Conheça a história do leitor de Hot Rods que construiu o carro que levaria sua filha à igreja para o casamento
Texto: Aurélio Backo
Fotos: Marco Antonio Gonçalves Pontes
Ford 1929 Phaeton
O ser humano, desde que surgiu na face da Terra, precisava se movimentar para buscar comida, água, abrigo. Essas necessidades básicas o fizeram inventar a roda, há mais de 4.000 anos, o carro a vapor, em 1769 (Nicolas-Joseph Cugnot, na França) e, finalmente, em 1885, o primeiro carro a gasolina (Carl Benz, na Alemanha). Mesmo hoje em dia, há homens (e mulheres) que têm o desejo de construir o próprio carro em vez de simplesmente ir a uma loja e comprá-lo.
E, para preservar este “instinto” humano de fabricar seu próprio meio de transporte, é que a legislação prevê o registro de veículo de fabricação própria, ou carro artesanal. O leitor da revista Hot Rods Marco Pontes, da cidade de Maceió (AL), contatou-me alguns anos atrás perguntando se eu teria em melhor resolução um desenho com dimensões de um Ford 1929 Phaeton publicado na edição 44 de Hot Rods.
Confirmei que poderia mandar o desenho via e-mail e descobri que seu objetivo era montar do “zero” um carro destes. Um detalhe importante: a carroceria seria construída usando chapas de metal! Engenheiro mecânico de formação e atuando na manutenção de usinas de açúcar e álcool, conhecimento para tal proeza não faltava ao nosso destemido leitor! Cerca de dois anos e meio depois, o carro estava pronto!
No final, a construção teve de ser acelerada, pois a estreia do carro seria em um evento muito importante: levar sua filha Ana para a cerimônia de casamento! A carroceria escolhida para o modelo foi a elegante “Deluxe Phaeton”, modelo conversível de duas portas para cinco passageiros. A única parte não executada em metal foram os para-lamas dianteiros.
Mecanicamente, o modelo foi equipado com um motor Ford CHT de 4 cilindros, 1,6 litro e 75 cv de potência, caixa de 4 marchas de Chevette, suspensão dianteira e traseira de Opala e rodas raiadas de 16” feitas especialmente para o carro. Em visita à capital alagoana, em novembro, pude visitar o amigo Marco e conferir de perto sua obra. O carro foi executado com muito capricho e não foi tomado nenhum atalho na sua construção. Tudo foi construído especialmente para ele: capa de radiador, para-choques, capota, lanternas, quadro de vidro…
E a lista é grande. Melhor do que ver o carro pessoalmente foi poder fazer um test-drive pelas ruas de Maceió! A qualidade da construção ficou mais uma vez comprovada com a inexistência de ruídos, suspensão confortável, direção leve e precisa e freios eficientes. E, para quem gosta de carros, nada como perceber uma discreta torção da carroceria por se tratar de um carro conversível.
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