Picape Ford 1929 é personalizada com estilo: sem para-lamas, com rodas lá em cima e rebaixado
Texto: Vitor Giglio
Fotos: Ricardo Kruppa
Picape Ford 1929
Um rodder que se preze é aquele que não deixa uma boa oportunidade passar na frente de seus olhos sem agarrá-la. Ainda mais quando esta oportunidade é uma picape Ford 1929 com todo potencial para se tornar uma belíssima customização no estilo hi-boy. Juliano Durão, de 37 anos, proprietário da Fubeka Funilaria e Pintura, localizada em São José dos Campos (SP), assina embaixo.
Ele se tornou proprietário do modelo que ilustra esta reportagem após adquiri-lo de um rodder de São Paulo, quando o projeto estava ainda engatinhando. “Eu comprei o carro com o projeto ainda no papel, trouxe para cá e então ele passou por uma transformação praticamente completa”, afirma Juliano.
Segundo ele, o estado em que o carro se encontrava exigiu mudanças drásticas. “Teoricamente só deu pra aproveitar parte da mecânica e o documento”, lembra ironicamente.
Sob medida
A estrutura da picape tem como base um novo chassi, feito sob medida. Ela é rebaixada por intermédio de uma suspensão dianteira suicida de época e traseira tipo land bar, com coilover. As rodas são de 16”, Deluxe Cadillac, de época, com calota e pneus americanos. Os para-lamas foram removidos, ajudando na criação do estilo hi-boy. A carroceria foi recriada em fibra, da Lakester, e a pintura é um superverde, o mesmo do Opala SS.
V8
Quando o assunto é o conjunto mecânico, a picape não deixa a desejar. A mecânica foi acertada pela Toca Garagem, de São José dos Campos. Eles apostaram no propulsor flathead V8 8ba (original dos modelos fabricados entre 1932 e 1952). Cabeçote de alumínio e coletores Edelbrock, carburação dupla Holley bijet, radiador de alumínio e bomba e dosador com full line, importados dos Estados Unidos, compõem o conjunto. “Todas as peças do motor, exceto o bloco, e da suspensão, são cromadas. Tudo nos mínimos detalhes. Um carro de fino trato, para os amantes dos verdadeiros hot rods americanos de motor flathead da década de 40”, afirma Juliano.
Clássico
Para o interior foi planejado um ambiente mais clássico, com a utilização de forração de bancos no estilo capitonê, imitando o padrão de sofás mais antigos. Laterais de porta e assoalho também foram revestidos, um trabalho feito pela empresa Box 343, também de São José.
No painel, destacam-se manômetros importados dos Estados Unidos, da Smoken. Novo volante, manopla de câmbio e pedais acompanham.
Utilizada por Juliano mais aos finais de semana, a picape está pronta para desfilar em encontros e eventos na região. Um clássico hi-boy, para ninguém botar defeito!
Quem fez:
Fubeka Funilaria e Pintura. Tel. (12) 3929-5609
Ficha técnica
Ford picape 1929
Parte externa
Rodas 16”
Pintura Superverde do Opala SS
Carroceria em fibra Lakester
Para-lamas removidos
Mecânica
Novo chassi sob medida
Suspensão traseira land bar com coilover
Suspensão dianteira suicide
Motor flathead V8 8ba
Cabeçote de alumínio
Coletores Edelbrock
Carburação dupla Holley
Radiador de alumínio
Bomba e dosador importados
Parte interna
Instrumentos Smoken
Nova forração
VEJA TAMBÉM: Picape F1 1948: A família cresceu!