Réplica brasileira do muscle car que ganhou fama em filme “60 Segundos” provoca entusiastas com o ronco do V8 302 5.0 e o design fiel ao estilo americano
Texto e fotos: Bruno Bocchini
Réplica Ford Mustang Eleanor 1968
Se você, além de carregar fanatismo por automóveis, gosta de assistir a filmes que tratam do tema, certamente vai se lembrar do longa “60 Segundos”, de 2000. Na história aparece o icônico Eleanor, um belo Mustang Shelby GT500 1967 cobiçado por Randall Memphis Raines, um ladrão de carros interpretado pelo ator Nicolas Cage. Há três anos, um dos exemplares do Eleanor usado nas filmagens foi vendido por cerca de 2 milhões de reais nos Estados Unidos. Esse foi um dos sete Mustang que terminaram as gravações do longa-metragem inteiros – cinco exemplares viraram sucata.
As réplicas do Eleanor foram construídas pela empresa Cinema Vehicle Services, especializada em desenvolver veículos para produções cinematográficas. O curioso é que nenhuma delas era um legítimo Ford Mustang Shelby, mas sim cópias montadas sobre Mustang 1967 convencionais. Um 13º Eleanor, este sim baseado em um Shelby GT500 1967 original, chegou a ser preparado, a pedido do produtor executivo do filme, Jerry Bruckheimer, mas ficou de fora das gravações.
Anderson Trevisan, 28 anos, e Wagner Trevisan, 55, estão à frente da empresa Classic Hot Rods, de São Paulo, e – assim como os norte-americanos da Cinema Vehicle Services, decidiram emplacar um projeto de réplica do “mito” Eleanor. “Dentre todos os projetos que realizamos na nossa oficina ainda não havia nenhum do perfil do Mustang. Fizemos picapes Ford e Chevrolet, conversíveis e cupês, mas nada do padrão muscle car. Meu pai, Wagner, assim como meu irmão Glauco, têm admiração pela história do Mustang e poder fabricar um com nossas próprias mãos foi algo envolvente”, explica Anderson.
Responsável por todo o projeto de construção, a Classic Hot Rods desenvolveu moldes do hard top, conversível, fast back e Eleanor do Mustang 1968. O projeto de fabricar as versões do Mustang teve início em 2007. “Como não havia cliente para esses carros, optamos por, primeiramente, fazer o hard top, depois, em 2009, fabricamos o fast back. Só conseguimos finalizar essa réplica do Eleanor em 2013 porque trabalhamos com ela em segundo plano, pois na frente havia outros carros de clientes”, comenta o preparador.
Para embalar o estilo americano da versão Eleanor, Trevisan escolheu o tradicional bloco Ford V8 302 5.0 com 250 cavalos – diferente do V8 5.7 litros capaz de entregar 400 cv e utilizado nas filmagens de “60 Segundos”. A receita contou com um retrabalho leve diante do comando de válvula roletado e o coletor de admissão Edelbrock Performer alimentado por uma quadrijet Edelbrock 650 mecânica. Completaram o conjunto a ignição Procomp, coletor de escapamento dimensionado, abafador de escapamento Flow Master, a transmissão manual de cinco marchas, diferencial blocante e freios a disco nas quatro rodas. “Todo projeto sempre é possível ser melhorado. Ainda preciso trocar o volante por um modelo de madeira. No mais, estou extremamente satisfeito com o conjunto”, diz.
O Eleanor exibe faróis auxiliares no centro do para-choque dianteiro, spoilers laterais, capô e tampa do porta-malas, além da tradicional cor grafite, faixas pretas e emblemas da linha Shelby GT500 espalhados pela carroceria. O interior é igual ao de um Mustang comum, com cinco instrumentos – sendo três menores (um marcador de combustível, outro de pressão de óleo e um de temperatura) e mais dois que mostram giro do motor e velocidade. A alavanca de câmbio, para cinco marchas, é do tipo sequencial e tem um botão vermelho que aciona o injetor de óxido nitroso “de mentirinha” igual ao Mustang original. O modelo ainda conta com um sistema simples de som, mas para entusiastas que gostam de ouvir o ronco do V8, ele se torna um simples acessório.
“Já viajei com ele para a capital paranaense durante o Curitiba Motor Show por dois anos seguidos e sempre dirigindo de pé em baixo. O nosso Eleanor foi e voltou gloriosamente sem dar problemas, além de nos acompanhar em viagens mais curtas. Pelo menos uma vez por semana, ou no máximo a cada quinze dias, ele vai para rua, tanto para prestigiar eventos e encontrar amigos ou apenas para gastar um pouco a borracha dos pneus e nos divertir”, sugere Anderson.
Apesar de não contar com todo o vigor do Eleanor original, a réplica brasileira não deixa a desejar e garante boa diversão nas mãos da família Trevisan. E mesmo depois de tanto tempo em que o ícone da Ford apareceu nas telonas, a aceitação à réplica é positiva, segundo Anderson. “Até hoje a aceitação é espetacular. É uma réplica elogiada até pelos mais exigentes. Isso traz um orgulho indescritível para nós da oficina”, comemora.
Ford Mustang 1968
Mecânica
Bloco V8 302 5.0 com 250 cavalos, comando de válvula roletado, coletor de admissão Edelbrock Performer, Quadrijet Edelbrock 650 mecânica, ignição Procomp, coletor de escapamento dimensionado, abafador de escapamento Flow Master, transmissão manual de cinco marchas, diferencial blocante e freios a disco nas quatro rodas
Interior
Bancos de couro, forração em preto, alavanca de câmbio sequencial com botão vermelho, instrumentos da linha Shelby, sistema de som com kit básico de falantes e volante Shutt
Exterior
Pintura na cor grafite, faixas pretas que percorrem o centro da carroceria, emblemas Shelby GT500, detalhes cromados como a tampa de combustível e rodas da linha Cobra
Quem fez?
Wagner, Glauco e Anderson Trevisan, da Classic Hot Rods. (11) 4472-9132 – www.classichotrods.com.br e no Facebook www.facebook.com/ClassicHR; Tapeçaria confeccionada por Comfort Couros (11) 4319-9424.
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