Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768
{"id":6865,"date":"2017-11-27T12:46:41","date_gmt":"2017-11-27T15:46:41","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=6865"},"modified":"2017-11-27T12:46:41","modified_gmt":"2017-11-27T15:46:41","slug":"picape-studebaker-1955-lembranca-azul","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/picape-studebaker-1955-lembranca-azul\/","title":{"rendered":"Picape Studebaker 1955: Lembran\u00e7a azul"},"content":{"rendered":"

Lend\u00e1ria Studebaker resgata mem\u00f3rias e ressurge com \u00a0originalidade e \u201cesp\u00edrito hot\u201d para consagrar maior entusiasta da marca com mec\u00e2nica GM 350 e muito estilo<\/strong><\/h2>\n

Texto: Bruno Bocchini
\nFotos: Ricardo Kruppa<\/p>\n

Picape Studebaker 1955<\/strong><\/h3>\n

Mario Ferretti, 69 anos, pode n\u00e3o lembrar a cor da primeira camisa que vestiu, mas sua hist\u00f3ria \u2013 recheada de colora\u00e7\u00f5es \u2013 s\u00f3 permite esquecimentos pontuais. Na oficina de restaura\u00e7\u00e3o de carros antigos no Jardim do Lago, em Campinas (SP), o empres\u00e1rio n\u00e3o quer apenas ser lembrado pelo t\u00edtulo de maior incentivador da marca Studebaker<\/a> no Brasil. Ferretti prefere fingir esquecer para lembrar mais tarde: recordar de um passado que rascunhou o presente e anseia pelo futuro.<\/p>\n

Nessa trajet\u00f3ria que exibe paix\u00e3o pelo antigomobilismo, restaura\u00e7\u00e3o e manuten\u00e7\u00e3o de ve\u00edculos antigos n\u00e3o cabe a velha rela\u00e7\u00e3o \u201cser ou estar\u201d. Quando h\u00e1 em jogo sonho e identidade os caminhos s\u00e3o resgatados. \u201cBoa parte da nossa inf\u00e2ncia diz muito sobre quem vamos ser ou como vamos avan\u00e7ar. N\u00e3o s\u00e3o apenas as rela\u00e7\u00f5es familiares, mas principalmente o modo de vida, a cultura. Sempre quis andar na Studebaker do meu pai, mas ele trabalhava muito e, al\u00e9m da falta de tempo, a fam\u00edlia era grande para passear em uma picape\u201d, comenta Ferretti.<\/p>\n

Em 1984 a recente mem\u00f3ria do entusiasta recebeu doses de empolga\u00e7\u00e3o. Surgiria, naquele momento, o encontro com a Studebaker 1955. \u201cA picape estava em uma concession\u00e1ria em Campinas. Quando a vi perdi o ch\u00e3o, foi um encantamento, algo muito forte. Ela estava na loja, mas o propriet\u00e1rio \u00e0 \u00e9poca n\u00e3o queria vend\u00ea-la, ent\u00e3o recorri a um amigo que o convenceu a se desfazer dela. Paguei pela Studebaker o equivalente a R$ 3 mil\u201d, lembra.<\/p>\n

A \u201cAzul\u201d, como \u00e9 chamada a picape<\/a> 1955, era para ter sido rel\u00edquia solit\u00e1ria de Ferretti, mas com o tempo ganhou irm\u00e3s da mesma marca: a \u201cPreta\u201d, a \u201cAmarela\u201d e outras mais que n\u00e3o receberam apelidos. No quesito originalidade, o modelo Studebaker Starligh 1948 \u00e9 referencial, mas a \u201cAmarela\u201d \u2013 dentre todas \u2013 \u00e9 a que seguiu completamente a originalidade diante do processo que Ferretti utiliza. \u201c\u00c9 um hobby mesmo. Gosto de salvar carros que n\u00e3o s\u00e3o mais aproveitados e unir dois ou tr\u00eas carros em condi\u00e7\u00f5es ruins para fazer um s\u00f3. Esse trabalho de paci\u00eancia, de sele\u00e7\u00e3o, com crit\u00e9rio e amor \u00e9 o combust\u00edvel que me move\u201d, aponta.<\/p>\n

\"\"<\/a><\/p>\n

Celeste para a paz<\/strong><\/p>\n

N\u00e3o importa o tom: azul-beb\u00ea, azul-celeste, azul-cobalto, azul-marinho, azul-esverdeado, azul-turquesa, azul-caribe ou azul-inverno. Sendo azul, Ferretti est\u00e1 satisfeito. Considerada a primeira picape com o estilo hot no Brasil, a Studebaker 1955 recebeu modifica\u00e7\u00f5es que empolgam qualquer jovem \u201cmoderninho e avesso\u201d a carro antigo. \u201cSempre existiram diversos autom\u00f3veis modificados, mas fui o primeiro a fazer picapes preparadas. No caso da \u201cAzul\u201d pensamos como se fosse um carro de competi\u00e7\u00e3o, mas claro, mantendo aquele toque original que \u00e9 belo para o modelo\u201d, explica Ferretti.<\/p>\n

A harmonia sob o cap\u00f4 foi implantada pela oficina Nika Old Cars, tamb\u00e9m de Campinas. O respons\u00e1vel pela divers\u00e3o \u00e9 o motor Chevrolet 350 V8<\/a> alimentado por um carburador quadrijet, e equipado com uma caixa de transmiss\u00e3o TH 350. \u201cSugeri as altera\u00e7\u00f5es, j\u00e1 que o Ferretti s\u00f3 quer acelerar e curtir a picape no melhor estilo hot. Foi um trabalho importante, n\u00e3o s\u00f3 pela hist\u00f3ria, mas tamb\u00e9m por ser mais uma picape relevante no Brasil\u201d, garante Nika, preparador que realizou outros projetos com Ferretti.<\/p>\n

\"\"<\/a><\/p>\n

O interior do modelo remete ao estilo cl\u00e1ssico da marca e conta com volante Rosseti com aro vazado e estrutura de madeira, detalhes cromados e bancos e forra\u00e7\u00e3o em couro.<\/p>\n

A picape recebeu premia\u00e7\u00e3o em julho passado durante o encontro de \u00c1guas de Lindoia (SP), n\u00e3o apenas por se tratar de um exemplar raro da consagrada Studebaker, mas pelo projeto original aplicado. Os autom\u00f3veis de Ferretti renderam, em todos os anos, destaque em diversas cidades do Brasil e, sobretudo, ajudaram o entusiasta a receber o t\u00edtulo de maior incentivador da marca Studebaker no Brasil. \u201cEm 1997 o Museu da Studebaker nos Estados Unidos entrou em contato, mas olha que esse n\u00e3o foi para mim o maior motivo de alegria\u201d, garante.<\/p>\n

Ferretti, naquele mesmo ano, recebeu o primeiro pr\u00eamio em \u00c1guas de Lindoia<\/a>. Mas este, carregado de emo\u00e7\u00e3o. \u201cEm 1996 fui com meu filho para o evento, mas como n\u00e3o havia feito inscri\u00e7\u00e3o com anteced\u00eancia, fiquei de fora da disputa. Retornei chateado para minha casa por n\u00e3o ter conseguido participar e meu filho percebeu. Ent\u00e3o ele encostou a m\u00e3o no meu ombro e disse: \u201cCarinha, n\u00e3o fica triste, ano que vem voc\u00ea vai ganhar. Em 1997 de fato eu ganhei o pr\u00eamio, mas nessa \u00e9poca meu filho n\u00e3o estava mais comigo. Ele sofreu um acidente de carro e faleceu jovem. Toda vez que ganho algum pr\u00eamio eu me lembro dele. Por isso esse trof\u00e9u foi especial, o melhor pr\u00eamio que ganhei\u201d, relata.<\/p>\n

O que lembraremos antes de esquecer? Para Ferretti, a certeza de ter vivido bons momentos e a magia que um autom\u00f3vel antigo pode proporcionar \u2013 mesmo se a saudade, sem cor, for\u00e7ar a mem\u00f3ria.<\/p>\n

FICHA T\u00c9CNICA<\/p>\n

Picape Studebaker 1955<\/p>\n

Mec\u00e2nica<\/strong><\/p>\n

Motor GM 350 V8, alimenta\u00e7\u00e3o por carburador quadrijet, c\u00e2mbio TH 350<\/p>\n

Parte interna<\/strong><\/p>\n

Detalhes cromados, instrumenta\u00e7\u00e3o Veglia Borletti, bancos e forra\u00e7\u00e3o em couro, volante Rosseti com estrutura de madeira<\/p>\n

Parte externa<\/strong><\/p>\n

Pintura original azul, detalhes cromados, grade original cromada, pneus Cooper Cobra e rodas cromadas<\/p>\n

Quem fez?<\/p>\n

Nika Old Cars – ID: 42*9168 e Ferretti Studebaker –<\/p>\n

www.studebaker.com.br<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0Studebaker 1949: Orange is the new Studebaker!<\/a><\/p>\n\n