00e9rias de uma cultura t, horas ap\u00f3s o in\u00edcio de certo experimento, \u00e9 dado pela express\u00e3o N(t)=1200. 2 ^{o,4t}. Nessas condi\u00e7\u00f5es, quanto tempo ap\u00f3s o in\u00edcio do experimento a cultura ter\u00e1 38.400 bact\u00e9rias? Tudo bem, voc\u00ea n\u00e3o precisa resolver. Mas o exemplo, em forma de brincadeira, serve para que voc\u00ea compreenda: amor, trabalho, dinheiro e tempo investido conduzem a mesma f\u00f3rmula diante de qualquer projeto. O resultado final \u00e9 sempre positivo. E a cultura \u00e9 a mesma.<\/p>\n

\u201cH\u00e1 muito tempo sou apaixonado por modelos hot e a escolha de um T-Bucket se deu por achar que esse \u00e9 o carro que mais simboliza a cultura hot rod dos anos 50. Tenho outros carros tamb\u00e9m fabricados por mim, mas este \u00e9 especial\u201d, garante o entusiasta.<\/p>\n

A rela\u00e7\u00e3o de Claudio com o modelo T come\u00e7ou h\u00e1 seis anos, per\u00edodo no qual o projeto come\u00e7ou a ser desenvolvido. Desde a concep\u00e7\u00e3o do chassi, passando pelo conjunto mec\u00e2nico at\u00e9 a finaliza\u00e7\u00e3o e acabamento de pintura, o propriet\u00e1rio fez parte da realiza\u00e7\u00e3o. \u201cTinha o projeto desenhado na cabe\u00e7a h\u00e1 um bom tempo, ent\u00e3o fui comprando as pe\u00e7as, o motor, eixo traseiro e acabei ganhando um eixo dianteiro de um amigo. Comprei a carroceria de fibra de vidro do amigo Aur\u00e9lio Backo. Faltava apenas o chassi\u201d, explica.<\/p>\n

Ap\u00f3s essa sele\u00e7\u00e3o de pe\u00e7as, Claudio come\u00e7ou a constru\u00e7\u00e3o do chassi e o restante foi sendo desenvolvido at\u00e9 tempos depois chegando \u00e0 conclus\u00e3o com os acertos finais na mec\u00e2nica. \u201cToda a constru\u00e7\u00e3o de chassi, suspens\u00e3o coil over, assoalho em chapa, estrutura para os bancos, coluna e caixa de dire\u00e7\u00e3o, freios e demais adapta\u00e7\u00f5es foram servi\u00e7os executados por mim, um projeto totalmente autoral\u201d, confirma.<\/p>\n

Experi\u00eancia adquirida ao longo de 30 anos \u00e0 frente da oficina mec\u00e2nica, Claudio come\u00e7ou jovem na profiss\u00e3o. Aos 14 j\u00e1 estava matriculado em um curso t\u00e9cnico de mec\u00e2nica. A partir daquele momento, dezenas de antigos restaurados, streets e hots, al\u00e9m de muscle cars passaram pelas m\u00e3os do profissional. \u201cAntes dos 15 anos eu j\u00e1 tinha meu carro antigo, e como ele sempre dava problema, eu mesmo tinha que ajust\u00e1-lo. Estou com 64 anos hoje, ent\u00e3o tenho em soma 50 anos de carreira nesse segmento\u201d, pontua.<\/p>\n

\"\"<\/a>
T-Bucket<\/figcaption><\/figure>\n

Inocular \u00e9 preciso!<\/strong><\/p>\n

O T-Bucket leva o bloco Ford Y-block 292 do modelo Galaxie com comando de v\u00e1lvulas Iskenderian 278, cabe\u00e7otes retrabalhados, carbura\u00e7\u00e3o bijet Motorcraft e escapamento artesanal – receita que confere algo em torno de 250 cavalos ao modelo. A transmiss\u00e3o adaptada ao projeto \u00e9 de tr\u00eas marchas (tamb\u00e9m do Galaxie), por\u00e9m, com trambulador adequado para a aplica\u00e7\u00e3o do c\u00e2mbio no assoalho. Para o kit de freios, Claudio instalou discos e pin\u00e7as de GM Opala na dianteira e tambores do Ford Maverick na traseira. Detalhe para o sistema de servo freio que com o cilindro mestre do Opala confere um sistema confi\u00e1vel.<\/p>\n

O eixo traseiro de Ford Maverick<\/a> com rela\u00e7\u00e3o 3,31:1 (muito curto) \u00e9 compensado pela escolha dos grandes pneus Yokohama 255-60. Na dianteira os pneus utilizados s\u00e3o Michelin 185-60-14 e as rodas s\u00e3o de a\u00e7o estampado – modelo SS do Opala (14\u201dx7 na frente e 15\u201dx10 na traseira).<\/p>\n

Diante da est\u00e9tica, o T-Bucket recorre a duas cores: azul Turner e prata Andino – com pequena faixa vermelha que circunda a carroceria. O mesmo ocorre com o estofamento feito com carpete azul e bancos e laterais em couro nas mesmas cores da carroceria. As costuras dos bancos receberam a cor vermelha para atribuir ainda mais charme ao interior do cl\u00e1ssico. \u201cTodo projeto \u00e9 trabalhoso, mas o que exige mais cuidado na prepara\u00e7\u00e3o \u00e9 a pintura, de fato. \u00c9 preciso ficar lisa e com perfei\u00e7\u00e3o, o que \u00e9 um tanto dif\u00edcil. Mas o resultado ficou atraente e at\u00e9 sofisticado. Esses detalhes do interior tamb\u00e9m fizeram a diferen\u00e7a com o volante Grant\u201d, define Claudio.<\/p>\n

\"\"<\/a>
T-Bucket<\/figcaption><\/figure>\n

Para muitos entusiastas, adquirir um cl\u00e1ssico j\u00e1 \u00e9 motivo de alegria. Agora, imagine quando seu autom\u00f3vel foi fabricado com as pr\u00f3prias m\u00e3os. Claudio garante que a primeira sensa\u00e7\u00e3o \u00e9 de \u201cmiss\u00e3o cumprida\u201d. \u201cA segunda sensa\u00e7\u00e3o e as demais s\u00e3o maravilhosas porque ronco de V8<\/a> e vento na cara s\u00e3o insubstitu\u00edveis\u201d, afirma.<\/p>\n

Entre uma acelerada e outra \u00e9 dif\u00edcil eliminar a bact\u00e9ria T-Bucket do organismo. Talvez, para Claudio, essa \u201cdoen\u00e7a\u201d n\u00e3o tenha cura. Fato \u00e9 que o resgate e a concretiza\u00e7\u00e3o de um sonho j\u00e1 valem qualquer vida.<\/p>\n

Se voc\u00ea ficou curioso, a resposta da express\u00e3o do in\u00edcio do texto foi resolvida por nossa equipe. Veja s\u00f3 o resultado da brincadeira.<\/p>\n

N(t) = 1200 * 2^(0.4t)<\/p>\n

1200 * 2^(0.4t) = 38400<\/p>\n

2^0.4t = 38400\/1200 = 32 = 2^5<\/p>\n

0.4t = 5<\/p>\n

t = 5\/0.4 = 12h 30minutos. Com esse tempo daria para come\u00e7ar a abrir a lata do Primer, n\u00e3o \u00e9 mesmo?<\/p>\n

Mec\u00e2nica<\/strong><\/p>\n

Bloco Ford Y-block 292, comando de v\u00e1lvulas Iskenderian 278, cabe\u00e7otes retrabalhados, carbura\u00e7\u00e3o bijet Motorcraft, escapamento artesanal, transmiss\u00e3o de tr\u00eas marchas, discos e pin\u00e7as de freio GM Opala na dianteira e tambores do Ford Maverick na traseira e sistema de servo freio;<\/p>\n

Interior<\/strong><\/p>\n

Volante Grant, c\u00e2mbio no assoalho, estofamento feito com carpete azul e bancos e laterais em couro nas mesmas cores da carroceria, costuras dos bancos na cor vermelha;<\/p>\n

Est\u00e9tica<\/strong><\/p>\n

Na dianteira os pneus utilizados s\u00e3o Michelin 185-60-14 e as rodas s\u00e3o de a\u00e7o estampado – modelo SS do Opala (14\u201dx7 na frente e 15\u201dx10 na traseira), traseira com pneus Yokohama 255-60, carroceria em duas cores: azul Turner e prata Andino e faixa vermelha;<\/p>\n

Quem fez?<\/p>\n

Mec\u00e2nica – Auto Mec\u00e2nica Performance (41) 9645-3020; El\u00e9trica – Rubens Gadolti (Rub\u00e3o) – (41) 9603-6096; Estofamento – Cristo Estofamentos (41) 3338-3570 e Escapamento – Escapepar (41) 3333-5462.<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0Ford 1929 Rat Rod: V8 invoca\u00e7\u00e3o do mal.<\/a><\/p>\n\n