Dart 1979 ganha apelo de competição nas mãos de preparador paulistano
Texto: Vitor Giglio
Fotos: Ricardo Kruppa
Dodge Dart 1979
O mecânico e preparador paulistano Nicola Santos do Nascimento, de 30 anos, é um verdadeiro caçador de relíquias. Frequentador do encontro que acontece semanalmente no Sambódromo do Anhembi, na zona norte da cidade de São Paulo, Nicola sempre fica atento aos modelos mais interessantes e exóticos que por lá aparecem.
Um dos que mais chamavam sua atenção era este Dodge Dart 1979. Sem grandes modificações, mas já com blower e configurado com uma preparação de rua, o veículo pertencia a Roberto Milanez Junior, do Mopar Clube, mesmo grupo do qual Nicola faz parte.
Decidido a adquirir o modelo e caprichar em sua preparação, Nicola fechou negócio quando ofereceu um Plymouth como moeda de troca. “Minha ideia era tanto usar em eventos e eventualmente numa pista, quanto no dia a dia como meio de transporte para o trabalho”, afirma Nicola.
Leva jeito
Devido a esta versátil utilização, Nicola precisou pegar relativamente leve na preparação. “Leve”, para Nicola, é a utilização de um motor 318 com pistão e bielas originais e comando 276, kit blower 4:71, carburador Quadrijet Holley 850 e módulo de ignição eletrônica MSD.
A bomba de óleo high volume é da Holley, assim como a bomba de combustível. O câmbio é original, de quatro marchas, e o diferencial é assinado pela Dana, com relação 3.07. A ventoinha do radiador é elétrica.
Quem calça o valente são rodas originais de 14” na frente, enquanto as de trás foram substituídas por modelos de aro 15”. Os pneus são Hankook, de medidas 255×60. Para melhor tracionar é utilizada uma barra de tração e no dia a dia o Dart roda com apenas 0,8 kg de pressão, podendo chegar a 1,0 kg quando necessário. Esta configuração dá ao Dodge 280HP.
Banho
Para alcançar este aspecto visual foi preciso lixar e envernizar toda a lataria. O visual “estilo pudim” tem capô e meio teto na cor preta e o restante em metal. Por dentro, destaque para os assentos do Charger RT 1975 e para o volante, de fabricação própria, além de instrumentos como hallmeter e medidores de óleo, combustível, temperatura e blower. “Minha namorada também usa o carro durante a semana e nós, juntos, usamos ele pra viajar. Isso prova o quanto a mecânica é segura”, afirma Nicola.
Apelidado de “locomotiva”, em função da grade dianteira de inox pintada de preto, o Dodge Dart 1979 de Nicola, e da namorada, é garantia de sucesso entre os mais ousados, nas pistas, e também com os mais conservadores, nas ruas e avenidas da cidade.
Quem fez:
Oficina Nicola V8. Tel. (11) 5631-5607.
Ficha técnica
Dodge Dart 1979
Preparação
Kit blower 4:71
Carburador Quadrijet Holley 850
Módulo MSD
Motor 318
Comando 276
Bomba de óleo Holley
Bomba de combustível Holley
Câmbio original de quatro marchas
Diferencial Dana
Rodas de 14” originais na dianteira
Rodas de 15” na traseira
Pneus Hankook
Barra de tração
Parte interna
Bancos do Charger RT 1975
Instrumentos de medição
Volante feito sob medida
VEJA TAMBÉM: Dodge Dart 1971: Street legal.