Além de ser um excelente automóvel, o modelo contava com uma rede de concessionárias muito forte em venda e pós-venda. E, claro, uma grade dianteira que chamava muito a atenção!
Texto: Aurélio Backo
Fotos: Divulgação
Buick 1950
A grade frontal sempre foi um elemento extremamente importante no desenho dos automóveis americanos. Ainda mais quando se olham os anos de 1940 e 1950. Se fôssemos eleger o automóvel com a grade frontal mais impressionante, o escolhido provavelmente seria o Buick 1950.
A Buick Motor Company foi fundada em 1903 e passou a fazer parte da General Motors em 1908. Com o amadurecimento da GM, a Buick passou a ser responsável por automóveis numa faixa de preço e qualidade superiores (abaixo apenas da divisão Cadillac).
A imponência da grade do Buick 1950 era dada pelo comprimento dos seus elementos. Esses se sobrepunham à lâmina principal do para-choque, encobrindo-a. O resultado final lembrava o limpa-trilhos de uma locomotiva, grande e forte! Esse estilo de grade com elementos verticais foi iniciado no Buick com o modelo de 1942 e perduraria até 1957. E se transformou em um elemento de identidade da marca, que teria sua expressão máxima com o modelo de 1950.
Para fazer jus a uma grade tão imponente, atrás dela era instalado um enorme e potente motor de oito cilindros em linha. Esse motor era fabricado em três versões: 4,0 litros e 110 HP; 4,3 litros e 124 HP e o maior tinha uma capacidade de 5,2 litros e fornecia 152 HP. Uma atração especial do Buick era o acesso ao motor. Desde 1941, o capô abria para a lateral, e era possível escolher para a esquerda ou para a direita! Em funcionamento, os motores eram livres de vibrações e silenciosos – muito apropriado para um automóvel de luxo.
Esse motor impulsionava o veículo através de uma caixa de marchas mecânica de três velocidades, mas havia a opção de uma caixa automática. A comodidade da caixa automática, batizada de “Dynaflow”, já era uma opção desde a linha de 1948!
Versões e preços
A linha Buick para 1950 era oferecida em três séries: a básica, Special, a intermediária, Super, e a mais luxuosa, cara e longa, a Roadmaster. Os modelos Special e Super eram adornados nas laterais do para-lama dianteiro com três aberturas e a Roadmaster com quatro aberturas. Esses “buracos” de ventilação nas laterais eram um detalhe lançado na linha de 1949 que perdurou por vários anos. Eram apelidados de “buracos de rato”…
O modelo mais acessível da linha 1950 era o Buick Special Coupe, que era vendido por 1.803 dólares. Na outra ponta, eram necessários 3.407 dólares para adquirir o modelo mais caro, o Buick Roadmaster Station Wagon. Para termos uma ideia de quanto isso significava, o modelo mais em conta da General Motors, à época, era o Chevrolet Bussines Coupe, com preço de 1.329 dólares. Por outro lado, o mais básico dos Cadillac, a linha top da General Motors, era vendida por 2.761 dólares.
Para termos uma ideia ainda melhor desses valores, poderíamos imaginar que o valor do Chevrolet 1950 custaria o que atualmente custa o carro nacional mais barato: R$ 30.000. Neste caso, o Buick mais em conta custaria R$ 40.700, o mais caro R$ 76.900,00, e o Cadillac básico R$ 62.325. Conclusão: pouca diferença entre um carro básico e um de luxo…
As opções de carrocerias da linha de 1950 eram bem variadas. Um motorista com um perfil mais esportivo poderia optar por uma versão conversível. E, ao contrário, quem precisasse transportar toda a família e bagagem, poderia optar pela station wagon. Além desses dois extremos, havia modelos coupe de duas portas, sedan de quatro portas e sedanete de duas portas (modelo em que a transição entre o teto e a traseira do carro era feita de forma contínua). E, por fim, havia o modelo coupe hardtop. Os hardtops eram feitos para parecerem conversíveis, com duas portas sem coluna, mas com teto fixo.
O ano de 1950 foi um excelente ano para a Buick – 552.827 unidades produzidas! Em um mercado com tantos concorrentes e vendendo um produto numa faixa de preço superior, a montadora chegou ao honroso quarto lugar em vendas. Uma marca excepcional dentro do mercado norte-americano. O Buick 1950, além de ser um excelente automóvel, contava com uma rede de concessionárias muito forte nas ações de venda, e muito competente no pós-venda. E não vamos esquecer: uma grade dianteira que chamava muito a atenção!
VEJA TAMBÉM: Limusine ou Buick 1949 conversível? Os dois…