Texto: Vitor Giglio
Mecânica paranaense utiliza estrutura de caminhão Chevrolet C-68 para criar projeto ousado no estilo “ratão”
O projeto que você irá conhecer a seguir não tem absolutamente nada de purista ou conservador. Pelo contrário! É um dos mais ousados que vimos nos últimos tempos. Afinal, não é todo dia que se vê um caminhão Chevrolet C-68 utilizado como plataforma para a criação de um rat truck.
O mérito é todo do mecânico e operador de máquinas pesadas Elvis Cristian Zeni, de 34 anos, de Cafelândia, Paraná. “Eu tenho uma paixão por estes modelos C-10 e C-68 desde moleque. Aprendi a dirigir, quando jovem, em um caminhão destes. Quando adulto, passei a trabalhar com estes caminhões, ou seja, posso dizer que eles me acompanham durante toda a minha vida”, afirma o ousado rodder.
Estrutura
Esta customização tem início a partir do momento em que Elvis encontra um caminhão C-68 sucateado e abandonado. “Foi a partir da estrutura dele que o projeto se desenhou. Antes eu já tinha feito um projeto com um C-10, mas com esse C-68, foi a primeira vez”, explica.
Do caminhão Chevrolet foram utilizados chassi, eixo dianteiro e diferencial, além da cabine, mantida em seu natural estado de conservação, já que a ideia era mesmo um visual rat rod.
V12
O ratão agora é embalado por um propulsor estacionário marítimo MWM V12. A opção pelo modelo se deu por dois fatores primordiais. “Eu queria um motor com bastante torque e que também fosse em V e não em linha”, detalha Elvis. Originalmente esse motor oferta 680HP, entretanto, Elvis abriu mão de suas duas turbinas originais e acrescentou quatro turbinas de um Scania 112. “Agora ele tem algo em torno de 1000HP à 1100HP”, garante.
O ratão, que pesa cerca de 4,5 toneladas, permanece com rodas originais, aro 20” e pneus 900×20. Foi adotado um sistema de suspensão a ar independente, tanto na traseira quanto na dianteira. A direção é hidráulica, a embreagem a ar e freios também a ar, auxiliado por óleo.
Visualmente é possível notar que a cabine foi encurtada, abaixada mais precisamente, para encaixar na nova configuração. Além disso, o eixo dianteiro foi alargado e a estrutura agora dispõe de barra estabilizadora. O cardã fica dentro da cabine e a dianteira recebeu um arado (ferramenta agrícola) que funciona como grade, no melhor estilo Mad Max, como define o próprio Elvis.
“É importante salientar que nada do que consta no projeto foi comprado novo, por assim dizer. Veio tudo de ferro-velho”, salienta o proprietário. Depois de três meses de projeto, com o caminhão concluído, Elvis garante que a ideia é continuar a realizar projetos com essas características. “Agora o que eu pretendo é criar projetos semelhantes sob encomenda. Oferecer este tipo de serviço para eventuais interessados”, finaliza.
Não há como negar que, quando se trata de caminhões rat rod, Elvis é certamente a maior referência que conhecemos.