Propriedade do ícone da TV norte-americana Jay Leno, Roadster 1932 é repaginado em parceria com a GM
Texto e fotos: Ricardo Kruppa
Bowtie Deuce Roadster 1932
Nascido na mesma leva que alguns dos mais icônicos automóveis dos anos 30, o Bowtie Deuce Roadster 1932, que ilustra esta reportagem, é um modelo da GM, contemporâneo dos clássicos Ford Roadster 32 e do lendário Chevy 34.
Este exemplar pertence ao apresentador de TV norte-americana Jay Leno e sua customização foi desenvolvida em parceria com o departamento de desenvolvimento da GM. Leno, um comediante norte-americano, comandou durante anos um programa no horário nobre na NBC, um dos mais populares talkshows da TV mundial. O que pouca gente sabe é que Jay é um ícone para os rodders norte-americanos e possui uma vasta e invejável coleção de modelos das mais variadas décadas.
Sua paixão por hot rods é tamanha que, atualmente, ele comanda um programa que explora esta sua coleção: O “Jay Leno’s Garage” aborda, em cada episódio, a história de um dos modelos e seu processo de restauração e customização. Um prato cheio para aficionados, afinal, são nada menos do que 886 veículos na garagem de Leno, sendo 769 carros e 117 motos, além de uma coleção de memorabilia.
Estilo 30’s
Os traços originais do modelo foram mantidos, mas diversos upgrades se fizeram necessários para atualizá-lo. As mudanças começam na pintura, na cor prata, da Basf. Mas não adianta procurá-la em nenhum catálogo por aí, pois ela foi feita sob encomenda para este projeto.
As rodas utilizadas são de 18” na dianteira e 20” na traseira e foram pensadas de maneira a se parecerem com as do novo Corvette Z06. O capô e as grades dianteiras foram personalizados para dar um ar de “carro de pista” para o projeto, mais especificamente com a cara do Chevrolet 1934. No interior, o destaque fica por conta de novos assentos de couro e novo painel de instrumentos, inspirado no interior dos Corvette dos anos 50.
Pequeno, mas nervoso
O mote do projeto era o de celebrar os primeiros smallblock da GM. Por este motivo, um propulsor small LS7 foi escolhido para alimentar o roadster. Trata-se do mesmo motor utilizado no Z06 2006.
Trabalhando em conjunto com Leno, o departamento de desenvolvimento da GM caprichou na preparação desta pequena máquina que, em sua configuração original, já é capaz de oferecer 500HP. Com as modificações feitas neste LS7, ele chega a alcançar a potência de 580HP. Toda esta potência é transferida para as rodas traseiras por meio de uma transmissão manual de seis velocidades com uma relação de 3.73:.
A nova suspensão traseira foi extraída de um Corvette da sexta geração e o sistema de alimentação de um Cadillac CTS-V. O diferencial foi desenvolvido pela própria GM. Nada mau para um modelo com 84 anos de serviços prestados ao automobilismo mundial, não é mesmo?
Ficha técnica
Bowtie Deuce Roadster 1932
Parte externa
Rodas de 18” e 19”
Pintura Basf
Novas grades e capô
Mecânica
Propulsor GM LS7 smallblock
Transmissão manual de seis velocidades
Suspensão do Corvette
Sistema de alimentação do Cadillac CTS-V
Diferencial personalizado
VEJA TAMBÉM: Chevrolet Fleetmaster 1947: sonho realizado!