Empresa curitibana fabrica réplicas em escala reduzida de Ford 1932 e MP Lafer: diversão garantida para toda a família

Texto: Vitor Giglio
Fotos: Camilo Fontana/ Divulgação

Mini-Hots

Para muitas pessoas a paixão por carros tem origem na infância, em grande parte dos casos, por influência dos pais. O curitibano Durval Magosso integra esse grupo. No entanto, o carro que mudou para sempre sua história era o do pai de um amigo. O carro? Um MP Lafer, recém-lançado. Isso, lá atrás, mais precisamente em 1974. “Desde que vi o carro me apaixonei por ele. Esse carro foi, inclusive, o primeiro veículo que dirigi, assim que obtive minha primeira habilitação. O carro era do pai do meu amigo, mas como eu era um ano mais velho que ele, nós saíamos com o carro e eu dirigia”, lembra, saudosista.

Os anos se passaram, mas a admiração pelo modelo nacional não.

Durval passou a colecionar os modelos MP Lafer ao longo de sua vida (hoje, aos 51 anos, é proprietário de quatro exemplares, sendo que um deles é 100% original), mas isso ainda não parecia ser o suficiente. Cerca de quatro anos atrás, Durval resolveu dividir esta paixão com sua filha, então com 13 anos. Sua ideia era presenteá-la com uma minirréplica de um MP Lafer, no estilo “mini-buggy”. Acontece que Durval não encontrou alguém que estivesse apto a executar o projeto. O jeito, então, foi juntar-se a um colega e construir ele próprio o presente da garota. Passaram-se dois anos entre a ideia e a conclusão da réplica.

Nascia aí a Mini Carros Clássicos, empresa especializada na fabricação de modelos MP Lafer e também do hot Ford 1932. “Em dois anos já comercializamos cerca de 15 exemplares. Nossas réplicas hoje já circulam em diversos cantos do país, além de Curitiba, tais como São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Bahia e Mato Grosso”, lembra o empresário.

Ao gosto do cliente

Durval conta que o Lafer, mas principalmente o Ford 1932, podem ser customizados ao gosto do cliente. “A configuração do Ford hi-boy 32 permite que façamos as modificações que o consumidor desejar. As possibilidades são diversas. Com essa carroceria é possível ser bastante criativo”, explica. A mecânica utilizada nas minirréplicas é a mesma: motor de 125 cilindradas, quatro tempos, com três marchas para frente e ré, com partida elétrica, freio a disco e suspensão independente. “Nos modelos Lafer gostaria de destacar o cuidado com pequenos detalhes, como o painel de madeira, o túnel falso do câmbio, tampa traseira, porta-luvas, capô, freio de mão idêntico ao original. Ele é exatamente como o veículo que vocês conhecem, no entanto, com 1,10m de largura por 2,40m de comprimento”, conta Durval. A equipe da Mini Carros Clássicos conta hoje com cinco profissionais e garante a entrega da peça em até 30 dias úteis.

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