Impala 65 que pertence à mesma família há quatro décadas é restaurado e volta às ruas com visual impecável
Texto: Redação
Deu trabalho, mas ficou pronto, e ficou bom, muito bom. O produtor carioca Marco Antônio Figueiredo Lopez, 45 anos, dedicou os últimos seis anos a revitalizar um carro que marcou sua infância: um Chevrolet Impala SS 1965 que pertencia ao seu pai, Félix Lopez.
“Esse era o carro da família que meu pai usava no dia a dia quando eu era criança. Só no final dos anos 80, quando ele comprou um Monza, é que ele encostou o Impala. E, desde então, o carro ficou parado na garagem de nossa casa em Bangu, no Rio de Janeiro, até que, 20 anos depois, eu o convenci a liberar o carro para que eu o reformasse”, conta Marco.
Ele conta que seu pai era um aficionado por carros antigos e que, desde pequeno, ele e seu irmão, Felipe, o acompanhavam em visitas a ferros-velhos. “Era a nossa praia, peças, montar e desmontar carros”, recorda. “Ele gostava muito de futebol, mas nós não. Então enquanto ele jogava com os amigos, nós ficávamos brincando no carro”, completa.
Essa ligação emocional estabelecida com o carro foi o combustível que levou o produtor a dedicar seis anos de sua vida para restaurar o Impala. “Ele era um xodó para mim e para meu pai. A ideia de restaurá-lo é praticamente uma homenagem a ele”, afirma Marco.
Ajudinha
O produtor explica que não possuía assim tanta afinidade com o universo dos hot rods e que, por este motivo, utilizou a própria Revista Hot Rods como consultoria. “Além de me inspirar em alguns projetos de Impala que eu via na revista, resolvi utilizar os serviços dos próprios anunciantes da revista nesta customização. Como eu não conhecia pessoalmente lojas e profissionais do ramo, confiei que os anunciantes da revista seriam boas referências para me ajudar e, por este motivo, fui atrás de alguns deles para realizar partes específicas do projeto”, lembra Marco, referindo-se a empresas como a Hot Chilli, a VFort Pneus e o Phoenix Studio.
Idas e vindas
Além das empresas contatadas por intermédio da revista, Marco contou com o auxílio de diversos outros profissionais para a personalização. “Quando o pessoal vê o carro bonito, pronto, rodando, é só elogios, mas acompanhar o processo e passar por todos os percalços que passei ao longo de seis anos, ninguém quer”, brinca. “Quando eu falava que o projeto estava na reta final, até mesmo minha esposa brincava que era a reta final de uma highway, aquele horizonte longínquo, interminável, cujo fim não se vê”, conta, aos risos.
Fato é que o projeto saiu do papel. A ideia de Marco era restaurar o Impala e, ao mesmo tempo, atualizar o seu conjunto mecânico, de maneira que o visual permanecesse fiel ao original, mas que o modelo 65 se tornasse confiável e robusto para ser utilizado normalmente nos dias de hoje.
Impecável
O visual do Impala foi preservado de maneira irretocável. Todos os novos acessórios foram importados. Destaque para a nova coloração, na tonalidade conhecida como vermelho “lúcifer”, a mesma utilizada no Citroën C3.
O interior recebeu novo estofamento, todo em couro, e nova forração. Novos acessórios originais foram adquiridos e painel, volante e manoplas foram mantidos. A atualização fica por conta da adesão de um sistema de acionamento elétrico dos vidros.
Renovado
O motor escolhido para impulsionar o novo Impala é um Chevrolet 350. A caixa de câmbio é uma TH350 e o conjunto mecânico dispõe de coletor de alumínio, carburador Edelbrock 600cfm, coletor de escape dimensionado e bomba da direção cromada.
O motor de arranque é um SBC e a bomba de combustível é elétrica, oriunda do Monza. Radiador de alumínio de três colmeias e ventoinha dupla trabalham no sistema de refrigeração.
Para frear o ímpeto do Impala, foi adicionado um kit de freio a disco nas quatro rodas. A suspensão possui buchas de poliuretano e o modelo possui rodas de 15”, com pneus 215×70 na dianteira e 225×70 na traseira, todos eles da BF Goodrich.
Reconhecimento
Seis meses antes de finalizar a personalização, Félix, pai de Marco, faleceu. A perda da referência serviu de estímulo para o produtor concluir esse trabalho com ainda mais afinco. Afinal, esta era uma singela homenagem ao pai, que o introduziu neste universo dos automóveis antigos. “Foi uma grande realização, meu pai chegou a ver o carro praticamente pronto, então eu sei que ele teve orgulho do tratamento que dei ao carro dele”, conta o filho, orgulhoso.
Para finalizar este árduo, porém irretocável trabalho de restauração, Marco humildemente pede espaço para agradecer a todos aqueles que, em algum momento, fizeram parte deste projeto. “Acho que primeiramente devo agradecer ao meu pai, que guardou este carro todo esse tempo para mim, à minha esposa, que teve uma grande paciência comigo, e aos profissionais que dedicaram seu trabalho para que o resultado fosse este.
Quem fez:
Hot Chilli. Tel. (41) 3027-0404/ (41) 3076-0204
Elitec vidros elétricos e travas elétricas. Tel. (21) 3860-0329/ (21) 2580-9371
Elétrica Telemaco (Gilson eletricista). Tel. (21) 2269-8849/ (21) 2593-9571
Scap Turbo (Arquimedes). Tel. (21) 2445-8486
VFort Pneus (Ruvaldo). Tel. (41) 3254-5222
Phoenix Studio. Tel. (41) 3362-7848
Cromagem luminosa (Roberta). Tel. (21) 2401-1955
Studio de pintura (Robson e Cícero). Tel. (21) 96413-7018
Megamarcas – instalação do motor e câmbio – (Régio mecânico) – suspensão e regulagem do motor
Luis Capoteiro. Tel. (21) 98553-3544
Globocar (sr. Aleixo, que nunca precisou de mim, mas sempre me orientou com seu alto conhecimento em automóveis e me deixava estacionar o “pequeno carrinho” lá)
Ficha técnica
Impala SS 1965
Parte externa
Pintura vermelho “lúcifer”
Rodas de 15”
Pneus BF Goodrich
Acessórios originais importados
Parte interna
Novo revestimento em couro
Acessórios originais
Vidros elétricos
Mecânica
Motor Chevy 350
Câmbio TH 350
Carburador Edelbrock
Coletor dimensionado
Bomba cromada
Radiador de três colmeias
Freio a disco nas quatro rodas
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