45 Anos da National Hot Rod Association do Reino Unido
Texto e fotos: Aurélio Backo
NHRA
Das muitas raízes que o hot rodding norte-americano espalhou ao redor do mundo, a que vingou com mais força foi, provavelmente, a do Reino Unido. O Reino Unido, formado por Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales, tem como símbolo a famosa “Union Jack” – bandeira composta pela sobreposição das bandeiras de cada um desses países.
Formada em 1972, a NHRA do Reino Unido comemorou nesse ano seu aniversário de 45 anos. A associação nasceu em solo fértil: seus fundadores participavam ativamente de corridas de arrancada e compartilhavam o gosto pelos street rods. A associação provavelmente se inspirou na fundação da National Street Rodder Association nos Estados Unidos em 1970. O termo “street rod” foi criado, na época, para separar o que seria um carro antigo montado apenas para a velocidade, daqueles que, além de velozes, também seriam bons de usar no dia a dia e em longas viagens.
Contam os fundadores da associação do Reino Unido que, no encontro inaugural, foi perguntado aos participantes quantos teriam um street rod. Todos que responderam sim confessaram que ainda eram carros por terminar e alguém mais espirituoso sugeriu que deveriam então criar a “Associação Nacional dos Rods de Garagem”…
Em 1973, a associação já contava com cerca de 250 participantes. Nesse mesmo ano, foi realizado com sucesso o primeiro evento do clube com um total de 40 carros. Desses, apenas cinco eram street rods de verdade. E esses eram todos T-Buckets, modelo que na época era uma verdadeira “febre” nos Estados Unidos, principalmente por ser muito simples de se construir.
Atualmente a NHRA-UK pode se orgulhar de contar com 2.714 associados e contar ainda com 468 sócios mirins (o futuro do hot rodding está garantido!).
A associação define assim a linha de carros que seus participantes tanto apreciam: “Nossos carros têm suas raízes num estilo norte- americano particular de modificar e personalizar carros. Um estilo que remonta aos hot rods pioneiros, construídos e acelerados nas ruas, nas pistas de arrancada e nos desertos, desde antes da Segunda Guerra Mundial. E desde então, o hot rodding tem se desenvolvido em várias direções, do simples hot rod dos anos quarenta, dos custom e dos modelos radicais dos anos sessenta, dos street rods high-tech, até os poderosos dragsters de hoje em dia.
Atualmente a NSRA-UK é comandada por uma hot rodder, Sue Ayres. Ela e mais dez diretores fazem um trabalho voluntário à frente da associação e organizam anualmente dois dos maiores eventos de hots do Reino Unido, dois eventos de venda de peças, dois eventos de arrancada, publicam uma revista bimensal (a “Gasser”) e mantêm um fórum on-line. Mesmo com toda essa força e organização, a NSRA-UK ainda é vinculada à Federação dos Clubes Britânicos de Veículos Históricos, federação que trabalha para a manutenção da liberdade de uso de carros antigos.
A NSRA-UK comemorou seu aniversário de quarenta e cinco anos no evento anual realizado do dia 10 ao dia 13 de agosto passado. O evento teve um público de 6.000 pessoas que puderam apreciar centenas de hot rods e customs expostos numa enorme área gramada na pequena cidade inglesa de Bedfordshire. Confira agora algumas fotos do evento…
VEJA TAMBÉM: Chevrolet Commercial “Tigre” 1942: Heroína de guerra!