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Customização: Aparando as arestas – Parte 2 - Hot Rods
Saiba mais sobre os “rounded corners”, os famosos cantos arredondados, muito populares na customização de carros já nos anos 50
Texto: Victor Rodder
Fotos: Custom Car Chronicle/Divulgação
Aparando as arestas do carro
Como prometemos na edição anterior, este mês vamos falar mais sobre os “rounded corners”, ou cantos arredondados. Como acontece com a maioria das coisas no início da história dos carros personalizados, não há muitos registros escritos ou fotográficos dos primeiros anos. Por isso, é muito difícil dizer quando exatamente o primeiro teto foi cortado, a primeira grade foi estreitada ou quando os primeiros cantos foram arredondados, para fazer com que um carro parecesse melhor, maior, mais ágil e mais exclusivo.
Um daqueles “famosos” customs das décadas de 1940/50 e que deveria ter os cantos arredondados (mas não tinha) é o Ford 1941 de Jesse Lopez. Criado entre 1947-48 por Jesse e Sam Barris, o carro nunca teve os cantos arredondados, apesar de praticamente todas as outras partes da carroceria terem sido modificadas
O que se pode dizer com certeza é que, já em 1950-51, arredondar os cantos de carros personalizados era muito popular. Mas muitos carros famosos no mundo da customização já tinham cantos arredondados desde a década anterior.
Para apresentar a vocês um pouco da história desse tipo de alteração, fui pesquisar em alguns lugares. E quem melhor definiu as origens dos cantos arredondados foi Rik Hoving, do site Custom Car Chronicle, que gentilmente me cedeu as imagens que ilustram esse texto.
Rik é, dentre outras funções, o editor-chefe do CCC, historiador de carros personalizados, e quem iniciou, em 2004, um verdadeiro museu on-line de customs cars. Rik também é designer gráfico e tem muitas histórias e conhecimento para compartilhar. Ainda vamos falar muito dele nesta revista.
Um daqueles “famosos” customs das décadas de 1940/50 e que deveria ter os cantos arredondados (mas não tinha) é o Ford 1941 de Jesse Lopez. Criado entre 1947-48 por Jesse e Sam Barris, o carro nunca teve os cantos arredondados, apesar de praticamente todas as outras partes da carroceria terem sido modificadas
Barris criou esse carro entre 1948 e 1949. O Ford “Snooky” Janich tinha os cantos de porta arredondados, porém o canto superior da tampa do porta-malas continuava original: quadrado, como se nota nesta foto de 1949
Já em 1951, vemos o mesmo Ford de Snooky Janich, agora com a tampa arredondada. A foto foi tirada na oficina de Barris, na Atlantic Blvd
Quando o Ford de Snooky Janich foi restaurado, anos atrás, foi possível notar que o serviço tinha sido feito no mesmo “padrão” que o feito no de Jack Stewart: grosseiro, mas esteticamente funcional
Os cantos de porta do Ford de Snooky foram arredondados quando o teto foi rebaixado pela primeira vez. Com as calhas de chuva retiradas, os cantos quadrados aparentavam estar totalmente fora de contexto, e por isso foram modificados. Mas, duramente o processo de restauração, foi possível notar como o serviço aparentava ser bem feito com as portas fechadas, mas por dentro era necessário ainda um serviço melhor de acabamento
O Ford 1942 de Marcia Campbell foi construído na oficina de Barris por volta de 1949, e concluído em 1950. Nesse carro, praticamente tudo foi feito – pacote “gold” de customização – molded in, shaved, sem calha de chuva, cantos internos e externos da janela da porta arredondados, grade modificada, faróis frenched, friso customizado, side spots, e por aí vai… Mas a tampa traseira continuou quadrada. A foto colorida foi feita em 1950. Algum tempo depois o carro foi vendido para Ann De Valle e repintado de dourado (Sierra Gold) e mesmo assim não mexeram na tampa! Vai entender…