Picape Chevy C-10 1968: Sai pra lá, formiga!

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C-10 gringa recebe customização de ponta para em nada lembrar a antiguidade: carroceria colada ao chão!

Texto: Bruno Bocchini
Fotos: Ricardo Kruppa

Picape Chevy C-10 1968

Quando você pensa que já viu de tudo algo aparece em seu caminho. É difícil fazer um projeto diferente e, mais ainda, transformar qualquer ação atraente. Isso vale para a concepção de automóveis, incluindo caminhões clássicos. No entanto, nós devemos movimentar as coisas quando tudo parece um pouco obsoleto.

Esse é o caso do modelo Chevy C-10 do norte-americano David Neal, de Illinois. A picape combina olhares tradicionais com uma dose saudável de ideias avassaladoras. David queria construir uma picape-caminhão que tivesse algumas modificações extensas. O projeto começou em 2001 e levou nove anos até ficar pronto. E foi essa persistência que colaborou para que o proprietário pudesse aprender ao longo do caminho.

Isso e uma boa ajuda à moda antiga de amigos como Joe Turk e Gary Brown. David deu a ideia de inclinar para frente a porta traseira para coincidir com o ângulo de compensação nos para-lamas dianteiros. Mas após discussões, eles concordaram que a parte de trás da carroceria também deveria receber modificações para ajustar a intenção. Essas alterações levariam em conta a colocação das enormes rodas de 24 polegadas.

Você pode estar se perguntando como o C-10 pode “sentar” tão baixo sobre as grandes rodas e pneus. Mas isso não aconteceu da noite para o dia. David construiu um novo quadro completo do firewall usando tubos de parede 2×4 3/16 polegadas que iria incorporar um three-link de configuração da suspensão traseira. Ele também construiu um sistema basculante para montar os Air Lift e obter uma relação suave para agradar os ocupantes do carro. “Posso dizer com orgulho que executei a totalidade da estrutura e suspensão. Fui chato e utilizei chapas grossas de 3/16 polegadas. Sempre que concluía a montagem, desmontava outra vez e refazia até ficar bem feita”, comenta David.

Os puxadores das portas e porta traseira foram removidos e, em seguida, a lataria foi raspada suavemente. O piso foi transplantado de um modelo Silverado 1994. “É surpreendente porque caiu bem no espaço interior do 1968. O piso foi soldado e moldado de fusão suave para as cabeceiras e anteparo”, explica.

Além das mudanças estruturais para segurar a picape colada ao chão, David somou a transmissão automática GM 4L60E ao motor 5.3L LS e carburação Edelbrock. “Parece um motor discreto para o porte do carro, mas é bastante poderoso. Junto com o sistema de escape personalizado e um par de silenciadores Flowmaster a brincadeira fica garantida”, diz David.

O combustível é contido em um tanque de gás de 18 litros personalizado que foi localizado atrás do eixo traseiro. No final, depois da carroceria formulada (a ação mais trabalhosa do projeto), a picape foi coroada com as tintas amarela e branca PPG. O efeito da pintura era, de fato, para aparentar um caminhão sem muito brilhante, mas com a lata polida.

E no interior, o assento ganhou nova espuma e foi estofado por Jerry da A1 Auto Estofos em Bartonville, Illinois. A “cereja do bolo” é cheia de tecnologia e está presente diante do aparelho de som Alpine instalado por Andy Cook, enquanto os alto-falantes foram personalizados pelos amigos Brain Bong e Dan Condre.

Tendência por definição, estatura e postura. A C-10 de David é uma picape que reúne ousadia estética com a simplicidade de um artesão. Nem mesmo uma formiga conseguiria se esconder da chuva sob a carroceria. David tem alergia a insetos.

Ficha técnica

Chevy C-10 1968

Mecânica

Motor Chevy 5.3L LS com cabeçote de alumínio; carburação e comando de válvulas Edelbrock; transmissão automática GM 4L60E.

Parte interna

Instrumentos Auto Meter; estofamento e carpete refeitos; ar-condicionado; sistema de som Alpine.

Parte externa

Rodas customizadas com 24 polegadas; carroceria com pintura em amarelo e branco PPG

Quem fez?

David Neal, Joe Turk e Gary Brown

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