Ford 1932 “Woody”: 30 com toque de 50

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Fotos: (Por- Ricardo Kruppa)

Da redação

Rodder constrói Ford 1932 em fibra e adiciona madeira na carroceria, o que lhe garante um aspecto cinquentista. Confira!

Construir um hot rod poderia muito bem ser comparado ao trabalho de um pintor sobre uma tela em branco. O resultado tanto pode ser uma cópia – às vezes perfeita – da obra de um artista famoso, quanto um quadro inédito, fruto do espírito criativo do artista. No universo dos Hot Rods, muitas vezes, o meio termo é o caminho trilhado pelos rodders para trazer à luz um automóvel que ganhe a admiração e o interesse, de possíveis compradores.

Pois este parece ser o caso deste hot, inspirado em um Ford 1932, mas que recebeu um ingrediente típico dos anos 50, a carroceria revestida de madeira, que lhe garante o apelido de “Woody”.

A obra saiu da oficina WW Trevis, de Santo André, na Grande São Paulo, comandada pelo rodder Reinaldo Valter Trevisan, de 53 anos, conhecido como Trevis, e que trabalha no ramo há 35 anos. “Comecei na profissão construído buggys, mas minha paixão por carros antigos me conduziu para este caminho”, conta. A especialidade da WW Trevis é a construção de carros em fibra de vidro, e este é terceiro “Woody” que saiu das pranchetas da oficina.

Segundo o rodder, a “inspiração” para este projeto veio de um hot norte-americano. “Um carro parecido com este, pintado de amarelo, já frequenta os encontros e publicações norte-americanos desde 2010”, conta Trevis.

Sobre um chassi tubular, foi acoplado um torpedo com o colete de fibra de vidro do Ford 1932. Instalada no chassi, foi feita uma estrutura metálica sobre a qual foram aparafusadas e coladas as tábuas, lixadas e envernizadas de madeira – angelim, mogno e imbuia.

Motor de Mustang

A mecânica é oriunda de um Mustang 1995 acidentado. O motor 302 , originalmente alimentado com injeção eletrônica, agora funciona com carburador Motorcraft, original do Ford Landau. O cofre ainda recebeu itens como tampas de válvulas e filtro da marca Powered by Ford

.

O câmbio é automático de três marchas, também doado por um Landau. Itens como faróis e lanternas são originais do Ford 1932  e o retrovisor externo foi doado por um motocicleta Harley-Davidson. A suspensão dianteira é um kit Mustang II.

Na frente foram instalados pneus 5.60 aro 15, tala 4,5” e na traseira são Mickey Thompson modelo Indy Profile na tala 10”, montados em rodas de ferro. O teto é de lona, como o do Ford Galaxie, e na parte interna é revestido de madeira envernizada.

Bancos rebatíveis

Na parte interna, o carro tem bancos dianteiros individuais e na traseira eles são escamoteáveis, para ampliar o espaço útil no porta-malas. Tanto os bancos quanto as laterais de portas são revestidos de couro marrom. O volante é um modelo Banjo, produzido artesanalmente.

Pronto há cerca de um ano, o Ford 1932 Woody aguarda um comprador disposto a pagar R$ 160 mil levar o espírito de um carro dos anos 30, customizado à moda dos anos 50, para sua garagem. Quem se habilita?

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