No trajeto entre o deserto de Nevada e a megalópole Los Angeles, na Califórnia, conhecemos uma das mais belas cidades abandonadas já vistas: Calico
Texto: Vitor Giglio
Fotos: Ricardo Kruppa
Calico
A aventura dos rodders brasileiros da trupe de Hot Rods pela costa oeste norte-americana seguiu a pleno vapor após a participação na edição 2016 do SEMA Show, em Las Vegas. Nossa próxima parada seria em Los Angeles, mas os quase 500 quilômetros que separam a cidade do pecado e a cidade dos anjos acabaram por reservar inúmeras agradáveis surpresas.
VEJA TAMBÉM: Cultura Hot: Las Vegas brilha!
Cidade fantasma
A cidade de Calico, localizada no Condado de San Bernardino, na Califórnia, foi certamente a grande atração desta perna da viagem. Uma cidade abandonada, mas com suas ruínas preservadas para visitação, Calico fica localizada na região do Deserto de Mojave, e foi fundada em 1881, quando trabalhadores locais identificaram a possibilidade explorar o solo para a extração de minério de prata.
Atualmente, Calico está inserida no sistema de preservação dos parques regionais do condado e é visitada por turistas do mundo todo.
Lá, é possível desfrutar da nostalgia das ruínas que dividem o espaço com a beleza natural, composta por diversas montanhas e o típico clima western norte-americano. Uma das principais atrações é a Mina Maggie, uma autêntica mina de prata do século 19.
A cidade fantasma também oferece para os seus visitantes conveniências como restaurantes, acampamentos, lojas e atividades monitoradas ao ar livre.
Logo na entrada, há um guichê, onde é cobrado o valor de oito dólares por visitante, que garante acesso ao estacionamento e ao parque, onde de fato começa a viagem pelo verdadeiro Velho-Oeste yankee.
Também é possível se embrenhar pelo local em um passeio de trem, semelhante aos que prestavam serviço no local na época da mineração. Essa atividade é oferecida pelo Calico Odessa Railroad, a companhia responsável pela gestão turística do local. Trata-se de uma aula de história disfarçada de um passeio memorável.
“Visitar Calico foi incrível! Me senti no Velho-Oeste. A cidade estava vazia, o clima era sombrio. Um passeio bem diferente…”. Ludmila Fernandes.
“Entrar em uma mina abandonada foi o que mais me impressionou, sem contar a enorme quantidade de gatos que me assustavam o tempo todo”. Cosme Santos.
“Só mesmo um lugar incrível como este para me desligar dos noticiários e deixar de acompanhar, mesmo que por poucas horas, a oscilação do real em relação ao dólar”. Ricardo Kruppa.
Mais informações: 00 (xx) 1 760-254-3719 ou www.calicoghosttours.com.
VEJA TAMBÉM: Rock’n’Hots: 5 álbuns que completam 50 anos em 2017.
*Matéria publicada na edição #142 da revista Hot Rods.