O proprietário queria um carro com pintura diferenciada. Acabou com um Hot Rod de 300cv de potência
Texto: Vitor Giglio
Fotos: Ricardo Kruppa
Ford 1932
Uma ideia na cabeça. Algumas pessoas precisam somente disso para realizar grandes projetos. Seja um bom livro, um filme ou montar um hot rod. E é nesta última opção que se encaixa o empresário curitibano Ariel Valaske, de 39 anos. Colecionador apaixonado de veículos antigos, ele é o feliz proprietário do Ford 1932 que ilustra esta reportagem.
Tudo começou quando ele passou a buscar um Ford 32 para adicionar à sua coleção. Numa destas felizes coincidências do universo hot, um amigo lhe mostrou uma fotografia de uma carcaça deste modelo exato. “O carro pertencia a um senhor de Belo Horizonte e estava à venda”, lembra. Decidido, ele não pensou duas vezes e mandou buscar o carro. “Na época, quem buscou o 32 pra mim foi o saudoso Sebastião Geronasso”, explica.
Com o carro em mãos, Ariel encostou o carro na oficina Hot & Husty, também de Curitiba, onde Sérgio Liebel tratou de fazer um projeto de restauração para o veículo. E foi justamente nesta parte da história em que Ariel revelou a sua idéia principal. Para ele, não importava se o projeto seria extravagante ou não. Ele fez somente uma exigência: “a pintura do carro tem que ser bicolor”, diz. “Não me importava nem com as cores”, brinca.
Foi em cima dessa premissa que Sérgio baseou todo o visual do carro e acabou transformando o Ford 32 num hot rod agressivo, com pintura no estilo flame e cavalaria pesada no motor. “Tudo nasceu de uma idéia. E hoje vocês conferem o resultado”, garante Ariel.
Mal-encarado
Não é porque Ariel só se preocupava com a cor que o acabamento do veículo ficaria em segundo plano. Muito pelo contrário. O carro, que se encontrava um pouco prejudicado devido às ações do tempo, teve a sua lataria toda restaurada. Outro detalhe que ajuda a compor o visual deste Ford 32 é o seu teto, que foi rebaixado em três polegadas, segundo Ariel. “As janelas ficaram com um visual mais moderno”, orgulha-se. Os pára-choques foram substituídos por duas picaretas cromadas e o pára-brisa recebeu sistema de abertura.
Quando a equipe da Hot & Husty decidiu pelas cores branco e preto, surgiu uma nova dúvida. Como seria feita a divisão? Entre as opções surgiram idéias como fazer um dégradé ou através de linhas. Eis que entrou em campo o artista Gustavo Telles, o Guga, especialista na arte de fazer pintura no estilo flame. “Fiz um desenho simples, sem muita sombra”, diz Guga. “Mas ficou exatamente do jeito que o Ariel queria”, garante.
Completam o visual externo singelas rodas da American Racing no aro 17” revestidas por pneus Goodyear 205/50/17 na frente e 225/55/17 na atrás. Esta diferença nas medidas aliada ao fato de que a parte detrás do carro está mais alta cria a ilusão de que as rodas da traseira do veículo são maiores.
O interior é um espetáculo à parte. O painel recebeu acabamento em fibra de vidro preta, o teto ganhou um alto relevo com a inscrição V8, o que já apimenta a curiosidade de quem não conhece o carro. O volante estilizado é da fabricante Billet Specialties, assim como as pedaleiras e a coluna de direção. A instrumentação utiliza relógios da Auto Meter.
Um mimo especial, projetado por Sérgio, é o pequeno painel que mostra em qual marcha o carro está, que ficou instalado junto à alavanca do câmbio, que é Lokar. “Ficou ótimo, a cada troca de marcha ele acende a indicação correspondente”, explica Sérgio.
Motorzinho?
O Ford 32 cumpre o que promete com o seu visual. A sua preparação é esmerada e garante aproximadamente 300 cavalos ao seu condutor. O trem de força é um conhecido Ford 302 V8 à gasolina que foi modificado para uma performance melhor.
Para combustão, a equipe de Sérgio utilizou pistões forjados da Trick Flow com as bielas originais. As válvulas de admissão são Manley de 1,78 polegada, específicas para motores V8, enquanto o comando é um Comp Cams de 281°/281° e o carburador um Edelbrock Quadrijet de 600 cfm´s. “A taxa de compressão está regulada em 10:1”, diz Sérgio. Já o escape utiliza válvulas de 1,47”, também da Manley, e o seu sistema foi todo trabalhado pela oficina Escapecar.
O motor ainda recebeu distribuidor eletrônico da Mallory, cabos de vela e bobina Accel, coletor de admissão e filtro de ar da fabricante Edelbrock Performer RPM.
Na parte mecânica do Ford, somente o chassi permaneceu o original, o resto tudo foi modificado. “O chassi estava bom, apenas o reforçamos e instalamos peças novas”, explica. A caixa de câmbio é uma C4 automática e o diferencial veio do primo distante Maverick.
A suspensão dianteira recebeu sistema com eixo rígido e foi rebaixada em quatro polegadas, enquanto a parte traseira recebeu sistema do tipo four links.
Com o carro pronto, Ariel circula pelas ruas de Curitiba ostentando a sua criação. “Ficou ótimo, chama muita atenção”, garante. E ele não é o único orgulhoso. Segundo Sérgio, este carro é a obra-prima de sua oficina, até agora. “É um carro clássico, demoramos um ano pra terminar, mas ficou excelente”, completa.
Uma só idéia pode gerar muitos resultados, no caso de Ariel gerou um só, mas que vale por 300.
Quem fez?
Hot & Husty. Tel. (41) 3254-7178.
Guga. Tel. (41) 9615-6361.
Escapecar. Tel. (41) 3333-5462.
Ficha Técnica
Ford Sedan 1932
Parte externa
Rodas American Racing aro 17”
Pneus dianteiros Goodyear 205/50/17
Pneus traseiros Goodyear 225/55/17
Mecânica
Motor Ford 302 V8
Pistõees Trick Flow
Bielas originais
Comando de válvulas Competition Cams 281°/281°
Carburador Edelbrock de 600 cfm´s
Válvulas de admissão Manley 1,78”
Válvulas de escape Manley 1,47”
Coletor de admissão Edelbrock Performer RPM
Bobina Accel
Distribuidor eletrônico Mallory
Cabos de vela Accel
Chassi Original
Cambio automático C4
Diferencia de Maverick
Suspensão dianteira de eixo rígido
Suspensão traseira Four Links
Freios a disco
Parte Interna
Alavanca Lokar
Coluna direção Billet Specialties
Pedaleiras Billet Specialties
Volante Billet Specialties
Relógios Autometer