Direto do subúrbio parisiense para as ruas de São Paulo: Simca 1959 ganha vida nova nas mãos de renomado customizador
Texto: Vitor Giglio
Fotos: Ricardo Kruppa
Simca Oceane Grand Carrocier 1959
Não é todo dia que a gente vê um Simca rodando por aí. Muito menos um impecavelmente restaurado. A Simca, uma montadora de automóveis franco-italiana, esteve em atividade entre 1934 e 1979, quando foi incorporada pela PSA Peugeot Citroën.
O modelo que ilustra esta reportagem, um exemplar 1959, versão Oceane Grand Carrocier, foi desenvolvido pela Simca francesa em Nanterre, a mesma base do Simca Aronde. Sua carroceria, porém, era feita pela Facel (a mesma dos Facel Verga), em Colombes, subúrbio da Grande Paris. Devido ao fato de que poucas unidades deste modelo foram produzidas, ele se tornou extremamente raro nos dias de hoje. No Brasil, por exemplo, estima-se que existam apenas três deles.
O exemplar que vocês veem nestas fotos é propriedade do casal de arquitetos Renato e Flávia, que preferem não ter seus sobrenomes divulgados. Seu antigo proprietário é João Siciliano, filho do famoso colecionador paulista Romeu Siciliano. O responsável pelo projeto de restauração é Norberto Jensen, da oficina Hot & Customs. O próprio Norberto, que acompanhou o trâmite do Simca por aqui, revela detalhes. “Este exemplar foi comprado no final de 2015 na empresa JS Autos Antigos, do João Siciliano, filho do Romeu Siciliano. Este exemplar provavelmente foi construído originalmente para o mercado americano, visto que o mostrador está em milhas, e em algum momento veio parar no Brasil. Foi encontrado via internet, pois buscávamos um veículo conversível, de pequeno porte, mas que pudesse acomodar até quatro passageiros. O veículo estava em mau estado de conservação, necessitando de restauro e não rodava, segundo informações do vendedor, há mais ou menos 15 anos”, afirma.
Mais moderno, menos original
De acordo com Norberto, o Simca se encaixou nos planos do casal por ser um conversível pequeno, europeu, oriundo dos anos 50 e com este estilo de carroceria. “Não queríamos um veículo 100% original, do tipo placa preta, e sim um veículo antigo, que fosse totalmente modernizado e customizado, para ganhar o máximo de conforto e dirigibilidade que se aproximasse dos atuais veículos”, completa.
Toda a parte externa sofreu intervenções, como a grade frontal refeita e as pestanas de farol importadas da França e restauradas. Toda a carroceria precisou ser reparada e foram reconstituídas todas as partes danificadas. “Como desejávamos atualizar o veículo o máximo possível para os atuais padrões, foi incorporado um break light na traseira”, lembra Norberto.
Os para-choques não vieram com o veículo e o original não foi encontrado para importação, então optou-se por utilizar um de outro modelo de época, totalmente customizado para encaixar no Simca.
Rodas e calotas também não são mais as originais e é utilizado um modelo de calota raiada, da Mangels, que lembra um pouco as rodas raiadas originais. Logotipos foram importados da França para os acabamentos finais.
Mais conforto
O interior foi recriado, restando somente a estrutura original do painel e os instrumentos, restaurados. Foi feita uma nova capota em canvas e os bancos, que já não eram originais, foram reformados e refeitos em couro natural preto.
O volante e o pomo do câmbio foram feitos novos, em alumínio e madeira, com incrustação de logotipo importado da França.
Foram criadas ainda algumas intervenções internas para modernizá-lo: gaveta articulada com GPS no painel, tomadas 12V e de USB no console central, tapa-sol com iluminação, sensor de ré embutido no para-choque traseiro e um equipamento de som com leitor de CD e MP3, espelhamento com smartphone, leitor de cartão e visual vintage. Além disso, foi incorporado também um sistema de ar-condicionado.
Especificações
A nova mecânica do Simca é capitaneada por um propulsor GM 2.2 a gasolina, de 4cc, injetado, com câmbio mecânico de cinco marchas, também da GM.
O chassi, monobloco, foi reconstruído, já que estava totalmente deteriorado pela ferrugem, de modo que ficasse ainda mais robusto e reforçado que o original.
Na suspensão dianteira foi instalada uma GM independente com freios a disco e direção mecânica. A suspensão traseira é de um GM Omega 4cc.
O tanque de combustível foi construído em inox, sob medida, o que elevou sua autonomia. O freio passou a ser assistido por sistema de hidrovácuo.
Feliz com o trabalho, um pouco diferente do que está acostumado no dia a dia, Norberto deixa um recado, promovendo a pluralidade e as diferenças dentro do universo rodder. “O importante é poder colocar nas ruas estas máquinas para que continuem apresentando a todos a história do automobilismo. Acredito que qualquer carro, independentemente do tipo de intervenção que sofra, fica muito mais feliz (se é que isso é possível) de estar rodando na rua do que estar deteriorando e encostado em algum lugar. Deixemos os carros antigos felizes!”, finaliza.
Quem fez:
Hot & Customs. Tel. (11) 2043-4152
Tapeçaria Nelson. Tel. (11) 3392-5864
Inox Parts. Tel. (11) 94743-3500
Memo escapamentos. Tel. (11) 2280-3626
Ficha técnica
Simca Oceane Grand Carrocier 1959
Parte externa
Grade frontal refeita
Pestanas importadas
Carroceria reparada
Novo para-choque
Rodas raiadas
Parte interna
Painel e relógio originais
Nova capota em canvas
Bancos reformados
Volante e manopla de câmbio novos
Sistema de áudio
Ar condicionado
Mecânica
Motor GM 2.2
Câmbio manual GM de cinco marchas
Chassi reconstruído
Suspensão dianteira independente
Suspensão traseira do GM Omega
Freios a disco
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