Customização de Chevrolet Apache 1959 mantém pontos fortes da picape e realiza upgrades apenas onde era necessário

Texto: Vitor Giglio
Fotos: Ricardo Kruppa

Chevrolet Apache 1959

A Chevrolet Apache é uma evolução das picapes Task Force, da GM, lançadas em 1959. O primeiro modelo que recebeu este nome foi desenvolvido em 1958, e este acabou recebendo apenas uma segunda versão, em 1959, já que a produção desta série foi, na sequência, descontinuada. O modelo que ilustra esta reportagem, um exemplar 1959, foi fotografado por nossa equipe durante um evento da Associação Good Guys que aconteceu em Charlotte, nos Estados Unidos, no final do ano passado. Destacando-se pela largura avantajada, em comparação às demais picapes produzidas na época, a Apache manteve nesta customização as principais características que a tornaram um modelo raro, mas muito apreciado até hoje, por rodders de todo o mundo: suas linhas, frente diferenciada pelos faróis e robustez.

Chevrolet Apache 1959
Chevrolet Apache 1959

Sem exagerar

Com o intuito de preservar as principais características estéticas do modelo, a parte externa da picape recebeu apenas o necessário: um conjunto de rodas Nitro, de 18” na dianteira e 20”na traseira, que rodam envoltas por pneus Kumho ECSTA, além de nova coloração, um azul-marinho da PPG.

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Muito estilo

O interior da picape é um show à parte. O painel foi pintado na mesma tonalidade champanhe da tapeçaria, que inclui bancos em couro. O interior teve a lataria revestida por manta acústica Dynamat, para amenizar os ruídos oriundos do motor. A Classic Instruments assina os seis relógios que compõem o projeto. São eles o velocímetro e o RPM que ficam atrás do volante Nitro, o manômetro de óleo, água e combustível e o voltímetro, que ficam localizados no painel central. Para finalizar, coluna de direção I Did It e ar-condicionado Vintage Air com quatro saídas no painel.

Chevrolet Apache 1959
Chevrolet Apache 1959

Nervosa!

Difícil definir o que mais se destaca neste projeto. No entanto, é inegável que a preparação desenvolvida seja cinco estrelas. O motor utilizado é um Chevrolet 350 oito cilindros. O conjunto recebeu um kit de polias Billet Specialties, que inclui polias do ar, alternador, bomba d’àgua, direção hidráulica e polias do motor. O carburador utilizado é um Holley 650, enquanto a Edelbrock assina o coletor de admissão, e o coletor de escape foi feito com 2.5”. O câmbio utilizado é um GM de cinco marchas com engate rápido. Diferencial de 9” e freio a disco nas quatro rodas finalizam a customização. Procurar um adjetivo para classificar a versão final desse projeto não é tarefa das mais simples. Porém, a palavra “impecável” parece bastante propícia para a ocasião. Concordam?

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