Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768
{"id":6842,"date":"2017-11-24T12:40:22","date_gmt":"2017-11-24T15:40:22","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=6842"},"modified":"2017-11-24T12:40:22","modified_gmt":"2017-11-24T15:40:22","slug":"saiba-o-que-e-permitido-por-lei-mudar-em-um-automovel","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/saiba-o-que-e-permitido-por-lei-mudar-em-um-automovel\/","title":{"rendered":"Saiba o que \u00e9 permitido por lei mudar em um autom\u00f3vel"},"content":{"rendered":"

Veja o que a legisla\u00e7\u00e3o atual permite mudar em um autom\u00f3vel. Para o segmento de hots e customs, h\u00e1 muito ainda a avan\u00e7ar<\/strong><\/h2>\n

Texto: Aur\u00e9lio Backo
\nFotos: Divulga\u00e7\u00e3o<\/p>\n

Alterando carros dentro da lei…<\/strong><\/h3>\n

Viver em sociedade implica seguir regras. Regras criadas para disciplinar todas as atividades humanas… E com os carros n\u00e3o seria diferente. A legisla\u00e7\u00e3o nacional \u00e9 feita por um c\u00f3digo de tr\u00e2nsito, delibera\u00e7\u00f5es, portarias e resolu\u00e7\u00f5es. Toda essa regulamenta\u00e7\u00e3o pode ser consultada na p\u00e1gina do Departamento Nacional de Tr\u00e2nsito<\/a>.<\/p>\n

Resolu\u00e7\u00e3o 292, de 2008<\/strong><\/p>\n

A resolu\u00e7\u00e3o 292 emitida pelo Denatran, em 2008, legalizou muitas modifica\u00e7\u00f5es que um carro pode sofrer. As que interessam para um hot rod e um custom seriam:<\/p>\n

. Altera\u00e7\u00e3o de pot\u00eancia e cilindrada do motor;<\/p>\n

. componentes da suspens\u00e3o;<\/p>\n

. sistemas de rodas e pneus;<\/p>\n

. cor;<\/p>\n

. mudan\u00e7as visuais;<\/p>\n

. convers\u00edvel.<\/p>\n

\"\"<\/a><\/p>\n

A alma de um hot rod \u00e9 um motor potente, mas a lei permite apenas 10% de altera\u00e7\u00e3o na pot\u00eancia e na cilindrada do motor original. Ou seja, se voc\u00ea quiser trocar o motor do seu Ford 1930<\/a>, poderia instalar um motor com at\u00e9 44 HP, j\u00e1 que a pot\u00eancia original seria de 40 HP. Essa informa\u00e7\u00e3o est\u00e1 na Portaria 1.101, de 2011. Pela lei atual, a maioria dos hot rods em solo nacional seria ilegal. N\u00e3o faz muitos anos, n\u00e3o havia a informa\u00e7\u00e3o do n\u00famero do motor no documento do carro. Se o motor fosse trocado, n\u00e3o haveria fiscaliza\u00e7\u00e3o. No lugar de um motor de 4 cilindros poderia ser instalado um motor V8. Mas, agora, o n\u00famero do motor passou a ser uma exig\u00eancia e isto criou um problema na troca de motor.<\/p>\n

J\u00e1 a mais estimada das altera\u00e7\u00f5es \u00e9 muito bem atendida pela lei: rebaixar a suspens\u00e3o. Pergunte para quem tem cerca de 50 anos se algum dia essa pessoa teria imaginado que seria poss\u00edvel passar livre numa blitz com um carro rebaixado. Hoje, com a Resolu\u00e7\u00e3o 479, de 2014, \u00e9 poss\u00edvel rodar dentro da lei com um carro baixo, tanto com suspens\u00e3o fixa, quanto ativa. E se algu\u00e9m reclamar da altura m\u00ednima de 10 cm prevista na lei, coloque o sujeito numa m\u00e1quina do tempo e fa\u00e7a-o voltar para\u00a0 a d\u00e9cada de 1980…
\nA resolu\u00e7\u00e3o 292 pro\u00edbe a troca de rodas por modelos de maior di\u00e2metro. Em geral, para um carro at\u00e9 a d\u00e9cada de 1960, isto n\u00e3o seria problema, pois nesses anos as rodas s\u00e3o grandes. Mas, com certeza, alguns carros e estilos s\u00e3o prejudicados com essas limita\u00e7\u00f5es. A resolu\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m pro\u00edbe que as rodas fiquem al\u00e9m dos para-lamas, o que inviabiliza qualquer hot rod sem para- lamas.<\/p>\n

A troca de cor de um carro n\u00e3o encontra nenhum obst\u00e1culo na legisla\u00e7\u00e3o, exceto a burocracia e o custo das taxas que ficariam ao redor de R$ 580,00. Mas se a ideia for trocar a cor em menos de 50% da superf\u00edcie do carro, n\u00e3o haveria necessidade de alterar a documenta\u00e7\u00e3o do carro. Uma curiosidade: se a cor for trocada, mas for indefinida, o documento dever\u00e1 ser alterado para constar: cor fantasia.<\/p>\n

\"\"<\/a><\/p>\n

Delibera\u00e7\u00e3o 75\/2008<\/strong><\/p>\n

Quem for montar um custom fica animado ao saber que existe a Delibera\u00e7\u00e3o 75, de 2008, que trata de altera\u00e7\u00f5es visuais em autom\u00f3veis. Mas os nossos regulamentadores foram econ\u00f4micos com o que pode ser alterado. A delibera\u00e7\u00e3o estabelece que s\u00e3o poss\u00edveis modifica\u00e7\u00f5es no para-choque, grade, cap\u00f4, saias laterais e aerof\u00f3lios. Nenhuma men\u00e7\u00e3o a rebaixar o teto, por exemplo. Essa delibera\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m faz uma proibi\u00e7\u00e3o: “N\u00e3o s\u00e3o permitidas modifica\u00e7\u00f5es que impliquem semelhan\u00e7a com outro ano ou modelo”. A ideia dos legisladores era proteger o cidad\u00e3o de comprar um Gol 2017 que algu\u00e9m tenha modificado para parecer um Gol 2018… Mas prejudica quem simplesmente quer deixar seu carrinho de uso parecendo mais novo, sem nenhuma inten\u00e7\u00e3o de enganar algu\u00e9m. Um carro que tenha regularizado alguma altera\u00e7\u00e3o visual ter\u00e1 no seu documento a observa\u00e7\u00e3o: “Ve\u00edculo Modificado Visualmente”.<\/p>\n

Outra mudan\u00e7a visual permitida, e de muito maior impacto, \u00e9 a transforma\u00e7\u00e3o de um carro fechado em convers\u00edvel<\/a>. Essa altera\u00e7\u00e3o \u00e9 prevista no texto na Resolu\u00e7\u00e3o 292. Essa possibilidade permite criar belos carros custom com tetos no estilo “Carson Top”. Nesse estilo o vinil \u00e9 aplicado sobre uma superf\u00edcie bem estruturada, que elimina as irregularidades de um teto convers\u00edvel usual. Outra altera\u00e7\u00e3o prevista na mesma resolu\u00e7\u00e3o \u00e9 a transforma\u00e7\u00e3o de um carro em limusine, que abre a possibilidade de algu\u00e9m abrir uma \u201cOficina dos Sonhos\u201d, como a do mexicano Mart\u00edn Vaca…<\/p>\n

Na legisla\u00e7\u00e3o atual, muito h\u00e1 por fazer. Mas talvez, para nosso segmento, a maior falta seria estabelecer um crit\u00e9rio mais el\u00e1stico para a altera\u00e7\u00e3o da pot\u00eancia e cilindrada da motoriza\u00e7\u00e3o. Como comentamos acima, at\u00e9 h\u00e1 pouco tempo n\u00e3o era poss\u00edvel legalizar um carro rebaixado. Hoje, esta altera\u00e7\u00e3o \u00e9 regulamentada com crit\u00e9rios objetivos: inspe\u00e7\u00e3o inicial, nota fiscal das pe\u00e7as e servi\u00e7o, inspe\u00e7\u00e3o veicular e inspe\u00e7\u00e3o final. A altera\u00e7\u00e3o de pot\u00eancia em n\u00edveis maiores deve ser acompanhada de instala\u00e7\u00e3o de freios e suspens\u00f5es adequadas, comprovada por uma inspe\u00e7\u00e3o veicular. Quando isso vai acontecer? Com o tempo e com a organiza\u00e7\u00e3o dos propriet\u00e1rios de hot rods e customs<\/a>.<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0Hist\u00f3ria: Os habitats naturais do hot rodding.<\/a><\/p>\n\n