Raro Ford 1934 vira um hot rod impecável nas mãos de especialista no assunto
Texto: Vitor Giglio
Fotos: Ricardo Kruppa
Ford 1934
O modelo 1934 é um dos Fordinhos menos vistos por aqui da linhagem dos anos 30. São poucos os exemplares que chegaram dos Estados Unidos para cá, e menor ainda é a quantidade dos que estão na ativa hoje.
O customizador curitibano Sérgio Liebel, entretanto, já teve alguns destes, e incrementou ainda mais sua lista quando encontrou o modelo que ilustra esta reportagem em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Adquirido na troca por outros dois modelos que pertenciam a Liebel, o Fordinho 34 já veio parcialmente montado pelo antigo proprietário. “O carro estava bem cuidado, montadinho, vinha sendo trabalhado com muito carinho, mas não estava funcionando. Inicialmente eu pensei que resolveria os probleminhas em 50 dias, mas com o passar do tempo fui percebendo que não seria tão simples. No final das contas, trabalhei 11 meses para deixá-lo como ele está agora”, afirma Liebel.
Vermelho clássico
A cor escolhida pelo profissional foi o vermelho clássico, ótima opção para destacar ainda mais os traços originais da carroceria trabalhada em lata. O teto foi rebaixado, pois de acordo com Liebel o original é muito alto. “O teto rebaixado tira um pouco o visual sisudo e dá um ar mais de hot bandido”, afirma.
Os para-lamas foram realinhados e a grade dianteira utilizada é do Ford 1933. Os faróis dianteiros são originais, enquanto as lanternas traseiras são formato gota, do Ford 1939. Nas imagens, o Fordinho aparece sem a tampa do capô, mas em breve, receberá uma. “Estou trabalhando em uma versão fechada na parte de cima e aberta dos lados”, frisa Liebel.
O modelo atualmente calça rodas Kidney Bean, de 15” na frente e 17” atrás. Os pneus medem 195x65x15 e 235x70x17, respectivamente.
Bem acabado
Para o interior foi criado um acabamento totalmente novo, com a utilização de couro nos bancos e laterais de porta, e carpete. A parte funcional recebeu novo painel, assinado pela Autometer, molduras da Billet Specialties e coluna, seletor de câmbio e pedal Art Billet. Ar condicionado, câmera de ré e multimídia são outros mimos adotados.
330HP
A parte mecânica é capitaneada por um propulsor 302, com quadrijet Edelbrock, comando 296 e caixa automática C4. O conjunto é capaz de gerar atualmente 330 cavalos de potência. O radiador foi redimensionado e reposicionado e a suspensão é independente na dianteira e 4 link atrás. “Ele é muito bom pra usar. Possui um conjunto extremamente confortável pra rodar”, garante o criador da fera.
Sérgio Liebel reconhece o esforço de todos os envolvidos anteriormente no projeto, além daqueles que o ajudaram quando o Fordinho chegou a suas mãos. Além disso deixa um recado edificador para todos os rodders que, assim como ele, enfrentam dificuldades diárias para finalizar determinados projetos. “Quando a gente pega um projeto já andamento, pela metade, as dificuldades para finalizá-lo são ainda maiores do que quando começamos do zero. Gostaria de dizer para aqueles que passam por isso, para não desistirem e irem até o fim, porque no fim, sempre vale a pena”, afirma. Se o homem falou, tá falado!
Agradecimentos: “Gostaria de fazer um agradecimento especial ao meu parceiro de luta e ferrugem Sidney Lindbeck”, Sérgio Liebel.
Quem fez:
Hot Rusty (41) 3254-7178
Polaco Estofamento (41) 99155-0996
Rei Davi Arte Elétrica (41) 98524-9540
Valmir Estofamentos (31) 9261-1500
Pintura Sérgio Reinaldin (41) 3373-5631
Márcio Vidros (41) 3673-6412
Ficha técnica
Ford 1934
Parte externa
Pintura vermelho clássico
Teto rebaixado
Para-lamas realinhados
Grade americana do Ford 1933
Faróis originais
Lanterna traseira “gota” do Ford 1939
Rodas Kidney Bean 15” e 17”
Pneus 195x65x15 e 235x70x17
Parte interna
Painel Autometer
Molduras Billet Specialties
Coluna Art Billet
Seletor de câmbio Art Billet
Pedal de acelerador Spoon
Pedal de freio Art Billet
Revestimento em couro
Mecânica
Motor 302
Quadrijet Edelbrock
Caixa automática C4
Comando 296
Suspensão dianteira independente
Suspensão traseira 4 link
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