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{"id":954,"date":"2016-11-17T09:30:02","date_gmt":"2016-11-17T12:30:02","guid":{"rendered":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/?p=954"},"modified":"2016-11-17T10:04:54","modified_gmt":"2016-11-17T13:04:54","slug":"plymouth-road-runner-superbird-1970","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/revistahotrods.com.br\/plymouth-road-runner-superbird-1970\/","title":{"rendered":"Plymouth Road Runner Superbird 1970"},"content":{"rendered":"

Conhe\u00e7a o carro “alado” da Plymouth, constru\u00eddo para as pistas cujo objetivo era ganhar publicidade e a \u201ccorrida\u201d das vendas com Ford e Chevrolet<\/em><\/strong><\/p>\n

Texto: Aur\u00e9lio Backo Fotos: Divulga\u00e7\u00e3o<\/em><\/p>\n

No ano de 1969, a Plymouth, outra divis\u00e3o da Chrysler, produziu um carro para as pistas. O objetivo da Plymouth ao investir nas pistas era ganhar publicidade e a \u201ccorrida\u201d das vendas contra a Ford e a Chevrolet.<\/p>\n

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Plymouth Road Runner Superbird 1970, que venceu v\u00e1rias provas com o piloto Richard Petty<\/figcaption><\/figure>\n

O Plymouth era a “porta de entrada” da Chrysler Corporation e o modelo escolhido entre todos os modelos da Plymouth para ser transformado em um “foguete” foi o Road Runner, que seria batizado Plymouth Road Runner Superbird!<\/p>\n

Road Runner<\/strong><\/p>\n

O Plymouth Road Runner j\u00e1 era produzido desde 1968 e a sua receita era a mesma usada havia d\u00e9cadas pelos rodders: um motor V8 enorme num carro leve (a General Motors iniciou a era desses carros musculosos \u2013 muscle cars \u2013 com o Pontiac GTO 1964). A Plymouth ainda usou mais dois ingredientes da receita original: pre\u00e7o acess\u00edvel e “irrever\u00eancia”.<\/p>\n

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Plymouth Road Runner 1969: base para o Road Runner Superbird!<\/figcaption><\/figure>\n

Seu pre\u00e7o inicial, quando novo, era de apenas 2.896 d\u00f3lares e com esse valor o modelo vinha equipado com um potente motor V8 de 383 polegadas c\u00fabicas (6,3 litros) de 335 HP. O carro ainda tinha itens refor\u00e7ados, como caixa de quatro marchas, suspens\u00e3o mais firme, freios maiores e pneus mais largos. Esse conjunto fazia o modelo chegar aos 156 km\/h no final do quarto de milha!<\/p>\n

Um hot rod sempre tem algum detalhe “irreverente”, como rodas vermelhas, pinstriping ou chamas (flames). A Plymouth teve uma ideia genial e comprou da Warner Brothers o direito de uso da imagem do desenho animado do Papa L\u00e9guas! Para quem n\u00e3o se lembra ou sabe, o Papa L\u00e9guas era uma ave que vivia correndo em alta velocidade pelo deserto sempre com o Coiote ao seu encal\u00e7o! O nome em ingl\u00eas do Papa L\u00e9guas \u00e9 \u201cRoad Runner\u201d, que significa \u201ccorredor da estrada\u201d \u2013 bem apropriado para batizar um carro! No carro, o desenho do personagem aparecia em adesivos aplicados nas portas, no porta-malas, no painel, e na tampa do filtro de ar sobre o carburador. Mas o item mais festejado era a buzina, que fazia o \u201cbeep beep\u201d semelhante ao ru\u00eddo emitido pelo personagem no desenho animado!<\/p>\n

Road Runner Superbird 1970<\/strong><\/p>\n

Para transformar o Road Runner no Road Runner Superbird, a Plymouth escolheu a mesma receita que a Dodge usou para criar o Dodge Charger Daytona 1969: melhorou o desempenho aerodin\u00e2mico do carro. Assim o modelo precisava de menos pot\u00eancia para vencer a resist\u00eancia do ar e essa sobra de pot\u00eancia era usada para atingir velocidades mais altas. Na pr\u00e1tica, foi aplicado um \u201cbico\u201d aerodin\u00e2mico na frente do carro, alterado o \u00e2ngulo do vidro traseiro e instalado um spoiler alt\u00edssimo na traseira do ve\u00edculo.<\/p>\n

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Plymouth Road Runner Superbird 1970: bonito n\u00e3o era, mas veloz era!<\/figcaption><\/figure>\n

Os engenheiros da Plymouth imaginaram que poderiam usar o \u201cbico\u201d dianteiro do Dodge, mas foi necess\u00e1rio desenvolver uma pe\u00e7a nova, pois os para-lamas e cap\u00f4 dos dois carros eram diferentes. Na nova frente um friso central foi incorporado, deixando esta extens\u00e3o dianteira um pouco mais agrad\u00e1vel que a do Dodge…<\/p>\n

A asa traseira, com seus 61 cent\u00edmetros de altura e feita de alum\u00ednio, tinha a fun\u00e7\u00e3o de manter sob controle do piloto a traseira do carro nas altas velocidades. A sua altura n\u00e3o era importante aerodinamicamente \u2013 era t\u00e3o alta apenas para permitir a abertura da tampa traseira.<\/p>\n

\"plymoth4\"<\/a>
Road Runner Superbird 1970: o “spolier” melhorava a dirigibilidade do carro em altas velocidades e era alto apenas para permitir a abertura do porta-malas<\/figcaption><\/figure>\n

O vidro traseiro original deu lugar a um modelo mais curvo e menor. No local do vidro traseiro era soldada uma moldura met\u00e1lica que permitia a instala\u00e7\u00e3o do novo vidro. Para evitar um trabalho de acabamento esmerado nesse inserto, todo o teto do carro era revestido de vinil…<\/p>\n

E o Papa L\u00e9guas? Sim, ele estava l\u00e1. Enormes adesivos com o \u201cBeep Beep\u201d segurando um capacete eram aplicados nas laterais da asa traseira e um menor era colado no bico do carro, no lado do motorista.<\/p>\n

Tr\u00eas motores de oito cilindros em V podiam equipar o carro. Dois com 7,2 e outro com 7,0 litros, que forneciam 375, 390 e 425 HP. O primeiro motor era equipado com um carburador de corpo qu\u00e1druplo, o segundo com um trio de carburadores de corpo duplo e o mais potente (um leg\u00edtimo Hemi) por um par de corpos qu\u00e1druplos!<\/p>\n

\"plymoth5\"<\/a>
Na asa traseira era fixado nas laterais um adesivo do Papa L\u00e9guas segurando um capacete<\/figcaption><\/figure>\n

Produ\u00e7\u00e3o de 1.920 unidades<\/strong><\/p>\n

Para que o modelo fosse homologado para as competi\u00e7\u00f5es da Nascar (ver edi\u00e7\u00e3o anterior), seria necess\u00e1ria a produ\u00e7\u00e3o de 1.000 unidades, ou uma quantidade igual \u00e0 metade do n\u00famero de concession\u00e1rias da marca. O maior prevaleceria. Essas provas eram para carros \u201cnormais\u201d, e o pre\u00e7o para a Plymouth participar desta \u201cfesta\u201d era produzir pelo menos 1.900 carros!<\/p>\n

Nas 48 provas da temporada da Nascar de 1970, a Plymouth venceu 21 provas, sendo oito com o Superbird.<\/p>\n

Uma quantidade pequena dos Superbird foi parar nas pistas. Na \u00e9poca, as concession\u00e1rias tiveram dificuldade para vender tantos Superbird excedentes. E algumas at\u00e9 os transformaram em Road Runners, para facilitar a venda. Na \u00e9poca era dif\u00edcil imaginar que, anos depois, esses modelos seriam t\u00e3o valorizados. Mais dif\u00edcil era acreditar que um carro que era adornado com adesivos de um personagem de desenho animado iria se transformar, ele pr\u00f3prio, num personagem. Esse personagem apareceu j\u00e1 nas cenas iniciais do desenho \u201cCarros\u201d de 2006. Pintado de azul claro com um \u201c43\u201d nas portas, ele foi baseado no Superbird de Richard Petty que ganhou cinco provas da Nascar em 1970. E o nome escolhido foi bem apropriado: \u201cO Rei\u201d!<\/p>\n

\"Cars_Characters_20_TheKing\"<\/a>
“O Rei”: personagem do desenho \u201cCars\u201d que foi baseado no Plymouth Road Runner Superbird 1970<\/figcaption><\/figure>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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