Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768
{"id":7107,"date":"2017-12-12T13:48:03","date_gmt":"2017-12-12T16:48:03","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=7107"},"modified":"2017-12-12T13:48:03","modified_gmt":"2017-12-12T16:48:03","slug":"hot-car-movies-delorean-dmc-12-maquina-do-tempo","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/hot-car-movies-delorean-dmc-12-maquina-do-tempo\/","title":{"rendered":"Hot Car Movies: DeLorean DMC-12 – M\u00e1quina do tempo"},"content":{"rendered":"

\u00c9 hora de pegar uma carona e voltar ao passado com o arrojado DeLorean DMC-12, da trilogia \u201cDe Volta Para o Futuro\u201d<\/strong><\/h2>\n

Texto: Thiago Muzika
\nFotos: Divulga\u00e7\u00e3o<\/p>\n

DeLorean DMC-12<\/strong><\/h3>\n

O DeLorean DMC-12 era a \u201cm\u00e1quina do tempo\u201d na trilogia \u201cDe Volta para o Futuro\u201d (Back to the Future), filmes que fizeram enorme sucesso. E esta, sem d\u00favida, foi sua maior propaganda. O carro ficou conhecido nos quatro cantos do mundo, e por pessoas de todas as idades que gostam de fic\u00e7\u00e3o cient\u00edfica.<\/p>\n

O DMC-12 fez a plateia vibrar no primeiro filme e nas duas continua\u00e7\u00f5es, todos estrelados por Michael J. Fox e Christopher Lloyd. O carro tinha acess\u00f3rios pouco ortodoxos, que faziam dele um laborat\u00f3rio ambulante. Incont\u00e1veis fios e canos na parte externa e, na traseira, algo como dois propulsores a jato davam o toque futurista<\/a>, com o interior adaptado com acess\u00f3rios fict\u00edcios, como o capacitor de fluxo que permitia que eles viajassem no tempo.<\/p>\n

\"\"<\/a><\/p>\n

A Hist\u00f3ria<\/strong><\/p>\n

Quase 35 anos depois de ser criado, o arrojado DeLorean DMC-12 ainda \u00e9 famoso por conta do filme, no qual o Dr. Emmett Brown (Lloyd) e Marty Mc Fly (Fox) viajavam no tempo em uma \u201cm\u00e1quina estranha\u201d, parecida com um autom\u00f3vel, mas que nada mais era do que este carro lend\u00e1rio, uma pe\u00e7a importante na hist\u00f3ria<\/a> dos fabricantes independentes de autom\u00f3veis.<\/p>\n

A hist\u00f3ria deste modelo come\u00e7a quando um executivo da General Motors, John Zachary DeLorean, desafiou a ind\u00fastria automotiva quando decidiu fabricar seus pr\u00f3prios carros esportivos, os quais ele garantia que seriam \u201c\u00e9ticos\u201d. O local escolhido para esta aventura do mundo real, devido a condi\u00e7\u00f5es financeiras, foi a cidade de Dunmurry, na Irlanda do Norte.<\/p>\n

Foi criado ent\u00e3o o DMC-12, um carro feito de a\u00e7o inoxid\u00e1vel, polido e sem pintura. Mas este tipo de a\u00e7o \u00e9 cinco vezes mais caro do que o a\u00e7o leve normal. O criador do conceito era ningu\u00e9m menos do que o m\u00edtico Giorgetto Giugiaro. O desenho era fenomenal e as portas, no estilo \u201casa de gaivota\u201d, faziam o carro parecer realmente de outro tempo, ou de outro planeta. Talvez, por esta raz\u00e3o, Robert Zemeckis o tenha o colocado nos filmes De Volta para o Futuro.<\/p>\n

A mec\u00e2nica estava a cargo de um motor central de origem franco-sueca, um PRV (Peugeot, Renault, Volvo) de seis cilindros em V de quase tr\u00eas litros e inje\u00e7\u00e3o de combust\u00edvel Bosch K-Jetronic, novidade na \u00e9poca, mas convencional. O DMC-12 n\u00e3o era um foguete, seu desempenho era mediano, e o carro era at\u00e9 muito caro para o que era oferecido.<\/p>\n

Encabe\u00e7ando um imp\u00e9rio de neg\u00f3cios financiado por US$ 500 milh\u00f5es de outras pessoas, a empresa come\u00e7ou contratando os melhores engenheiros e designers, e a construir sua f\u00e1brica em Dunmurry, perto de Belfast, na Irlanda do Norte (a f\u00e1brica seria em Porto Rico, mas a Gr\u00e3-Bretanha ofereceu mais dinheiro). DeLorean contou com a ajuda de Colin Chapman, da Lotus, no desenvolvimento do carro, e de Giorgetto Giugiaro (o mesmo que criara os modelos BMW Nazca, Lotus Esprit, VW Golf, Fiat Uno e o novo Fiat Palio), da Italdesign Giugiaro, no design do carro. DeLorean planejou estrear o carro em 1978, mas sua estreia se deu em 1981.<\/p>\n

\"\"<\/a><\/p>\n

As pol\u00eamicas<\/strong><\/p>\n

Mas ningu\u00e9m sabia o que teria dentro dos arrojados DeLoreans. A ironia deste autom\u00f3vel, cujo criador chamou de \u201c\u00e9tico\u201d, \u00e9 que, para sua constru\u00e7\u00e3o, foram usados alguns meios pouco \u201c\u00e9ticos\u201d. Livre da GM<\/a>, DeLorean foi tentar realizar seu sonho de tornar o DeLorean DMC-12 uma realidade. H\u00e1 muitas contradi\u00e7\u00f5es sobre a fal\u00eancia da DeLorean Motor Company Ltd. (na verdade ela entrou em concordata). John Z. DeLorean aplicou suas economias numa pesada importa\u00e7\u00e3o de coca\u00edna no valor de US$ 25 milh\u00f5es na \u00faltima tentativa de salvar seu sonho. Como n\u00e3o podia deixar de ser, deu tudo errado. DeLorean foi preso na cela 2 B4 da Casa de Vidro, uma pris\u00e3o de Los Angeles, e solto dez dias depois por falta de provas. Na v\u00e9spera do Natal de 1982, o DeLorean DMC-12 saiu de linha para entrar na hist\u00f3ria do autom\u00f3vel, se tornando um mito – e entrando tamb\u00e9m para a gl\u00f3ria de Hollywood na trilogia De Volta Para o Futuro.<\/p>\n

Na curta vida da marca – 1981 e 1982 – foram produzidas 6.500 unidades. John Zachary DeLorean \u00e9 considerado um dos maiores aventureiros da ind\u00fastria automobil\u00edstica mundial, assim como Preston Tucker. Foi casado com Cristina Ferrare, teve dois filhos, Zachary e Kathryn, e morava em New Jersey. Uma curiosidade: seu carro era um Acura NSX (ou Honda NSX) amarelo. Morreu na noite de 19 de mar\u00e7o de 2005, em raz\u00e3o de complica\u00e7\u00f5es decorrentes de um recente ataque card\u00edaco. Sua morte foi um choque aos donos e f\u00e3s de sua mais famosa cria\u00e7\u00e3o, o seu sonho, o DMC-12.<\/p>\n

Em 1997, um ingl\u00eas chamado Steve Wynne comprou os direitos da DeLorean Motor Company e um armaz\u00e9m da empresa em Houston, Texas, e vende DMC-12 restaurados. Em 2008, foi reiniciada a produ\u00e7\u00e3o do modelo. Atualmente o carro vem com o motor PRV V6, com 197 cv de pot\u00eancia (opcional), far\u00f3is de xen\u00f4nio e CD player com sistema de navega\u00e7\u00e3o como opcionais e custa aproximadamente 35.000 d\u00f3lares (com motor de 145cv, ar- condicionado, coluna telesc\u00f3pica ajust\u00e1vel em dist\u00e2ncia e altura, trio el\u00e9trico, rodas de liga leve, 6 meses de garantia, tudo de s\u00e9rie) o modelo b\u00e1sico e at\u00e9 48.895 d\u00f3lares o modelo completo. J\u00e1 foram produzidos quase 1.500 unidades que somam com as unidades da \u00e9poca quase 8.000 unidades pelo mundo.<\/p>\n

\"\"<\/a><\/p>\n

O Sucesso<\/strong><\/p>\n

Por sorte, um diretor de cinema apareceu para ajudar a imortalizar o DeLorean \u2013 Robert Zemeckis que, em 1985, decidiu que aquele esportivo descontinuado havia dois anos seria o carro perfeito para se tornar a m\u00e1quina do tempo mais famosa do mundo. Por causa dos tr\u00eas filmes, muito mais gente conhece o DeLorean como a inven\u00e7\u00e3o de Doc Brown que altera o espa\u00e7o-tempo sempre que chega aos 88 mph (140 km\/h), e n\u00e3o como um esportivo fracassado que destruiu o sonho de um homem.<\/p>\n

O culto \u00e9 t\u00e3o grande que, como j\u00e1 mencionamos, a DeLorean ainda existe, mantendo, restaurando e vendendo DMC-12 usados usando ferramental, componentes e diagramas originais. Em 2011 eles tamb\u00e9m lan\u00e7aram uma vers\u00e3o el\u00e9trica do DeLorean para ser produzida sob encomenda.<\/p>\n

Ficha t\u00e9cnica b\u00e1sica<\/strong><\/p>\n

DeLorean DMC-12<\/p>\n

Motor:<\/p>\n

longitudinal traseiro; 6 cilindros em V; 2 v\u00e1lvulas por cilindro. Cilindrada: 2.850 cm3. Taxa de compress\u00e3o: 8,8:1. Inje\u00e7\u00e3o de combust\u00edvel Bosch K-Jetronic. Pot\u00eancia m\u00e1xima: 141 cv.<\/p>\n

C\u00e2mbio: manual, 5 marchas, ou autom\u00e1tico, 3 marchas; tra\u00e7\u00e3o traseira.<\/p>\n

Rodas: dianteiras, 14×6\u201d; traseiras, 15×8\u201d.<\/p>\n

Dimens\u00f5es: comprimento, 4,267 m; altura, 1,140 m; peso, 1.233 kg; porta-malas, 400 l.<\/p>\n

Desempenho: velocidade m\u00e1xima, cerca de 200 km\/h; acelera\u00e7\u00e3o de 0 a 100 km\/h, 9,5 s.<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0Especial Mad Max: Hot soldiers.<\/a><\/p>\n\n