Exemplar adquirido zero quilômetro, ainda na Europa está no Brasil totalmente restaurado: título de único cupê da marca no país

Texto: Bruno Bocchini     Fotos: Ricardo Kruppa

Que o Karmann-Ghia é um carro de dois lugares produzido pela Volkswagen, muitos já sabem. Agora, que ele foi projetado pela empresa italiana Ghia e construído pela alemã Karmann pode parecer informação recente demais para boa parte da nova geração de entusiastas. No início dos anos 1950 a Volkswagen produzia apenas o Fusca e a Kombi, típicos carros pós guerra – resistentes, sóbrios e baratos. O mundo, entretanto, já se recuperava da Segunda Guerra Mundial e a demanda por carros mais elegantes e luxuosos aumentava. É nessa fase que surgia o primeiro projeto de um Karmann-Ghia.

A Ghia, à época, comprou um Fusca do importador francês Charles Laudoch e sobre seu chassi terminou o protótipo em apenas cinco meses. Em agosto de 1955, o primeiro Karmann-Ghia saiu da linha de montagem de Osnabrück, na Alemanha. A reação do público ao carro foi positiva, e mais de 10 mil modelos foram vendidos apenas no primeiro ano.

Esse modelo Lowlight 1958 pertence a um cliente da oficina Old Kick Kustom, de Sorocaba (SP). Paulo Cesar de Souza, o PC, 46 anos, foi o profissional responsável pela restauração do clássico. O proprietário do veículo, médico, afirma utilizar o carro para trabalhar em hospitais com a justificativa de que “carro foi feito para andar, senão estraga”. Trata-se de um automóvel onipresente. Este é o único cupê no Brasil. Existe outro conversível 1958, mas, segundo o proprietário, este veio zero quilômetro para cá, portanto é o Karmann-Ghia mais antigo do país, uma vez que o carro começou a ser produzido por aqui somente em 1962.

O Lowlight 1958 havia sido comprado por Cleverson Forlim no Rio de Janeiro. Em 2006 ele iniciou o processo de restauração. Mas, em maio de 2014, o atual proprietário adquiriu o modelo. “Foram feitas todas as mudanças para deixá-lo original, mesmo em partes que não aparecem externamente. Trouxemos os assoalhos de fora, os vidros das portas e 1/4 traseiro; os bojos dos faróis, acabamentos, velocímetros, marcador de combustível, tudo para deixar o carro original”, comenta Paulo Cesar.

Por utilizar a mesma plataforma do Fusca/Carocha, o Karmann-Ghia herdou dele todas as configurações mecânicas, como suspensão, caixa de velocidade e freios a tambor. A mecânica que acompanha o clássico é original de fábrica, com motor 1.200 de 36 cv. A favor do design (principal apelo do Ghia Lowlight) o espaço interno não é dos melhores, com pouco vão para as pernas na frente, e pouca altura entre o banco de trás e o teto. Entretanto, o interior é refinado, com um painel protuberante, volante com dois raios e relógio. Neste modelo, tudo está original ou bem próximo da originalidade.

“Demandou muita pesquisa, mas é justamente isso que é o divertido. O grande problema que o dono encontrou foi diante de um furto. Antes de chegar para serviços da minha oficina, o Ghia estava em outra restauradora. Lá furtaram o volante que havia sido importado dos Estados Unidos. Essa foi a maior chateação porque esse volante só saiu nos KGs de 1958 e 1959. Todos os outros volantes eram iguais aos do Fusca, mas aquele não. Era uma peça dificílima de encontrar e cara”, garante Paulo.

Por fora, o carro mantém a pintura com a cor original “bamboo” com teto verde da marca PPG. Os detalhes cromados, como frisos e bordas do conjunto óptico, enaltecem o requinte do Lowlight 1958. A única tristeza do proprietário é não ter encontrado o volante raro para adicionar ao projeto. Infelicidade compensada pelos momentos de puro prazer ao dirigir o Karmann-Ghia pelas ruas brasileiras.

FICHA TÉCNICA

Karmann-Ghia Lowlight 1958

Mecânica

Original motor 1.200 de 36 cv e câmbio quatro marchas à frente e ré;

Interior

Original com painel protuberante, volante com dois raios, relógio e tapeçaria nova;

Exterior

Carroceria com pintura na cor original “bamboo” com teto verde da marca PPG, frisos cromados e pneus faixa branca;

Quem fez?

Old Kick Kustom – www.oldkick.com.br ou (15) 3411-6149.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here