Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Aficionado por veteranos originais, empresário adiciona Dodge Kingsway à sua coleção

Texto: Redação
Fotos: PJS Restaurações Especiais/ Divulgação

Dodge Kingsway

Marcelo Oliveira é reconhecidamente um apaixonado por veículos que fizeram história. Uma picape Ford 1929, um BMW 1600GT 1968 e um Ford Fordor 1933 são apenas alguns dos ilustres habitantes de sua garagem.

Garagem esta que, a partir de agora, possui um novo e não menos admirado hóspede: um Dodge Kingsway modelo 1951, fabricado no Canadá.

Assim que ancorou em terras tupiniquins, o veterano foi levado por Marcelo, imediatamente, para as instalações da PJS Restaurações Especiais. Entretanto, naquele momento, a condição do carro não era nada animadora. “Ele não estava bacana, o trabalho de restauração levou um ano e meio, para se ter uma ideia.

O estado geral do carro não era nada bom o trabalho de restauração levou um ano e meio para ser finalizado. O Dodge foi totalmente retrabalhado com a utilização de um disco Strip, da Norton. “Após a remoção desta camada antiga, verificamos que a situação era ainda pior. A lataria estava horrível, apodrecida e cheia de ‘gambiarras’ acumuladas ao longo dos anos”, afirma Marcelo.

Foi então momento de restaurar toda a funilaria e preparar o Kingsway para um banho de tinta da PPG, tonalidade blue. O painel também recebeu tinta, simulando madeira.

O motor Continental 6 cilindros, de 230cc, foi mantido original. A parte elétrica em todo o veículo é de 6 Volts e o modelo ostenta ainda rádio original e pneus de faixa branca na medida 7”10×15.

História do Kingsway

O Kingsway, da Dodge, nasceu oficialmente em 1946. Trata-se do veículo de exportação da montadora à época e o primeiro que recebeu uma nomenclatura diferenciada. Antes dele, os modelos Dodge baseados no Plymouth exportados não recebiam nenhuma nomenclatura oficial que os diferenciasse.

Portanto, os Kingsway são nada mais do que os Plymouth rebatizados, apesar de possuírem algumas claras diferenças no conjunto mecânico.

Estes modelos foram desenvolvidos com o propósito de expandirem o nome da marca em outros países, apostando em sua comercialização a preços bem mais acessíveis para a época. Isso aconteceu até 1959, mais precisamente quando toda esta linha foi descontinuada.

O bacana é que estes modelos possuíam variações distintas, para cada local onde eram comercializados. Isto é, o Kingsway de Detroit era diferente do de Michigan, que por sua vez era diferente do Windsor, que também era diferente do de Ontário.

VEJA TAMBÉM: Picape Dodge 1927: Ratão americano!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA