Ford COE 1946 recebe nova traseira e mecânica de Mitsubishi: resultado é o híbrido entre um truck e uma picape
Texto: Por redação
Fotos: Ricardo Kruppa
Ford COE 1946
COE – cab over engine – ou, simplesmente, cab over (cabine em cima), é a sigla utilizada para se referir aos primeiros trucks compostos pela chamada flat face (frente reta), que ao invés de possuir a motorização na frente, tinham o bloco do motor e seus componentes posicionados abaixo do cockpit.
Os primeiros modelos do tipo datam de antes de 1910, mas se popularizaram mesmo apenas nos anos 1960 e 70, sendo os preferidos até mesmo pelas companhias de Corpo de Bombeiros graças à disposição do motor, sob a cabine – que fazia sobrar ainda mais espaço para o transporte de equipamentos.
Know-how
Não é de hoje que Orlando Souza Piccoli, curitibano de 42 anos, empresário do ramo metalúrgico, estampa as páginas de Hot Rods com personalizações de caminhões COE. O especialista no assunto já construiu mais de 15 modelos distintos e a bola da vez é este modelo Ford 1946. “Há cerca de 10 anos comecei a ver programas na internet sobre customização de modelos antigos. Aquilo me inspirou e prontamente passei a fazer os meus próprios carros”, lembra Orlando sobre sua entrada oficial no universo dos hot rods.
O truck que estampa estas páginas é importado e tem origem norte-americana. “Mas não se enganem. Ele estava todo deteriorado. Todo original, na lata, mas deteriorado”, lembra Orlando.
Adeus, truck, olá, picape!
A ideia do especialista em COE era transformar o velho caminhão em uma nova e poderosa picape. Deste modo, a lataria foi toda recuperada e ganhou novos para-lamas, caixa de rodas e para-choques customizados. A parte traseira foi alargada em 3” e a caçamba foi reconstruída do zero.
A cabine foi recortada por baixo para se acomodar no chassi e foi adotada uma suspensão pneumática, com um sensor para cada roda. Desta maneira a nova “picape” pode ser nivelada automaticamente.
Na traseira, são utilizadas lâmpadas de LED importadas e na frente a iluminação é original de fábrica.
Itens como grade dianteira, para-choque, maçanetas, puxadores e detalhes das rodas de 15” receberam banho de cobre. Este tom contrasta com a pintura do modelo, um preto acetinado. Os pneus, com faixa branca, medem 255 na frente e 285 atrás.
Novinho em folha
Se, por fora, o caminhão Ford já nem se parece mais com aquilo que já foi um dia, por dentro podemos dizer o mesmo. A tapeçaria foi inteiramente refeita e o novo revestimento é feito praticamente todo em couro.
O novo painel é do modelo Pajero Dakar 2015, e foi remodelado, e outros novos acessórios constam no projeto, tais como volante Banjo, coluna escamoteável e pedaleira da Art Billet. Vidro elétrico e alarme são outros itens adicionados.
Pronto para o rally!
A mecânica que embala o COE é toda da Pajero Dakar 2015. Ela é tocada por um motor Mitsubishi 3.2 turbodiesel com câmbio tiptronic automático de cinco velocidades. “A ideia era fazer do caminhão uma picape que pudesse rolar com segurança e conforto no dia a dia, tanto em estradas quanto na cidade”, garante o responsável pelo projeto.
No dia em que criarem a categoria protótipos para picapes no Rally Dakar, não estranhe ver este caminhão COE Ford camuflado competindo por lá. Condições ele tem, de sobra!
Quem fez:
COE Garage. Tel. (41) 99268-2065
Facebook: COE Garage
Ficha técnica
Ford COE 1946
Parte externa
Para-lamas customizados
Para-choques customizados
Caçamba personalizada
Traseira alargada
Acessórios banhados em cobre
Pintura preto acetinado
Pneus faixa branca
Rodas de 15”
Mecânica
Motor Mitsubishi 3.2
Câmbio Tiptronic automático – 5 velocidades
Suspensão pneumática
Parte interna
Nova tapeçaria
Forração em couro
Volante Banjo
Coluna Art Billet
Pedais Art Billet
Painel da Pajero Dakar
VEJA TAMBÉM: Vídeo: Caminhão Fargo 1948.