Chrysler Fargo 1948: Êxodo rural!

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Caminhão Fargo cumpre mais de quatro décadas de trabalho no campo para finalmente receber uma personalização e desfilar com novos atributos em grandes vias urbanas

Texto: Vitor Giglio
Fotos: Ricardo Kruppa

Chrysler Fargo 1948

Se você pensa que a reforma da Previdência – em discussão hoje no país – vai dificultar os planos de aposentadoria de grande parte dos trabalhadores brasileiros, saiba que estes não estão sozinhos!

O caminhão Chrysler Fargo 1948 que ilustra esta reportagem trabalhou por mais de quatro décadas na colheita de café até que seus serviços fossem dispensados e ele pudesse passar por um processo de personalização para curtir a terceira idade novinho em folha.

Norberto Jensen, proprietário da Hot & Customs e do caminhão, conta mais detalhes. “Ele ficou mais de 40 anos na fazenda, nunca havia rodado no asfalto. Depois disso, ficou mais de 15 anos encostado e aposentado. Apesar do tempo parado, se manteve íntegro e original, tanto que, quando o trouxe para a oficina, bastou uma limpeza no carburador e uma bateria nova para que ele andasse novamente”, lembra.

Inspirado em projetos de caminhões rat norte-americanos, Norberto optou por encurtar e rebaixar o truck, além, é claro, de proporcionar a ele uma mecânica ainda mais forte. “Quando tomei conhecimento da existência desse caminhão, comprei-o na hora e imediatamente já tinha para ele um projeto em mente, já sabia o que fazer”, afirma.

Mais original possível

Na parte externa, todos os detalhes foram mantidos do jeito que estavam quando o caminhão foi encontrado. “Eu nem mesmo envernizei ou modifiquei a pintura”, frisa Norberto. As portas receberam o logo da Hot & Customs.

A estrutura da cabine, originalmente de madeira, teve grande parte substituída por metal, para aumentar a segurança. O tanque de combustível foi instalado na parte traseira externa com um visor aparente. O assoalho de madeira original, que possui uma estrutura de aço por baixo, foi mantido.

Além disso, foi mantida a buzina a ar original e recuperado o sistema de abertura de para-brisa. A tapeçaria foi feita de maneira simples, mas bem feita, para oferecer mais conforto ao condutor e aos ocupantes. Tanto os instrumentos do painel quanto o volante foram mantidos originais. A parte elétrica, por sua vez, foi totalmente refeita com um chicote sob medida e todos os itens elétricos e de segurança funcionam normalmente.

Configuração

Tanto o chassi quanto as partes mecânicas foram refeitas e pintadas na coloração preto Cadillac. “No meu modo de ver, um rat deve ser assim: velho na aparência, mas com um coração forte, um ótimo freio e direção, afinal, com segurança não se brinca”, reforça o responsável pelo projeto.

A parte traseira do chassi foi mantida original. No caso, apenas um dropdow foi feito e incorporado a um chassi tubular para a frente. A suspensão traseira é four link assistido por coil overs e, na dianteira, foi adotada uma suspensão Mustang II da Bergertec, com freios a disco e direção hidráulica.

O motor agora é um V8 Chrysler 318 small block, novo, alimentado por um coletor tunnel ram com dois quadrijets Holley, ignição eletrônica e um câmbio mecânico de cinco marchas da Dakota v6, o que confere um torque excepcional e o deixa muito veloz.

Na dianteira, são utilizadas rodas de 17,5” de ferro com pneus radiais de caminhão. Na traseira, foram mantidos os aros originais de 20” com pneus radiais, também de caminhão. O escape é duplo com saídas verticais.

Trabalho duro

De acordo com Norberto, foram oito meses de trabalho para deixar o caminhão com esta configuração atual. Mas todo o esforço foi recompensado. “Trata-se de um caminhão único neste formato aqui no Brasil e eu me orgulho de ter conseguido finalizar mais este sonho. Todos nós sabemos o quanto é difícil pela oferta de peças. Dependemos de importação para tudo e estas acabam muitas vezes inviáveis pela questão dos custos e da burocracia. Vencer todos estes obstáculos e ter mais um hot rodando motivo de grande orgulho”, finaliza.

Quem fez:

Hot & Customs. Tel. (11) 2043-4152.

MJ Para-brisas. Tel. (11) 2451-0419.

Memo Escapamento. Tel. (11) 2280-3626.

Nelson Tapeçaria. Tel. (11) 3392-5864.

Bergertec Suspensões. Tel. (11) 99919-1542

Ficha técnica

Chrysler Fargo 1948

Parte externa

Cabine reformada

Tanque de combustível reposicionado

Rodas de ferro de 17,5” na dianteira

Rodas de 20” na traseira

Pneus radiais de caminhão

Mecânica

Motor V8 Chrysler 318 small block

Coletor Tunnel Ram

Quadrijet Holley

Ignição eletrônica

Câmbio mecânico de cinco marchas da Dakota V6

Suspensão traseira four link

Suspensão dianteira Bergertec

Freio a disco

Direção hidráulica

VEJA O VÍDEO DESSE FARGO EM AÇÃO.

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