Conheça a história do leitor de Hot Rods que construiu o carro que levaria sua filha à igreja para o casamento

Texto: Aurélio Backo
Fotos: Marco Antonio Gonçalves Pontes

Ford 1929 Phaeton

O ser humano, desde que surgiu na face da Terra, precisava se movimentar para buscar comida, água, abrigo. Essas necessidades básicas o fizeram inventar a roda, há mais de 4.000 anos, o carro a vapor, em 1769 (Nicolas-Joseph Cugnot, na França) e, finalmente, em 1885, o primeiro carro a gasolina (Carl Benz, na Alemanha). Mesmo hoje em dia, há homens (e mulheres) que têm o desejo de construir o próprio carro em vez de simplesmente ir a uma loja e comprá-lo.

E, para preservar este “instinto” humano de fabricar seu próprio meio de transporte, é que a legislação prevê o registro de veículo de fabricação própria, ou carro artesanal. O leitor da revista Hot Rods Marco Pontes, da cidade de Maceió (AL), contatou-me alguns anos atrás perguntando se eu teria em melhor resolução um desenho com dimensões de um Ford 1929 Phaeton publicado na edição 44 de Hot Rods.

Ford 1929 Phaeton
Ford 1929 Phaeton

Confirmei que poderia mandar o desenho via e-mail e descobri que seu objetivo era montar do “zero” um carro destes. Um detalhe importante: a carroceria seria construída usando chapas de metal! Engenheiro mecânico de formação e atuando na manutenção de usinas de açúcar e álcool, conhecimento para tal proeza não faltava ao nosso destemido leitor! Cerca de dois anos e meio depois, o carro estava pronto!

No final, a construção teve de ser acelerada, pois a estreia do carro seria em um evento muito importante: levar sua filha Ana para a cerimônia de casamento! A carroceria escolhida para o modelo foi a elegante “Deluxe Phaeton”, modelo conversível de duas portas para cinco passageiros. A única parte não executada em metal foram os para-lamas dianteiros.

Mecanicamente, o modelo foi equipado com um motor Ford CHT de 4 cilindros, 1,6 litro e 75 cv de potência, caixa de 4 marchas de Chevette, suspensão dianteira e traseira de Opala e rodas raiadas de 16” feitas especialmente para o carro. Em visita à capital alagoana, em novembro, pude visitar o amigo Marco e conferir de perto sua obra. O carro foi executado com muito capricho e não foi tomado nenhum atalho na sua construção. Tudo foi construído especialmente para ele: capa de radiador, para-choques, capota, lanternas, quadro de vidro…

Ford 1929 Phaeton
Ford 1929 Phaeton

E a lista é grande. Melhor do que ver o carro pessoalmente foi poder fazer um test-drive pelas ruas de Maceió! A qualidade da construção ficou mais uma vez comprovada com a inexistência de ruídos, suspensão confortável, direção leve e precisa e freios eficientes. E, para quem gosta de carros, nada como perceber uma discreta torção da carroceria por se tratar de um carro conversível.

VEJA TAMBÉM: Como legalizar um carro artesanal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here