Conheça alguns trabalhos mais importantes do brasileiro que constrói modelos automotivos por computação gráfica

Texto e fotos: Victor Rodder 

Comecei a falar sobre customização virtual e sobre o fantástico trabalho de Dan Palatnik, esse brasileiro que está há mais de 25 anos trabalhando com computação gráfica e aplicando seus conhecimentos na construção de modelos automotivos.

Naquela edição acredito que já tenha ficado clara a enorme vantagem desse tipo de iniciativa, mas talvez eu não tenha conseguido demonstrar todas as formas de utilização do trabalho de Dan. Por isso, nesta edição, vou falar um pouco de seus clientes.

O primeiro, e que foi um dos que mais me impressionaram, é um californiano que comprou uma Ferrari dos anos 90 e resolveu fazer um projeto novo em cima dela, utilizando carros do famoso projetista Pedro Drogo: uma nova carroceria baseada na Bizzarrini P-238, mas com detalhes da Ferrari 250 e Breadvan.

A ideia era colocar de forma harmoniosa o que mais agradava ao cliente em cada uma delas: a frente de uma, traseira da outra…  A Bizarrini P538 de 1965, a Ferrari 330P de 1967 e Ferrari 250 GT Breadvan de 1961. E o resultado ficou incrível!  O cliente logicamente acompanhou todo o progresso do trabalho, fez várias críticas e comentários até que o resultado final fosse alcançado. Mas no final, satisfação total.

O projeto “Ferrari Drogo” agora está em fase de construção, com as seções retas para corte e preparação da carroceria entregues, aguardando a construção.

E esse é um dos muitos trabalhos únicos que Palatnik vê surgir de seu computador. Outro exemplo é um Streamliner da SoCal. O cliente, Mike Schoss, fará um modelo 1:43, mas nada impede que em breve esse projeto subsidie algo maior.

Existem ainda projetos como esse vermelhinho, encomendado por Casper Iversen, da Dinamarca, que pretende montar num chassi de VW esse carro, que foi inspirado no JAWA 750 de 1935.

Já essa Pontiac 1954 foi encomenda por uma produtora de filmes inglesa. De cara já pediram algumas alterações, como piscas traseiros de Caddy 59, calotas aftermarket e um shaved básico. Dan então modelou o carro stock, e depois foi fazendo as modificações, como se estivesse realmente dentro de uma oficina!

Outro grande cliente de Dan é Geoffrey Hacker, da Forgotten Fiberglass. É por meio dos modelos em 3D que ele promove os carros antes de ficarem restaurados. Alguns exemplos são este Chicago ano 1954 e o Maverick Sportster 1952!

E que tal um carro para a Revell? Sim, a tradicionalíssima empresa está nesse rol: o Ford Thames Van 1949 da caixinha saiu do Rio de Janeiro!

E o trabalho produzido aqui, em terras tupiniquins, é tão bom que até mesmo o grande Dick Nesbitt, projetista que trabalhou na Ford nos anos 70, contratou os serviços de Dan.

Essa van havia sido projetada por Nesbitt em 1970, quando ele tinha 17 anos e ainda estava na faculdade. E o carro nunca foi produzido até onde se sabe. E agora está aqui!  Na garagem digital, pronto para que seu criador possa pôr a mão na massa!

Outros clientes encomendam modelos que não terão um destino tão nobre, mas que vão garantir a diversão de muita gente. É o caso desse Chevrolet Cobalt 2005, que foi criado para impressão de uma carroceria de Autorama!

Mas nem tudo são flores. Alguns projetos chegam a durar dois anos. Foi o caso do Delage 1937 Aerocoupe. A encomenda foi de Marshall Buck, da CMA Miniatures e tamanho o nível de exigência do cliente, e a perfeição alcançada em todos os detalhes, que hoje, ao digitar no Google, é fácil de encontrar o trabalho de Dan inclusive em enciclopédias virtuais. Sem os devidos créditos, infelizmente, mas facilmente identificáveis quando se conhece um pouco do trabalho que ele desenvolve.

E vejam: dois anos para terminar de modelar, para que impressões em 3D em escala 1:18 fossem feitas! Mas o resultado é incrível. E os ângulos das “fotografias” desse carro? Só Dan Palatnik poderia obter! Vale a pesquisa!

Aliás, quem quiser fazer uma visita, recomendo uma paradinha no showroom de Dan, aberto  24  horas,  7  dias por semana.

E o Ford 1949 que encomendei?  Bem…  as  coisas  estão  evoluindo. E rápido! Mas vou mostrar apenas uma parte do resultado, porque mês que vem tem mais! Quero ver se aproveito as férias e quem sabe não termino essa matéria com uma entrevista lá na Lagoa Rodrigo de Freitas, tomando uma caipirinha e olhando a vista! Dan sabe não só de modelagem, como também e histórias e estórias do mundo automotivo que deixariam qualquer editor de livros ouriçados! Coisas que eu ando louco para ouvir…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here