Ford Tudor 1929: Caótico!

0
Ford Tudor 1929
Ford Tudor 1929

Ford Tudor 1929 é repaginado no melhor estilo rat. Proprietário é José Tibiriçá, o Tibira, figura conhecida no underground paulistano

Texto: Vitor Giglio
Fotos: Ricardo Kruppa

Ford Tudor 1929

José Tibiriçá Martins, o Tibira, é figura conhecida dos apreciadores da cultura underground paulistana. Proprietário da antiga Caos, agora renomeada Central Caos – um misto de loja de antiguidades e bar – o empresário, produtor e rodder foi, durante muito tempo, figurinha carimbada no chamado “Baixo Augusta” (trecho boêmio da popular rua na região central de São Paulo).

Seu posto de trabalho mudou recentemente da Rua Augusta para a Santa Cecília, mas o que não mudou – muito pelo contrário – foi sua paixão por veículos antigos. Esta, só cresce “desde moleque”, como ele mesmo garante, na época em que andava no Maverick que seu pai possuía.

A sua própria história no universo dos antigos começou na vida adulta, quando passou a rodar e dar uma mexida em Fuscas, e depois evoluiu para modelos mais sofisticados e aclamados, como Impala e Dodge. “Eu sempre vi muito filme americano e sonhava em ter um rat rod caprichado, portanto, essa customização é de fato a realização de um sonho”, afirma Tibira.

Quem deu asas ao sonho do produtor foi o Tudor 1929, de cinco janelas, que protagoniza esta reportagem. Mas não pense que foi moleza chegar neste belíssimo resultado. “Eu comprei esse carro oito anos atrás e tentei durante muito tempo levar o carro em alguns lugares aqui em São Paulo para dar início à customização, mas eu tive mais dor de cabeça do que resultados práticos. Foi quando decidi levar o carro até Curitiba, no Polaco Garage Custons”, lembra Tibira.

Ford Tudor 1929
Ford Tudor 1929

+ rat possível

A ideia de Tibira era deixar o Tudor com aspecto de rat rod, o máximo que fosse possível. “O carro estava completamente original e bem conservado para um modelo da década de 20”, afirma.

A estrutura do Fordinho foi repensada a partir de um novo chassi. O eixo dianteiro foi rebaixado em 2” e atrás foi montado um sistema four link triangular com airbags.

As rodas são nacionais, de 13” na frente e 17” atrás, com pneus faixa branca. Por fora, a lata ficou com a coloração marrom fosco. Além disso, o teto foi rebaixado e foram adotadas lanternas do Ford 1937.

Ford Tudor 1929
Ford Tudor 1929

Motor Chevrolet

Outro destaque no aspecto visual do rat de Tibira é a motorização exposta. O propulsor é oriundo de um Camaro 1969, trata-se do motor Chevrolet 350. Ele possui tripla carburação e, para cada uma delas, há um filtro, montados pensando exclusivamente no look.

O coletor de admissão é Offenhauser e o radiador é de alumínio. O câmbio adotado é um automático, de três velocidades.

Por dentro, destaque para bancos de madeira, pedais feitos a mão e para o volante, extraído de um Ford T 1929. A manopla de câmbio é um microfone Elvis. “Eu não quis me espelhar em customizações nacionais. Tentei fazer o mais diferente possível do que a gente vê rotineiramente por aqui”, frisa Tibira.

Devido à estrutura do carro, Tibira não o utiliza diariamente, até porque ele não pode tomar chuva, mas para quem frequenta o bairro da Santa Cecília, ou participa da Corrida Maluca (evento organizado por Tibira que parte da Praça Charles Muller, em frente ao estádio do Pacaembu, e percorre pontos turísticos da cidade de São Paulo), a chance de cruzar o Fordinho rat é bem grande. Se você tiver esta chance, não perca a oportunidade de conferir o Tudor e bater um papo com Tibira!

Quem fez:

Polaco Garage Custons. Tel. (41) 9945-1412.

www.garagecustons.com.br

Ficha técnica

Ford Tudor 1929

Parte externa

Teto rebaixado

Rodas de 13” na dianteira e 17” na traseira

Pneus faixa branca

Coloração marrom fosco

Lanternas do Ford 1937

Parte interna

Bancos de madeira

Pedais hand-made

Volante do Ford T 1929

Manopla de câmbio microfone Elvis

Mecânica

Motor Chevrolet 350

Tripla carburação

Coletor de admissão Offenhauser

Radiador de alumínio

Câmbio automático de três velocidades

Novo chassi

Eixo dianteiro rebaixado em 2”

Eixo traseiro com four link

VEJA TAMBÉM: Ford T-Bucket: Bactéria nervosa!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here