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{"id":5875,"date":"2017-10-19T13:36:16","date_gmt":"2017-10-19T16:36:16","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=5875"},"modified":"2017-10-19T13:36:16","modified_gmt":"2017-10-19T16:36:16","slug":"vocabulario-hot-rodding-parte-2","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/vocabulario-hot-rodding-parte-2\/","title":{"rendered":"Vocabul\u00e1rio Hot Rodding – Parte 2"},"content":{"rendered":"

\u00ad\u00adFique por dentro das express\u00f5es mais utilizadas entre os rodders e n\u00e3o \u201cpague mico\u201d em conversas e nas redes sociais<\/strong><\/h2>\n

Texto: Aur\u00e9lio Backo
\nFotos: Divulga\u00e7\u00e3o<\/p>\n

Vocabul\u00e1rio Hot Rodding parte 2<\/strong><\/h3>\n

Nunca as pessoas escreveram tanto como nos dias do hoje! N\u00e3o com l\u00e1pis ou caneta, mas digitando em teclados digitais de celulares e computadores. E aqui, mais uma vez, listamos termos que se relacionam ao mundo do hot rodding que v\u00e3o facilitar aquelas conversas animadas ao redor dos carros antigos, ou as interven\u00e7\u00f5es nas redes sociais.<\/p>\n

\"Chopped\"<\/a>
Chopped<\/figcaption><\/figure>\n

Chopped<\/strong>: Este termo \u00e9 falado numa forma \u201cabrasileirada\u201d como \u201cchopado\u201d (a palavra em ingl\u00eas se pronunciaria algo como \u201ctchi\u00f3ped\u201d). A palavra em ingl\u00eas significa cortado ou picado e se refere a um carro que teve o teto cortado e abaixado. O objetivo desta interven\u00e7\u00e3o era diminuir a \u00e1rea frontal para melhorar a aerodin\u00e2mica do carro. Inicialmente a interven\u00e7\u00e3o era feita apenas nos modelos dos carros das d\u00e9cadas de 20 e 30 que tinham um formato mais reto no teto. Mas a melhora est\u00e9tica do ve\u00edculo, que visualmente parecia maior e mais agressivo, estimulou o rebaixamento dos modelos arredondados das d\u00e9cadas de 40 e 50, uma interven\u00e7\u00e3o muito mais trabalhosa (na imagem um Ford 32 com teto rebaixado ao extremo).<\/p>\n

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Roadster<\/figcaption><\/figure>\n

Roadster:<\/strong> A tradu\u00e7\u00e3o deste termo seria algo como \u201cestradeiro\u201d e designa um carro aberto de dois lugares, em geral da d\u00e9cada de trinta. Seu porta-malas longo pode ser equipado com um banco adicional e transportar mais dois passageiros. Este banco \u00e9 chamado de \u201cbanco-de-sogra\u201d \u2013 os passageiros ficam expostos ao vento, poeira e se molham numa eventual chuva…<\/p>\n

(na imagem um Studebaker 1928)<\/p>\n

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Cabriolet<\/figcaption><\/figure>\n

Cabriolet:<\/strong> Este seria algo como um roadster de luxo. Enquanto o roadster tem cortinas pl\u00e1sticas nas laterais, o cabriolet tem vidros que sobem e descem. N\u00e3o \u00e9 muito popular para montagem de hot rods pela maior raridade e pelo seu aspecto mais luxuoso do que esportivo. (na imagem Nash 1929)<\/p>\n

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Phaeton<\/figcaption><\/figure>\n

Phaeton:<\/strong> Modelo aberto e de quatro portas produzido at\u00e9 a d\u00e9cada de 40. N\u00e3o \u00e9 muito apreciado para a montagem de um hot rod, talvez porque, como se dizia at\u00e9 a d\u00e9cada de 80, quatro portas \u00e9 t\u00e1xi! (na imagem uma Oldsmobile<\/a> 1930).<\/p>\n

\"Coupe\"<\/a>
Coupe<\/figcaption><\/figure>\n

Coupe:<\/strong> O coupe \u00e9 um carro fechado feito para levar o seu dono, portanto, \u00e9 sempre duas portas. Outra caracter\u00edstica \u00e9 o porta-malas longo, em especial at\u00e9 a d\u00e9cada de 40. Depois do roadster este \u00e9 o preferido para a montagem de um hot rod (na imagem Nash 1929).<\/p>\n

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Tr\u00eas Janelas<\/figcaption><\/figure>\n

Tr\u00eas Janelas:<\/strong> Esta express\u00e3o \u00e9 usada para chamar o coupe que tem nas laterais apenas as janelas das portas. A contagem seria uma janela para cada porta e uma na traseira. A pegadinha aqui \u00e9 que o para-brisa nunca \u00e9 contado (na imagem Ford 1936).<\/p>\n

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Cinco Janelas<\/figcaption><\/figure>\n

Cinco Janelas:<\/strong> Se o coupe tem janelas laterais ap\u00f3s as portas, este \u00e9 chamado de \u201c5 janelas\u201d. Este termo n\u00e3o existiria se n\u00e3o houvesse num mesmo ano e fabricante, modelos coupe com e sem estas janelas adicionais. Um bom exemplo \u00e9 o Ford que em v\u00e1rios anos oferecia as duas vers\u00f5es num mesmo ano, como, por exemplo, em 1936 (na imagem Ford 1936).<\/p>\n

\"\"<\/a>
Sedan<\/figcaption><\/figure>\n

Sedan:<\/strong> Um carro sedan seria algo como um carro \u201cnormal\u201d (considerando que nossa \u00eanfase s\u00e3o carros americanos at\u00e9 a d\u00e9cada de 70). O sedan tem carroceria fechada, um banco dianteiro e outro traseiro, duas ou quatro portas, e estas portas sempre tem molduras fixas ao redor das janelas (na imagem um Plymouth<\/a> 1951).<\/p>\n

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Tudor<\/figcaption><\/figure>\n

Tudor:<\/strong> Nome adotado pela Ford de 1928 at\u00e9 1948 para seus carros sedan de duas portas. A origem deste termo vem de \u201ctwo-door\u201d, que significa “duas portas” (na imagem Ford 1937).<\/p>\n

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Fordor<\/figcaption><\/figure>\n

Fordor:<\/strong> Nome adotado pela Ford de 1928 at\u00e9 1948 para seus carros sedan de quatro portas. A origem deste termo vem de \u201cfour-door\u201d, que significa “quatro portas”(na imagem Ford 1937).<\/p>\n

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Hardtop<\/figcaption><\/figure>\n

Hardtop:<\/strong> Modelo de carro fechado de duas ou quatro portas que n\u00e3o tem colunas ao redor dos vidros. O objetivo era ter um carro com as linhas leves de um convers\u00edvel, mas com um teto fixo. A GM foi a pioneira na produ\u00e7\u00e3o destes modelos no ano de 1949. Inicialmente estes eram apenas duas portas, mas o sucesso foi tal que, em 1955, o modelo com quatro portas passou a ser ofertado e com grande aceita\u00e7\u00e3o (na imagem um Plymouth 1961).<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0Vocabul\u00e1rio Hot Rodding \u2013 Parte 1.<\/a><\/p>\n\n