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Veja como é feita a substituição de um conjunto de freio a tambor por um sistema a disco na traseira de seu hot rod

Texto: Redação
Fotos: Divulgação

Serviço – freio a disco

Para garantir mais eficiência no sistema de frenagem de seu hot rod, a dica é a substituição do tradicional conjunto de freio a tambor por um sistema de freio a disco traseiro.

Para começar a instalação é preciso remover todo o conjunto de freio a tambor presente no eixo traseiro. Preste muita atenção ao espelho do freio, que deve ser cortado para virar apenas uma chapa de calço para acomodar a chapa do semi-eixo na carcaça do diferencial corretamente e evitar vazamentos de óleo.

Vamos utilizar neste trabalho um kit completo de freio traseiro da Bergertec, com pinças de 4 pistões para a traseira e discos de 290 mm de diâmetro.

Vamos posicionar o disco no lugar e fixá-lo com uma porca de roda, apenas para mantê-lo alinhado antes da solda do suporte da pinça de freio no diferencial.

Em seguida parafusamos o suporte da pinça de freio na pinça freio e montamos as pastilhas para que possam ser posicionadas no eixo.

Ao posicionar a pinça no eixo é preciso garantir que ela esteja posicionada corretamente e não esteja torta. Para isso aplicamos ar comprimido na entrada de óleo da pinça de freio. Isso faz com que os pistões sejam acionados e ela se alinhe com o eixo. Depois basta dar alguns pontos de solda no suporte da pinça para fixá-lo no eixo.

Feito isso remova a pinça e o disco para fazer a soldagem completa das peças. Depois de uma hora esperando esfriar as peças podem ser montadas novamente. Está concluída a instalação do sistema de freio a disco traseiro.

VEJA TAMBÉM: Sistema de freios: Potência não é tudo.

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