Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768
{"id":5493,"date":"2017-09-25T15:47:55","date_gmt":"2017-09-25T18:47:55","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=5493"},"modified":"2017-09-25T15:47:55","modified_gmt":"2017-09-25T18:47:55","slug":"ford-tudor-1929-caotico","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/ford-tudor-1929-caotico\/","title":{"rendered":"Ford Tudor 1929: Ca\u00f3tico!"},"content":{"rendered":"

Ford Tudor 1929 \u00e9 repaginado no melhor estilo rat. Propriet\u00e1rio \u00e9 Jos\u00e9 Tibiri\u00e7\u00e1, o Tibira, figura conhecida no underground paulistano<\/strong><\/h2>\n

Texto: Vitor Giglio
\nFotos: Ricardo Kruppa<\/p>\n

Ford Tudor 1929<\/strong><\/h3>\n

Jos\u00e9 Tibiri\u00e7\u00e1 Martins, o Tibira, \u00e9 figura conhecida dos apreciadores da cultura underground paulistana. Propriet\u00e1rio da antiga Caos, agora renomeada Central Caos \u2013 um misto de loja de antiguidades e bar \u2013 o empres\u00e1rio, produtor e rodder foi, durante muito tempo, figurinha carimbada no chamado \u201cBaixo Augusta\u201d (trecho bo\u00eamio da popular rua na regi\u00e3o central de S\u00e3o Paulo).<\/p>\n

Seu posto de trabalho mudou recentemente da Rua Augusta para a Santa Cec\u00edlia, mas o que n\u00e3o mudou \u2013 muito pelo contr\u00e1rio \u2013 foi sua paix\u00e3o por ve\u00edculos antigos. Esta, s\u00f3 cresce \u201cdesde moleque\u201d, como ele mesmo garante, na \u00e9poca em que andava no Maverick<\/a> que seu pai possu\u00eda.<\/p>\n

A sua pr\u00f3pria hist\u00f3ria no universo dos antigos come\u00e7ou na vida adulta, quando passou a rodar e dar uma mexida em Fuscas, e depois evoluiu para modelos mais sofisticados e aclamados, como Impala<\/a> e Dodge. \u201cEu sempre vi muito filme americano e sonhava em ter um rat rod caprichado, portanto, essa customiza\u00e7\u00e3o \u00e9 de fato a realiza\u00e7\u00e3o de um sonho\u201d, afirma Tibira.<\/p>\n

Quem deu asas ao sonho do produtor foi o Tudor 1929, de cinco janelas, que protagoniza esta reportagem. Mas n\u00e3o pense que foi moleza chegar neste bel\u00edssimo resultado. \u201cEu comprei esse carro oito anos atr\u00e1s e tentei durante muito tempo levar o carro em alguns lugares aqui em S\u00e3o Paulo para dar in\u00edcio \u00e0 customiza\u00e7\u00e3o, mas eu tive mais dor de cabe\u00e7a do que resultados pr\u00e1ticos. Foi quando decidi levar o carro at\u00e9 Curitiba, no Polaco Garage Custons\u201d, lembra Tibira.<\/p>\n

\"Ford<\/a>
Ford Tudor 1929<\/figcaption><\/figure>\n

+ rat poss\u00edvel<\/strong><\/p>\n

A ideia de Tibira era deixar o Tudor com aspecto de rat rod, o m\u00e1ximo que fosse poss\u00edvel. \u201cO carro estava completamente original e bem conservado para um modelo da d\u00e9cada de 20\u201d, afirma.<\/p>\n

A estrutura do Fordinho foi repensada a partir de um novo chassi. O eixo dianteiro foi rebaixado em 2\u201d e atr\u00e1s foi montado um sistema four link triangular com airbags.<\/p>\n

As rodas s\u00e3o nacionais, de 13\u201d na frente e 17\u201d atr\u00e1s, com pneus faixa branca. Por fora, a lata ficou com a colora\u00e7\u00e3o marrom fosco. Al\u00e9m disso, o teto foi rebaixado e foram adotadas lanternas do Ford 1937.<\/p>\n

\"Ford<\/a>
Ford Tudor 1929<\/figcaption><\/figure>\n

Motor Chevrolet<\/strong><\/p>\n

Outro destaque no aspecto visual do rat de Tibira \u00e9 a motoriza\u00e7\u00e3o exposta. O propulsor \u00e9 oriundo de um Camaro 1969, trata-se do motor Chevrolet 350. Ele possui tripla carbura\u00e7\u00e3o e, para cada uma delas, h\u00e1 um filtro, montados pensando exclusivamente no look.<\/p>\n

O coletor de admiss\u00e3o \u00e9 Offenhauser e o radiador \u00e9 de alum\u00ednio. O c\u00e2mbio adotado \u00e9 um autom\u00e1tico, de tr\u00eas velocidades.<\/p>\n

Por dentro, destaque para bancos de madeira, pedais feitos a m\u00e3o e para o volante, extra\u00eddo de um Ford T 1929. A manopla de c\u00e2mbio \u00e9 um microfone Elvis. \u201cEu n\u00e3o quis me espelhar em customiza\u00e7\u00f5es nacionais. Tentei fazer o mais diferente poss\u00edvel do que a gente v\u00ea rotineiramente por aqui\u201d, frisa Tibira.<\/p>\n

Devido \u00e0 estrutura do carro, Tibira n\u00e3o o utiliza diariamente, at\u00e9 porque ele n\u00e3o pode tomar chuva, mas para quem frequenta o bairro da Santa Cec\u00edlia, ou participa da Corrida Maluca (evento organizado por Tibira que parte da Pra\u00e7a Charles Muller, em frente ao est\u00e1dio do Pacaembu, e percorre pontos tur\u00edsticos da cidade de S\u00e3o Paulo), a chance de cruzar o Fordinho rat \u00e9 bem grande. Se voc\u00ea tiver esta chance, n\u00e3o perca a oportunidade de conferir o Tudor e bater um papo com Tibira!<\/p>\n

Quem fez:<\/p>\n

Polaco Garage Custons. Tel. (41) 9945-1412.<\/p>\n

www.garagecustons.com.br<\/a><\/p>\n

Ficha t\u00e9cnica<\/p>\n

Ford Tudor 1929<\/p>\n

Parte externa<\/p>\n

Teto rebaixado<\/p>\n

Rodas de 13\u201d na dianteira e 17\u201d na traseira<\/p>\n

Pneus faixa branca<\/p>\n

Colora\u00e7\u00e3o marrom fosco<\/p>\n

Lanternas do Ford 1937<\/p>\n

Parte interna<\/p>\n

Bancos de madeira<\/p>\n

Pedais hand-made<\/p>\n

Volante do Ford T 1929<\/p>\n

Manopla de c\u00e2mbio microfone Elvis<\/p>\n

Mec\u00e2nica<\/p>\n

Motor Chevrolet 350<\/p>\n

Tripla carbura\u00e7\u00e3o<\/p>\n

Coletor de admiss\u00e3o Offenhauser<\/p>\n

Radiador de alum\u00ednio<\/p>\n

C\u00e2mbio autom\u00e1tico de tr\u00eas velocidades<\/p>\n

Novo chassi<\/p>\n

Eixo dianteiro rebaixado em 2\u201d<\/p>\n

Eixo traseiro com four link<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0Ford T-Bucket: Bact\u00e9ria nervosa!<\/a><\/p>\n\n