Customização: Aparando as arestas – Parte 2

0

­­­­Saiba mais sobre os “rounded corners”, os famosos cantos arredondados, muito populares na customização de carros já nos anos 50

Texto: Victor Rodder
Fotos: Custom Car Chronicle/Divulgação

Aparando as arestas do carro

Como prometemos na edição anterior, este mês vamos falar mais sobre os “rounded corners”, ou cantos arredondados. Como acontece com a maioria das coisas no início da história dos carros personalizados, não há muitos registros escritos ou fotográficos dos primeiros anos. Por isso, é muito difícil dizer quando exatamente o primeiro teto foi cortado, a primeira grade foi estreitada ou quando os primeiros cantos foram arredondados, para fazer com que um carro parecesse melhor, maior, mais ágil e mais exclusivo.

Aparando as arestas
Um daqueles “famosos” customs das décadas de 1940/50 e que deveria ter os cantos arredondados (mas não tinha) é o Ford 1941 de Jesse Lopez. Criado entre 1947-48 por Jesse e Sam Barris, o carro nunca teve os cantos arredondados, apesar de praticamente todas as outras partes da carroceria terem sido modificadas

O que se pode dizer com certeza é que, já em 1950-51, arredondar os cantos de carros personalizados era muito popular. Mas muitos carros famosos no mundo da customização já tinham cantos arredondados desde a década anterior.

Para apresentar a vocês um pouco da história desse tipo de alteração, fui pesquisar em alguns lugares. E quem melhor definiu as origens dos cantos arredondados foi Rik Hoving, do site Custom Car Chronicle, que gentilmente me cedeu as imagens que ilustram esse texto.

Rik é, dentre outras funções, o editor-chefe do CCC, historiador de carros personalizados, e quem iniciou, em 2004, um verdadeiro museu on-line de customs cars. Rik também é designer gráfico e tem muitas histórias e conhecimento para compartilhar. Ainda vamos falar muito dele nesta revista.

VEJA TAMBÉM: Customização: Aparando as arestas – Parte 1.

VEJA TAMBÉM: Ford 1929 Phaeton: Fazendo seu próprio carro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here