A carroceira do veículo tem como berço um Willys Overland Whippet 1927
Texto: Vitor Giglio
Fotos: Ricardo Kruppa
O engenheiro civil curitibano Ricardo Braga de Lima, 40 anos, teve grande parte da sua estrada dedicada a apreciar veículos antigos. Por influência do pai, também rodder, Ricardo esteve envolvido desde criança com modelos de época e, já na adolescência, teve contato com a cultura hot. Foi nessa época que nasceram seus primeiros sonhos de idealizar dos seus próprios projetos.
De lá para cá, a lista de modelos que já passaram pelas mãos de Ricardo é bastante vasta. “Tive vários VW e Fuscas, acredito que mais de 20, todos fabricados entre 1954 e 1986. Aos 19 anos tive um Oakland, que foi transformado em uma jardineira”, enumera orgulhoso.
Lakester
O mais novo projeto de Ricardo teve a mão de alguns renomados construtores do segmento, como Aurélio Backo e Jé Dias, da JD Hot & Custom. Além disso, apesar de não participar efetivamente deste projeto, Sérgio Liebel é outro consultor importante para os projetos de Marcelo. “Eu sempre participo com sugestões e colocando a minha característica no carro, porém, não executo o projeto, conto com a ajuda de outros profissionais gabaritados”, afirma Ricardo.
O “milico”, apelido carinhoso dado a este modelo, foi construído a partir do zero. A carroceria, feita por Aurélio Backo, tem como berço um Willys Overland Whippet 1927. O chassi foi construído do zero e tem sua estrutura inspirada em um projeto de chassi norte-americano.
A suspensão dianteira é de eixo rígido, do Ford 1929, adaptada para receber pinças e discos de Opala. A traseira possui feixe transversal e kit de fibra do Aurélio Backo.
Já a mecânica é de Opala, um motor 151 Chevrolet 4 cilindros. O câmbio e diferencial também são do Opala. Em cima desse propulsor foi realizado um trabalho no cabeçote em bancada de fluxo, e os dutos foram aumentados e polidos. As válvulas foram aumentadas e é utilizado um carburador Weber 48. Além disso, o escapamento de inox foi dimensionado e o conjunto ainda recebeu um kit nitro. Toda essa receita é capaz de gerar 226 HP de potência nas rodas, aferidos em dinamômetro.
Design do Milico
A estética é um dos trunfos do projeto, com destaque para a caracterização militar conferida pela pintura acetinada verde militar. Outros detalhes que chamam a atenção, são: a grade, os piscas e o filtro de ar desenvolvidos pela JD. Réplica de míssil, em cima do carburador, além da “granada” na tampa do bico do pneu e estrela do exército americano estampada na carroceria.
Para o interior foram reservadas modificações como estofamento em lona camuflada – seguindo padrão militar – manopla de câmbio em forma de granada e 3Step da ODC, um limitador de giros de três estágios com controle de booster e de rotação por tempo. “A intenção era construir um veículo seguro, com excelente relação peso/potência, e diferenciado no visual. Um veículo clean, funcional e de personalidade”, finaliza Ricardo.