O REI DOS COEs

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Fotos: (Ricardo Kruppa)

Empresário paulista que mora em Curitiba (PR) se consolida como principal referência na construção de COEs no Brasil. Seu último projeto tem como base um Ford 1938. É de dar gosto!

Da Redação

Nem todo reinado se inicia de maneira planejada. Muitas vezes ele pode ser atribuído ao acaso, ao inesperado. A oportunidade aparece uma vez, e pode ser, ou não, agarrada com unhas e dentes.

Até 2014, Jorlando de Souza Piccoli, paulista residente em Curitiba, capital do Paraná, era conhecido como empresário do ramo de metalurgia. Foi então que um amigo dele solicitou ao já apaixonado por automóveis de época um projeto inusitado. “Ele me pediu para construir um projeto no estilo COE e eu usei como base um Ford 1946. Criei o molde para a customização e, a partir dali, foi aumentando a demanda por este tipo de projeto. De lá pra cá já realizei inúmeras, com os mais diversos modelos como base”, lembra Jorlando.

O chamado COE (Cabine Over Engine) nada mais é que o modelo no qual a cabine fica posicionada sobre o motor, como em caminhões. No caso dos hot rods, o desafio é transformar esses caminhões em picapes, ou seja, utilizar a cabine de um caminhão com uma carroceria de caminhonete. Jorlando está cada vez mais expert nessa arte.

Novo projeto

A mais nova criação de Jorlando foi encomendada pelo casal Alexandre Murilo Parpinelli e Angela Maria Coelho. “Nesse caso a cabine utilizada é o molde em fibra de um Ford 1938”, explica ele.

Além da cabine em fibra, este projeto ostenta por fora uma carroceria de lata, com 2,05 metros de largura e 4,70 metros de comprimento. Só para ser ter uma melhor ideia das dimensões, a caçamba, por exemplo, mede 2,65 metros por 1,30 metro. “Mais ou menos um metro a mais em relação às caçambas das picapes atuais”, compara o criador do COE.

O COE foi pintado na coloração azul metálico e recebeu uma demão de verniz fosco. As rodas são de 15×8” na dianteira e 15×10” na traseira, com pneus americanos faixa de branca de medidas 255x70x15 e 285x70x15.

As lanternas foram personalizadas enquanto a grade dianteira é uma réplica da grade do Ford 38, fundida em alumínio.

Robusto

A estrutura mecânica utilizada é baseada nas configurações de um Pajero Dakar 2015. São do modelo da Mitsubishi o chassi (que recebeu algumas adaptações), o diferencial, o motor 3.2 turbodiesel e o câmbio automático de seis velocidades modelo Tiptronic.

A suspensão é pneumática eletrônica, auto-ajustável, que pode ser controlada por controle remoto, por intermédio da tecnologia Bluetooth.

Original

Para o interior, a ideia foi preservar as características originais da cabine do Ford 1938, por isso, poucas mudanças foram realizadas. Uma delas é o novo revestimento bicolor e a outra é a adesão do painel do Pajero Dakar, que foi personalizado. O para-brisa dianteiro permanece estilo safári.

“O que é mais importante destacar é a harmonia do conjunto. Como o COE não é tão popular, nem mesmo nos Estados Unidos, nós recebemos inúmeros elogios de rodders do mundo todo”, garante Jorlando.

É esperar para ver qual será a próxima pérola daquele que já é o maior amante e construtor de COEs do qual ouvimos falar.

 

Ficha técnica: COE Ford 1938

Parte externa: Cabine do Ford 38 em fibra; Carroceria em lata; Pintura azul metálico; Rodas de 15”; Pneus americanos faixa branca; Grade dianteira do Ford 38

Parte interna: Revestimento em couro; Painel do Pajero Dakar

Mecânica: Motor 3.2 turbodiesel; Câmbio automático de seis velocidades; Chassi e diferencial do Pajero Dakar; Suspensão pneumática eletrônica

 

 

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