Customização de alto nível para competir na categoria Street Rod do tradicional evento anual Good-Guys

Texto: Pedro Lessa
Fotos: Ricardo Kruppa

Chevy Nova

O Chevy Nova, inicialmente nomeado de Chevy II, teve sua produção iniciada no ano de 1961 com um conceito inovador de robustez, funcionalidade e versatilidade, se colocando diretamente como um carro concorrente do Ford Falcon, que tinha quase as mesmas características.

Com uma carroceria compacta e leve, em comparação com as dos demais muscle cars da época, e aliada a opções de motores que variavam entre mecânicas quatro, seis e oito cilindros – estes, fizeram e ainda fazem jus à fama do modelo, por ser ágil, principalmente em suas versões Super Sport (SS) e Yenko.

No caso deste exemplar, cujo proprietário preferiu manter-se anônimo, o modelo SS ano 1969 era um desejo que o acompanhava desde a adolescência e que foi realizado com a compra deste Chevy que agora figura nas páginas da Hot Rods.

“O carro necessitava de reparos na mecânica, além de uma boa reforma na tapeçaria e na pintura, que já estava bem gasta apesar de ainda ser original”, explicou o norte-americano à nossa equipe.

Sendo assim, o dono da Chevy decidiu refazer o carro por completo, customizando-o da forma que fosse de seu agrado, sem tirar muitas das características originais deste modelo marcante.

O trabalho foi iniciado com o serviço de funilaria e pintura, que resultou no novo visual “saia-e-blusa” dominado pelo preto metálico, marcado pelos flames acima dos para-lamas traseiros, que puxam para o verde perolizado na parte superior da carroceria. As linhas se mantiveram originais, como demanda o estilo escolhido pelo proprietário: um legítimo Street Rod.

Na parte interna do Chevy, as modificações foram severas, incluindo a instalação dos novos forros de porta, console e do painel “alisado” (sem porta-luvas), montados com instrumentação completa da Moon, além de volante e pedaleiras Billet e bancos concha no melhor estilo “vintage”.

A mecânica GM V8 350” (Small Block) de 5.7 litros recebeu melhorias à altura do restante do veículo, tais como a troca do sistema de alimentação original por um hostil carburador Holley Quadrijet de 750cfm montado em um coletor de admissão Holley Junior, conjunto que otimizou o fluxo de ar e combustível para a admissão do motor. Os novos cabeçotes receberam preparação pesada para serem compatíveis ao novo sistema de alimentação, com válvulas e sedes maiores, molas duplas, balanceiros roletados, e comandos de válvulas Crower 298º de duração simétrica. As polias originais do motor foram substituídas por modelos mais leves da Billet. Para expulsar os gases do motor, um par de coletores 4×1 dimensionados ocupou o lugar dos originais, que estrangulavam o sistema.

Além de toda a cavalaria no motor, o SS recebeu sistema de suspensão Four-Link na traseira, além de amortecedores retrabalhados na dianteira e traseira, com maior carga. Os pneus, que também colaboram com a tração, possuem largura 255 na traseira e 235 na dianteira, calçados por rodas American Racing. Na parte de frenagem, o sistema recebeu discos frisados na dianteira e sólidos na traseira. Tudo projetado minuciosamente para suprir o gosto e as necessidades do dono, que decidiu viajar até Indianápolis para visitar a edição 2012 do evento anual da Associação Good- Guys e, sem grandes pretensões, se tornou o carro favorito entre os demais Street Rods presentes.

Ficha Técnica – Nova SS 1969

Parte externa

Suspensão com amortecedores retrabalhados e sistema four-link na traseira

Pneus Kumho com largura de 255 na traseira e 235 na dianteira

Rodas American Racing 15”

Freio a disco nas quatro rodas

Parte interna

Painel alisado com instrumentação Moon

DVD player Jensen

Bancos concha “oldschool”

Pedaleiras Billet

Volante Billet

Alavanca de câmbio Hurst Automatic 2

Mecânica

GM 350” 5.7L Small Block

Carburador Holley 750CFM

Cabeçotes em alumínio preparados

Coletor de admissão Holley Jr.

Coletores de escape Summit

Tanque de combustível feito em inox

Comandos de válvulas Crower 298º x 298º

Kit de polias Billet

Câmbio TH400, 5 marchas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here