Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/index.php:1) in /home/u391979877/domains/revistahotrods.com.br/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1768
{"id":7362,"date":"2019-01-16T10:08:42","date_gmt":"2019-01-16T13:08:42","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=7362"},"modified":"2019-01-11T13:35:24","modified_gmt":"2019-01-11T16:35:24","slug":"picape-ford-1929-curtindo-a-vida-adoidado","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/picape-ford-1929-curtindo-a-vida-adoidado\/","title":{"rendered":"Picape Ford 1929: Curtindo a vida adoidado"},"content":{"rendered":"

Rec\u00e9m-aposentado, rodder curitibano aproveita a nova fase da vida customizando picape Ford 29<\/strong><\/h2>\n

Texto:Por Reda\u00e7\u00e3o<\/p>\n

Picape Ford 1929<\/strong><\/h3>\n

Depois de muitos anos de labuta, chega a hora de colher os frutos. A aposentadoria \u00e9 um marco na vida de qualquer pessoa. Depois de d\u00e9cadas dedicadas ao trabalho, chega a hora de saborear as conquistas, desfrutar do que foi constru\u00eddo, colocar o burro na sombra, como no jarg\u00e3o popular. O curitibano Luiz Fernando Bunik, de 55 anos, acaba de cruzar esta fronteira.<\/p>\n

Diferentemente de muitas pessoas que demoram a encontrar uma ocupa\u00e7\u00e3o, ou atividade que os mantenham ativos, Luiz estava mais do que decidido quando se aposentou no in\u00edcio de 2017. Sua nova ocupa\u00e7\u00e3o? Customizar essa picape Ford 1929<\/a>.<\/p>\n

Aficionado por ve\u00edculos de \u00e9poca desde crian\u00e7a \u2013 influenciado pelo irm\u00e3o \u2013 Luiz contabiliza in\u00fameros projetos ao longo dos anos, alguns dos quais j\u00e1 foram destaques aqui nas p\u00e1ginas de Hot Rods, tais como um Roadster 1929<\/a>, um Tudor 1929<\/a>, um Ford Coup\u00e9 1941<\/a> e uma picape Chevrolet 1938. \u201cNo momento as minhas prefer\u00eancias s\u00e3o hots das d\u00e9cadas de 30 e 40, principalmente Ford\u201d, afirma.<\/p>\n

\"\"<\/a><\/p>\n

Antes tarde…<\/strong><\/p>\n

O modelo que ilustra esta reportagem foi adquirido por Luiz em 2013, por meio de uma troca com um amigo. \u201cNo ano de 2016 eu comecei a restaura\u00e7\u00e3o em uma oficina improvisada em minha pr\u00f3pria garagem. Trabalhava na picape aos finais de semana, com a ajuda do amigo Jefferson Martins, o \u201cGordinho\u201d, latoeiro e pintor\u201d, recorda.<\/p>\n

Com a aposentadoria no come\u00e7o deste ano, o projeto foi acelerado. \u201cAl\u00e9m de ter mais tempo, tamb\u00e9m me aproveitei de uma vasta mat\u00e9ria prima existente para restaurar este modelo\u201d, admite Luiz. O novo local de trabalho da dupla foi uma oficina nova, projetada em um espa\u00e7o dentro da resid\u00eancia de Jefferson \u201cGordinho\u201d.<\/p>\n

Novo conjunto<\/strong><\/p>\n

O motor adotado no projeto \u00e9 um Ford 302 de oito cilindros. A caixa de c\u00e2mbio \u00e9 uma C4, de tr\u00eas velocidades, tanto propulsor quanto o c\u00e2mbio s\u00e3o novos. O colete \u00e9 o do 32 e o card\u00e3 adaptado com diferencial Dana. Carburador Quadrijet, coletor e tampas de v\u00e1lvula Edelbrock, cabos de vela MSD e radiador de alum\u00ednio acompanham a nova receita.<\/p>\n

Para o projeto foi desenhado um novo chassi. A suspens\u00e3o tem eixo rebaixado Super Bell e as rodas, de 15\u201d, s\u00e3o de ferro, com calotas. Os freios s\u00e3o a disco na dianteira e a tambor na traseira. Os pneus medem 185×65 na dianteira e 235×70 na traseira.<\/p>\n

\"\"<\/a><\/p>\n

Look<\/strong><\/p>\n

O visual da picape foi inteiramente restaurado, com a importa\u00e7\u00e3o de acess\u00f3rios como haste de far\u00f3is, ma\u00e7anetas, lanternas e far\u00f3is, todos originais. Para finalizar, um banho na colora\u00e7\u00e3o preto ninja. Na ca\u00e7amba, o assoalho foi reformado com a utiliza\u00e7\u00e3o de madeira garapeira.<\/p>\n

No interior, destaque para a nova forra\u00e7\u00e3o, em couro creme, al\u00e9m de vidros feitos sob medida e painel de instrumentos AutoMeter.<\/p>\n

A Art Billits, por sua vez, assina uma vasta lista de acess\u00f3rios utilizados no projeto, tais como pedaleiras, coluna de dire\u00e7\u00e3o, volante, alavanca de c\u00e2mbio, radiador, r\u00e9guas para cabos de velas, tampa de combust\u00edvel e polias.<\/p>\n

Com o projeto conclu\u00eddo, Luiz tem bastante tempo para passear a bordo de sua picape Ford, mas engana-se quem imagina que a vida do rec\u00e9m-aposentado seja apenas curti\u00e7\u00e3o. \u201cAl\u00e9m de aposentado, eu tamb\u00e9m trabalho no ramo da constru\u00e7\u00e3o civil, com constru\u00e7\u00e3o de casas e sobrados para venda\u201d, revela o propriet\u00e1rio da picape.<\/p>\n

Ali\u00e1s, os dias da picape rodando com Luiz em Curitiba est\u00e3o com os dias contados. \u201cPode colocar a\u00ed na revista que a picape est\u00e1 \u00e0 venda, a quem possa interessar\u201d, finaliza.<\/p>\n

Se voc\u00ea tem interesse, \u00e9 melhor se apressar. Vai que outro rodder empolgado com a picape tenha lido esta reportagem antes de voc\u00ea!<\/p>\n

Agradecimentos: Ado Jensen Off Road & Truck’s\u00a0 e sua equipe (Roberty e Claudemir)<\/p>\n

Quem fez<\/strong><\/p>\n

Jefferson Martins. Tel. (41) 99278-8818<\/p>\n

Luiz Fernando Bunik. Tel. (41) 99605-7878<\/p>\n

Rafael Diesel. Tel. 41) 99642-8313<\/p>\n

Estofamento Polaco. Tel. (41) 99155-0996<\/p>\n

El\u00e9trica Cristian. Tel. (41) 99968-5207<\/p>\n

Escapamentos Escapepar (Paulinho). Tel. (41) 3333-5462<\/p>\n

Art Billits. Tel.(41) 3657-9299<\/p>\n

Ficha t\u00e9cnica<\/strong><\/p>\n

Ford Picape 1929<\/p>\n

Parte externa<\/strong><\/p>\n

Acess\u00f3rios originais importados<\/p>\n

Pintura na cor preto-ninja<\/p>\n

Rodas de ferro de 15\u201d<\/p>\n

Parte interna<\/strong><\/p>\n

Forra\u00e7\u00e3o em couro<\/p>\n

Volante, pedais e alavanca Art Billits<\/p>\n

Vidros feitos sob medida<\/p>\n

Instrumentos Auto Meter<\/p>\n

Mec\u00e2nica<\/strong><\/p>\n

Motor Ford 302 oito cilindros<\/p>\n

C\u00e2mbio C4 de tr\u00eas velocidades<\/p>\n

Diferencial Dana<\/p>\n

Carburador Quadrijet<\/p>\n

Coletor Edelbrock<\/p>\n

Cabos de vela MSD<\/p>\n

Radiador de alum\u00ednio<\/p>\n

VEJA TAMB\u00c9M:\u00a0Picape Ford 1931: Filha \u00fanica!<\/a><\/p>\n\n