Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Conheça um pouco mais do Viva Las Vegas Rockabilly Weekend, o maior festival de música e cultura dos anos 50, que acontece em abril

Texto e fotos: Victor Rodder

Tom Ingram nasceu em Hampshire, Inglaterra, em 25 de janeiro de 1961 e, desde os 13 anos de idade, estava envolvido de alguma forma com a cena 50’s. Era DJ, organizava festas e shows… Mas foi em 1996, quando se mudou para a Califórnia, que Tom deu o primeiro grande passo para se tornar praticamente sinônimo de “rockabilly”. Tom não é músico. Não profissionalmente. Mas foi a música que o fez.

Tom mudou-se para os Estados Unidos com o firme objetivo de realizar um grande festival de música e cultura 50’s. Em 1998 ele trouxe para a cidade de Las Vegas, Nevada, a primeira edição daquele que seria o maior festival de rockabilly do mundo, o Viva Las Vegas.

Durante os últimos 19 anos, o “Viva” vem reunindo tudo que possa se relacionar à cultura rock dos anos 50: bandas, shows, moda, carros, motos, filmes, apresentações de burlesco e muito mais. São quatro dias intensos, com atrações e atividades o tempo todo, sempre com foco nos anos 50. Em 1998, quando o festival começou, cerca de 1.200 pessoas compareceram e apenas 12 carros antigos estavam no estacionamento.

Car Show

Às vésperas de sua 19ª edição – este ano o festival acontece entre os dias 14 e 17 de abril –, os números impressionam. Segundo a mídia (já que a organização não divulga números oficiais), a participação hoje é de mais de 50.000 pessoas, sendo o car show o evento mais popular, e que tem exposto algo em torno de 1.000 carros.

Mas isso não é à toa. A organização do Viva investe alto em suas atrações, e tem aumentado ano a ano a segurança, o número de expositores de carros, peças, roupas e acessórios, e trazendo atrações musicais de peso para o imenso palco que é montado em meio aos carros no car show.

Medalhões & brazucas

Em edições anteriores Jerry Lee Lewis, Chuck Berry, Little Richard, Dick Dale se apresentaram. Isso para falar só dos grandes medalhões da música. Neste ano, Brian Setzer está escalado.

E dentre tantas atrações, desde 2009 os brasileiros deixaram de ser meros expectadores, e passaram a fazer parte do show: Alex Valenzi and the Hideaway Cats (SP), Crazy Legs (SP), Mystery Trio (PR) e Annie & The Malagueta Boys (PR) e The Bop Hounds (RN) são bandas que foram até a terra do Tio Sam e fizeram bonito durante o Viva Las Vegas.

E não parou aí o sucesso dos brazucas: DJ’s (como Giulina Perina – o Juks Jive) já discotecaram por lá, e até uma pin-up 100% made in Brazil, a queridíssima Juliana Boiger, quase papou o primeiro lugar do concurso de pin-ups, voltando de lá com o título de “Miss VLV 17”.

Nesta edição, nossos embaixadores vêm da longínqua Sapucaia do Sul (RS) e se chamam Old Stuff Trio. A banda não gosta de rótulos, mas admite que hoje é fortemente influenciada pelo country music tradicional, rockabilly e bluegrass. Digo “hoje” porque a banda tem muito tempo de estrada. Nas minhas contas, uns 20 anos! E aquilo que começou como um hobby, uma brincadeira descontraída para Billy Joe Rocker, o líder da banda e único integrante fundador, hoje se tornou algo sério e de qualidade. A banda, que já teve diversas formações, atualmente se apresenta num formato “drumless”, ou seja, sem bateria. Mas a guitarra acústica, o baixo e a guitarra elétrica dão conta do recado.

Esse será o segundo tour internacional da banda, que já tocou anteriormente no Hemsby – um dos mais tradicionais eventos de rockabilly do planeta, realizado na Inglaterra, e além do show em Las Vegas, a banda tem agendadas outras apresentações, incluindo uma noite no “International Rock-A-Billy Hall of Fame and Museum” em Jackson, Tennessiee.

O trio rio-grandense vai ainda aproveitar a viagem para a “cidade do pecado” para lançar o seu novo trabalho “Just Trying”, que vem no formato de compacto de vinil, pelo selo Big River Records. E se você ainda não conhece o som dessa rapaziada, viste www.reverbnation.com/oldstufftrio e depois me conta!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA