Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Entre um anúncio e outro, esse Ford Tudor ganhou a garagem e o coração de dois aposentados que não abrem mão de diversão – e tradição

Texto: Bruno Bocchini
Fotos: Ricardo Kruppa

Ford Tudor 1929

 

A história desse modelo Ford Tudor da década de 1920 não poderia começar de maneira diferente. No melhor estilo oldschool, os proprietários Marília Torres Martins, 63 anos, e o marido João Augusto Martins, 67 anos, encontraram o clássico em um anúncio de jornal. A partir da visita ao anunciante eles compraram o automóvel e desenharam o projeto durante três anos. “Esse carro foi adquirido em 2011 e levou três anos para ficar pronto. Como hot, a mudança que realizamos foi na parte mecânica”, comenta Marília.

Mas se engana quem pensa que a aventura do casal começou tarde. Ambos compraram, em 1980, um Chevrolet 1940 e logo a seguir um Bel Air 56. “Os dois foram vendidos mais tarde para montarmos um motor-home. Em 2010, voltamos para os carros antigos. O primeiro foi um Ford 34 e a seguir esse Tudor 29. Sempre em Curitiba”, explica a entusiasta. O modelo Ford 1934 – feito em fibra – já foi reportagem da revista Hot Rods # 111.

Ford Tudor 1929
Ford Tudor 1929

A receita do Tudor é simples e mantém características que todo bom e velho hot requer: mecânica confiável, maciez ao rodar e estilo. O motor escolhido foi um 4 cilindros de GM Opala, assim como o diferencial e transmissão. O sistema de freio conta com disco na dianteira e tambor na traseira. Houve uma adaptação na bomba de gasolina e ignição eletrônica, mas o tanque é original do Ford 29. “Não houve dificuldade na montagem, pois quem montou todo ele é especialista em Fordinhos originais”, diz Marília.

O profissional que a proprietária cita é o paranaense Claudio Grocoski – que assinou a mecânica e detalhes da lataria e pintura do Ford. “Foi mérito dele deixar o carro muito macio e prático para dirigir. Não deixa nada a desejar”, garante Marília.

No interior do modelo o painel manteve-se original e os bancos do Renault Scenic na frente e traseira original foram revestidos em couro. O volante não poderia ser outro senão o tradicional modelo Banjo. Para ajudar na estética, os pneus 16/600 na dianteira e 16/650 na traseira foram calçados com rodas artesanais raiadas fabricadas em Maringá (PR). “As pessoas observam esse automóvel e logo comentam que o projeto ficou muito bom. Algumas se surpreendem e no geral o Fordinho é um carro que agrada a todos os gostos”, opina a dona.

Participantes de encontros de carros antigos na região de Curitiba, o casal já projeta o próximo clássico que estará nas ruas: um Ford 1930 picape.

FICHA TÉCNICA

Ford Tudor 1929

Mecânica

Bloco GM 4 cilindros de Opala, transmissão e diferencial também de Opala e freios dianteiros a disco e traseiros a tambor;

Interior/estrutura

Painel original, bancos dianteiros do Renault Scenic, traseiro original em couro e volante Banjo;

Exterior/estética

Pintura PU lisa e envernizada, pneus 16/600 na dianteira e 16/650 na traseira e rodas artesanais raiadas aro 16;

Quem fez?

Execução do projeto como lataria, mecânica e pintura: Claudio Grocoski – (41) 98857-4700; Tapeçaria: Paulo e Gilmara – (41) 99732-2123; Bancos: Ademir Estofador – (41) 98836-1303 e Volante, coluna e pedaleira: Artbillits – (41) 9661-3422.

VEJA TAMBÉM: Ford Tudor 1931: Paixão retomada.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA