Dodge Dart De Luxo 1974: Paranoia do morcego

0
Dodge Dart De Luxo 1974
Dodge Dart De Luxo 1974

Entusiasta teve mais de 30 modelos Dodge, mas foi esse Dart que mexeu com a cabeça dele; carro faz homenagem ao Dodge Morcego

Texto: Bruno Bocchini
Fotos: Ricardo Kruppa

Dodge Dart De Luxo 1974

Você bem sabe que fãs da marca Dodge vão além. Seja porque idolatram os clássicos, ou pelo simples fato de encontrarem nos modelos o “combustível” em dose certa para a diversão. Nicola Auriemma, 30 anos, empresário de São Paulo, já somou pouco mais de 30 Dodges na garagem – seria um para cada aniversário? – mas foi diante deste Dart que viu sua vida mudar. “Sempre fui apaixonado por Dodges, tive mais de 30 ao longo da vida e dentre a coleção de um grande amigo, o Márcio ‘Gordo Dodges’ Gouvea, vi esse Dart e foi paixão à primeira vista. Ele mandou o carro para minha oficina para uma revisão e não resisti, acabei comprando”, conta.

O Dart chegou à oficina de Nicola, em São Paulo, há dois anos e, desde então, o entusiasta refez a pintura, mecânica, detalhes de grade e frisos, além da substituição das rodas. O motor é original 318 V8, 5212cc, com turbina HX40, tubos de escape em aço galvanizado com banho cerâmico, carburador Holley 650 CFM, ignição eletrônica MSD 6AL, comando Chrysler graduação original, radiador de alumínio, ventoinha elétrica, bombas elétricas de combustível High Volume, capô com scoop Cowl Induction – para auxiliar na refrigeração e captação de ar fresco pela turbina –, freios a disco na frente e tambor atrás originais. A receita conta ainda com diferencial Dana 44 relação 3.31 com blocante 100% Spool.

Dodge Dart De Luxo 1974
Dodge Dart De Luxo 1974

A estética do carro garante beleza com as rodas Magnum originais dos Charger até 1973 – com medidas aro 14 e tala 5,5 na frente e aro 15 e tala 10 atrás. A cor amarelo “Ocre Barroco” também é original e as faixas escolhidas foram especialmente aplicadas. “Essas faixas são uma referência a uma antiga concessionária da Chrysler do Brasil que ficava em Santo André (SP), a Autoserv, que lançou na época uma linha de Dodges chamada ‘Morcego’. Essas versões contavam, além das faixas laterais, com uma série de acessórios que iam de acordo com a escolha dos clientes. Eram carros exclusivos, uma vez que somente a Autoserv disponibilizava os Dodge Morcego para venda. Eram Darts, Chargers e até os Dodges Polara e 1800, carinhosamente chamados de “Dodginhos”, explica Nicola. Por dentro, o Dodge contempla bancos e volante do modelo Charger R/T.

Como não havia visto nenhum modelo inspirado nos ‘Morcegos’ da época, Nicola então decidiu fazer o próprio Dart como um “clone” em homenagem aos modelos originais. “Procurei fazer o máximo para deixá-lo parecido com os carros da época. Acho que consegui fidelizar bem. Por outro lado, mudanças devem surgir. Quero muito em breve tirar a carburação e colocar uma injeção eletrônica com controle de mapas para rua e pista e refazer toda parte mecânica, com pistões maiores e forjados, comando com graduação maior e câmbio forjado”, conta o proprietário.

Dodge Dart De Luxo 1974
Dodge Dart De Luxo 1974

Engana-se quem pensa que Nicola é do tipo de entusiasta que exibe o Dart apenas nos encontros e passeios de final de semana. O carro é de uso diário. “Uso o Dodge para ir comprar pão, até pegar estradas para curtir o som do V8”, garante.

Para outros fãs da marca, assim como Nicola, que ficaram entusiasmados com o Dart, o proprietário dá a dica. “Gosto de montar e curtir o carro, mas não me apego. Depois de curtir bastante acabo vendendo ou trocando por outro novo projeto. Mas esse Dodge confesso que mexe bastante comigo, para passá-lo adiante a proposta tem que ser muito boa”, conclui. E então, tem uma “graninha” sobrando?

Ficha técnica

Dodge Dart De Luxo 1974

Mecânica

Bloco 318 V8, 5212cc, turbina HX40, tubos de escape em aço galvanizado com banho cerâmico, carburador Holley 650 CFM, ignição eletrônica MSD 6AL, comando Chrysler graduação original, radiador de alumínio, ventoi32nha elétrica, bombas elétricas de combustível High Volume, capô com scoop Cowl Induction, freios a disco na frente e tambor atrás originais, diferencial Dana 44 relação 3.31 com blocante

Interior

Original com bancos e volante Wal Rod do Charger R/T

Exterior

Rodas Magnum aro 14 e tala 5,5 na frente e aro 15 e tala 10 atrás, pintura amarelo “Ocre Barroco” original e faixas em alusão aos modelos Morcego

Quem fez?

Oficina Nicola V8 – (11) 98973-7068 – além de amigos envolvidos no projeto: Rogério Cabelo, da New Art’s funilaria e pintura, Marcos da Dudu Escapamentos Especiais e Marcio Gouvea.

VEJA TAMBÉM: Dodge Dart 1976: Menino do Rio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here