Ford 1951 é restaurado e recebe nova mecânica: projeto que passou de pai para filho mantém traços originais do sedã quatro portas somados à mecânica do Maverick
Texto: Vitor Giglio
Fotos: Ricardo Kruppa
Ford Custom 1951
Quem olha para este Ford 1951 totalmente reformado, rodando, em estado impecável, não imagina a saga por trás da história que ele carrega. Este enredo tem início três décadas atrás, mais especificamente em 1985, quando Paulo Roberto Scardazan Heeren, educador físico, retornou para Curitiba depois de concluir alguns cursos voltados para sua área de atuação lá na Polônia, leste europeu.
Após investir todas as suas economias na viagem, Paulo Roberto retornou sem reservas financeiras, o que não teria sido um grande problema para o qualificado profissional que iria prontamente se recolocar no mercado de trabalho. Não teria sido um grande problema se ele não tivesse cruzado com este Ford 1951 abandonado no quintal de uma casa em Curitiba, e tivesse nutrido por ele, de forma instantânea, um apreço que carregaria pelo resto de sua vida.

Mesmo sem dinheiro, Paulo Roberto estava decidido a resgatar o modelo e propôs ao então proprietário uma troca do carro, por um fogão e uma pele de raposa (trazida da Europa) que possuía.
A negociação, na base da troca, estava praticamente concretizada quando outro fator singular ocorreu: Paulo Roberto foi premiado na loteria esportiva e o valor do prêmio era praticamente o mesmo que necessitava para adquirir o Ford sem abrir mão de seu fogão e sua pele de raposa.
Como obra do destino, Paulo Roberto manteve seus pertences e voltou para casa com quase nada no bolso, mas como toda a felicidade do mundo e seu “novo” Ford Custom 1951.
De lá pra cá, o projeto de restauração e customização foi tocado de forma lenta e gradual, sem pressa. Neste hiato de mais de 30 anos entre a aquisição do carro e os dias de hoje, Paulo Roberto casou-se, teve filhos, viveu uma vida plena, mas, entretanto, já faleceu.
Um destes filhos, Cássio Felipe Scardazan Heeren, é quem ajudou o pai neste processo. “Meu pai mexeu no carro durante muitos anos. Foi fazendo tudo aos poucos, sem pressa. Infelizmente meu pai já faleceu, mas eu continuo com o carro e cuido com o mesmo carinho que ele cuidava”, afirma o jovem, de 26 anos, educador físico como o pai.

Original
Todo o projeto de recuperação do Ford, especificamente na parte externa, foi idealizado com o intuito de mantê-lo o mais próximo do original possível. Toda a lataria foi recuperada e acessórios originais substituíram os que não apresentavam mais condições de uso. A cor de ferro original deu lugar a uma pintura verde pantanal. As rodas agora são de 18”, modelo Palito, as mesmas do Maverick.
Artesão
No interior o grande destaque é o painel, esculpido em madeira. Como o painel original estava completamente deteriorado, com a ajuda de um amigo, Paulo Roberto esculpiu uma peça própria, homenageando as raízes da esposa, de origem polonesa, com destaque para a águia que simboliza o brasão da república polaca, além de referências como o ano do carro e o modelo, além de suas próprias iniciais.
Neste mesmo painel foram acomodados instrumentos Cronomac que gerenciam velocidade, rotações, pressão de óleo, combustível e horário. Os bancos inteiriços originais foram trocados por assentos individuais.

Fala alto
Sob o capô quem ruge é um motor 302 Ford canadense. A mecânica segue o Maverick, com diferencial 3071 e câmbio C-Link manual de cinco marchas. Para fazer com que essa caixa assentasse a empresa Recuperg, de Santa Catarina, desenvolveu uma flange sob medida.
Escapamento com flamethrowers completa um conjunto capaz de gerar cerca de 215HP. “É um conjunto extremamente funcional, que roda com segurança e conforto tanto na estrada quanto na cidade”, garante Cássio. O jovem garante que o modelo continuará como herança da família, o que significa que apesar de já ter tanta história para contar, a trajetória deste Ford 1951 não está nem perto de um final, assim como seu pai, Paulo Roberto, sempre desejou.
VEJA TAMBÉM: Maverick GT: teste para cardíaco.
Quem fez:
Recuperg Competições: (47) 3332-1194
Mecânica Aphonso (41) 3286-0385
Ficha técnica
Ford Custom 1951
Mecânica
Motor Ford 302
Diferencial 3071
Câmbio manual de cinco velocidades
Parte externa
Pintura verde pantanal
Rodas Palito 18”
Parte interna
Painel personalizado
Instrumentos Cronomac
VEJA TAMBÉM: Vídeo: Ford Cupê 1951 com motor 302.
Oi gente, amei o site parabéns pelo trabalho de vocês. beijos Cris :*