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Conheça o aparelho que substituiu os pintores de filetes decorativos nas linhas de produção das montadoras e nas oficinas de reparação de pintura

Texto: Aurélio Backo
Fotos: Divulgação

Beugler

Na Revista Hot Rods, abordamos a arte de decorar automóveis e motocicletas com desenhos feitos apenas usando linhas, o pinstriping. Neste mesmo texto, comentamos sobre o Beugler, do qual agora trataremos com mais atenção. No início da indústria automobilística, os carros não tinham frisos e, para adornar e valorizar as carrocerias, os fabricantes aplicavam filetes pintados em cores contrastantes e até mesmo filetes duplos e com mais de uma cor. Este serviço era feito a mão por hábeis pintores dentro das montadoras. Diz a história que na Ford estes trabalhadores até recebiam salários melhores, pois a aparência do carro dependia da qualidade destes filetes. Quando estes automóveis precisavam de algum reparo na lataria, ou eram repintados, novamente era necessário um pintor habilidoso para refazer os filetes.

No ano de 1929, Samuel Beno Beugler, um norte-americano do estado do Tennessee que tinha grande habilidade na área mecânica, abriu uma oficina de mecânica e pintura para automóveis na cidade de Los Angeles.  Apesar de ter mais talento para a mecânica, quando necessário ele também manuseava os pincéis para pintar filetes. Isto o estimulou a desenvolver uma ferramenta que executasse de forma mais simples estas linhas de tinta. Já no ano de 1933, Beugler começou a produzir o “Beugler Striper”, que permitia executar com grande facilidade os tais riscos decorativos. Além de simplificar a tarefa, a ferramenta ainda permitia traçar com rapidez filetes longos e de forma limpa e precisa. Estes atributos fizeram do Beugler um produto de muito sucesso. Prova disto é que continua a ser produzido pela mesma empresa desde então, e que atualmente é comandada pelo neto de Beugler, Tom Parkman.

Como funciona

O Beugler é um tubo metálico que tem, em uma das pontas, um pistão acionado por uma haste e, na outra, uma tampa equipada com uma roldana serrilhada. Esta tampa pode ser desencaixada permitindo carregar tinta dentro do tubo. Com a tampa novamente no lugar, o pistão é acionado retirando o ar que restou dentro do tubo. No momento em que a tinta aparece na base da roldana, a ferramenta está pronta para uso. Qualquer tipo de tinta pode ser utilizado, desde que tenha uma consistência cremosa.

A melhor maneira de segurar o Beugler é como se fosse uma faca, o que permite maior liberdade de movimentos. Para iniciar a linha, encosta-se a roldana na superfície e puxa-se o equipamento. A roldana, ao girar, é carregada pela tinta do tubo e deixa um “rastro” igual à sua largura. A velocidade com que se puxa a ferramenta não afeta a largura do traço. Para se alterar esta largura, pode-se inclinar a roldana ou, para maior precisão, usar uma tampa com outra medida de roldana. As larguras padrões das roldanas são: 0,4 mm, 0,8 mm, 1,3 mm, 1,7 mm, 2,3 mm, 2,8 mm e 3,2 mm.  Também há tampas com duas roldanas, para a execução de filetes duplos com rapidez e precisão

Quando o objetivo é fazer apenas filetes retos, existe no corpo do Beugler um corte que permite fixar uma haste metálica, que atua como guia na extremidade da peça a pintar ou junto a algum friso. Na falta de um ponto para servir como guia, pode ser fixado na superfície uma tira de papelão com fita adesiva. No caso de chapa ferrosa, pode-se também usar uma fita magnética como guia. Outra virtude do equipamento é a facilidade de limpeza. Diferentemente de um pincel, que “esconde” resíduos de tinta no meio das cerdas, o Beugler se desmonta em três partes metálicas, fáceis de limpar com solvente. Em uma edição futura, mostraremos o Beugler em ação. Usá-lo é uma tarefa divertida, e para quem tem um pouco de habilidade manual pode ser uma maneira de se tornar popular fazendo filetes e pinstriping em hot rods e carros antigos.

VEJA TAMBÉM: Rat rod: No paint, no chrome, no problems!

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