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{"id":7294,"date":"2018-02-06T12:09:16","date_gmt":"2018-02-06T15:09:16","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=7294"},"modified":"2018-02-06T12:09:16","modified_gmt":"2018-02-06T15:09:16","slug":"citroen-comemora-os-70-anos-do-2cv-e-os-50-anos-do-mehari","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/citroen-comemora-os-70-anos-do-2cv-e-os-50-anos-do-mehari\/","title":{"rendered":"Citro\u00ebn comemora os 70 anos do 2cv e os 50 anos do M\u00e9hari"},"content":{"rendered":"

Modelos da Citro\u00ebn que comoram anivers\u00e1rio ser\u00e3o apresentados no<\/strong>\u00a0R\u00e9tromobile 2018, que ocorrer\u00e1 entre 7 e 11 de fevereiro em Paris<\/strong><\/h2>\n

Texto: Reda\u00e7\u00e3o
\nFoto: Divulga\u00e7\u00e3o\/Citro\u00ebn<\/p>\n

Citro\u00ebn<\/strong><\/h3>\n

Para a edi\u00e7\u00e3o de 2018 do Sal\u00e3o R\u00e9tromobile<\/a> (Paris Expo Porte de Versailles), que ser\u00e1 realizado entre esta quarta-feira e o pr\u00f3ximo domingo, a Citro\u00ebn convida os visitantes a descobrir seu estande (Pavilh\u00e3o 1). O objetivo: uma viagem no tempo e um mergulho nas mem\u00f3rias de inf\u00e2ncia de toda uma gera\u00e7\u00e3o…<\/p>\n

70 Anos de 2CV, o mito popular<\/strong><\/p>\n

Sal\u00e3o de Paris 1948. O Citro\u00ebn 2CV \u00e9 apresentado ao presidente da Rep\u00fablica, Vincent Auriol, deixando a multid\u00e3o boquiaberta. Enquanto alguns zombam de sua silhueta singular, outros veem nele todas as qualidades que ainda faltam em muitos modelos: simplicidade, leveza, agilidade, conforto, versatilidade\u2026<\/p>\n

Logo nos primeiros dias, a grande quantidade de pedidos d\u00e1 raz\u00e3o \u00e0 Marca e aos seus designers vision\u00e1rios. Andr\u00e9 Lefebvre, respons\u00e1vel pelo departamento de engenharia da Citro\u00ebn, dota o 2CV com uma s\u00e9rie de tecnologias engenhosas para aquela \u00e9poca: tra\u00e7\u00e3o dianteira, suspens\u00e3o flex\u00edvel com amplo movimento, motor de dois cilindros refrigerado a ar etc.<\/p>\n

Popular no sentido nobre da palavra, o Citro\u00ebn 2CV se torna um verdadeiro \u00edcone e um fen\u00f4meno social: torna-se o carro dos agricultores, dos padres, dos pais de fam\u00edlias, assim como dos jovens, dos estudantes… Ele viver\u00e1 uma carreira excepcional de 42 anos, com mais de 5,1 milh\u00f5es de unidades vendidas (incluindo os furg\u00f5es) at\u00e9 1990. Ainda hoje, o ‘Deuche’ continua sendo um \u00edcone da hist\u00f3ria automotiva e \u00e9 a paix\u00e3o de muitos colecionadores no mundo todo.<\/p>\n

\"\"<\/a><\/p>\n

TPV, o antepassado do 2CV (1939)<\/strong><\/p>\n

Precursor do 2CV, o projeto TPV (Tr\u00e8s Petite Voiture) nasceu em 1936. Objetivo: tornar o autom\u00f3vel um produto comum, \u00fatil para o trabalho do mundo agr\u00edcola e acess\u00edvel \u00e0s classes populares, em uma \u00e9poca em que o autom\u00f3vel ainda era considerado um objeto de luxo. Simplicidade, frugalidade e engenhosidade devem, portanto, ser combinadas ao servi\u00e7o de um objetivo: “transportar quatro pessoas e cinquenta quilos de batatas ou um barril, na velocidade m\u00e1xima de 60 km\/h<\/em>“. Resultado: o carro pesava 370 kg vazio, com um custo extremamente competitivo para a \u00e9poca. Ele tinha apenas um farol, j\u00e1 que a legisla\u00e7\u00e3o da \u00e9poca n\u00e3o obrigava a ter dois!<\/p>\n

Em 1939, cerca de 250 modelos pr\u00e9-s\u00e9rie estavam prontos para o Sal\u00e3o do Autom\u00f3vel de Paris… Mas este \u00e9 cancelado por causa da declara\u00e7\u00e3o de guerra. Os ve\u00edculos s\u00e3o deliberadamente destru\u00eddos ou escondidos. Somente quatro chegaram at\u00e9 n\u00f3s, incluindo o modelo restaurado e exposto no R\u00e9tromobile. Os outros tr\u00eas foram encontrados em 1994, no s\u00f3t\u00e3o inacess\u00edvel de uma fazenda no Centro de Testes da Citro\u00ebn em La Fert\u00e9-Vidame\u2026<\/p>\n

\u00a0\"\"<\/a><\/strong><\/p>\n

50 anos de M\u00e9hari, o anticonformista<\/strong><\/p>\n

Maio de 1968. Enquanto uma gera\u00e7\u00e3o inteira joga os paralelep\u00edpedos parisienses em busca de mais liberdade, a Citro\u00ebn apresenta um modelo que representa a liberdade: o M\u00e9hari. Este convers\u00edvel at\u00edpico constru\u00eddo em uma plataforma de Dyane 6 \u00e9 quase visto como um \u201cobjeto rodante n\u00e3o identificado\u201d<\/em> nas estradas da \u00e9poca. Por uma boa raz\u00e3o: sua surpreendente apresenta\u00e7\u00e3o \u2013 fresca, desinibida e despretensiosa \u2013 acaba com os c\u00f3digos dos convers\u00edveis tradicionais.<\/p>\n

Ao mesmo tempo polivalente, pr\u00e1tico e econ\u00f4mico, o Citro\u00ebn M\u00e9hari \u00e9 o aliado ideal para escapadas \u00e0 beira-mar, gra\u00e7as \u00e0 sua engenhosa carroceria de pl\u00e1stico ABS que o torna ao mesmo tempo muito leve (525 kg), insens\u00edvel \u00e0 corros\u00e3o e integralmente lav\u00e1vel com um jato de \u00e1gua. Totalmente convivial e otimista gra\u00e7as \u00e0 sua modularidade generosa e a suas cores pop, este pequeno Citro\u00ebn \u00e9 imediatamente um sucesso popular.<\/p>\n

S\u00edmbolo de liberdade e de um modo de vida simples e despreocupado, o Citro\u00ebn M\u00e9hari torna-se rapidamente um fen\u00f4meno social. Ele tamb\u00e9m tem uma grande carreira no cinema (especialmente na s\u00e9rie muito popular “Le Gendarme<\/em>” com Louis de Fun\u00e8s) e nas estradas do mundo (Raid Li\u00e8ge-Dakar-Li\u00e8ge em 1969, Raid Paris-Cabul-Paris em 1970 etc.).<\/p>\n

Ele ser\u00e1 produzido durante quase 20 anos, at\u00e9 1987, com mais de 145 mil unidades.<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0T\u00e9cnica: A retomada \u2013 Pr\u00e9-guerra e p\u00f3s-guerra, a hist\u00f3ria contada pelos hot rods.<\/a><\/p>\n

\u00a0<\/strong><\/p>\n\n