Recém-aposentado, rodder curitibano aproveita a nova fase da vida customizando picape Ford 29
Texto:Por Redação
Picape Ford 1929
Depois de muitos anos de labuta, chega a hora de colher os frutos. A aposentadoria é um marco na vida de qualquer pessoa. Depois de décadas dedicadas ao trabalho, chega a hora de saborear as conquistas, desfrutar do que foi construído, colocar o burro na sombra, como no jargão popular. O curitibano Luiz Fernando Bunik, de 55 anos, acaba de cruzar esta fronteira.
Diferentemente de muitas pessoas que demoram a encontrar uma ocupação, ou atividade que os mantenham ativos, Luiz estava mais do que decidido quando se aposentou no início de 2017. Sua nova ocupação? Customizar essa picape Ford 1929.
Aficionado por veículos de época desde criança – influenciado pelo irmão – Luiz contabiliza inúmeros projetos ao longo dos anos, alguns dos quais já foram destaques aqui nas páginas de Hot Rods, tais como um Roadster 1929, um Tudor 1929, um Ford Coupé 1941 e uma picape Chevrolet 1938. “No momento as minhas preferências são hots das décadas de 30 e 40, principalmente Ford”, afirma.
Antes tarde…
O modelo que ilustra esta reportagem foi adquirido por Luiz em 2013, por meio de uma troca com um amigo. “No ano de 2016 eu comecei a restauração em uma oficina improvisada em minha própria garagem. Trabalhava na picape aos finais de semana, com a ajuda do amigo Jefferson Martins, o “Gordinho”, latoeiro e pintor”, recorda.
Com a aposentadoria no começo deste ano, o projeto foi acelerado. “Além de ter mais tempo, também me aproveitei de uma vasta matéria prima existente para restaurar este modelo”, admite Luiz. O novo local de trabalho da dupla foi uma oficina nova, projetada em um espaço dentro da residência de Jefferson “Gordinho”.
Novo conjunto
O motor adotado no projeto é um Ford 302 de oito cilindros. A caixa de câmbio é uma C4, de três velocidades, tanto propulsor quanto o câmbio são novos. O colete é o do 32 e o cardã adaptado com diferencial Dana. Carburador Quadrijet, coletor e tampas de válvula Edelbrock, cabos de vela MSD e radiador de alumínio acompanham a nova receita.
Para o projeto foi desenhado um novo chassi. A suspensão tem eixo rebaixado Super Bell e as rodas, de 15”, são de ferro, com calotas. Os freios são a disco na dianteira e a tambor na traseira. Os pneus medem 185×65 na dianteira e 235×70 na traseira.
Look
O visual da picape foi inteiramente restaurado, com a importação de acessórios como haste de faróis, maçanetas, lanternas e faróis, todos originais. Para finalizar, um banho na coloração preto ninja. Na caçamba, o assoalho foi reformado com a utilização de madeira garapeira.
No interior, destaque para a nova forração, em couro creme, além de vidros feitos sob medida e painel de instrumentos AutoMeter.
A Art Billits, por sua vez, assina uma vasta lista de acessórios utilizados no projeto, tais como pedaleiras, coluna de direção, volante, alavanca de câmbio, radiador, réguas para cabos de velas, tampa de combustível e polias.
Com o projeto concluído, Luiz tem bastante tempo para passear a bordo de sua picape Ford, mas engana-se quem imagina que a vida do recém-aposentado seja apenas curtição. “Além de aposentado, eu também trabalho no ramo da construção civil, com construção de casas e sobrados para venda”, revela o proprietário da picape.
Aliás, os dias da picape rodando com Luiz em Curitiba estão com os dias contados. “Pode colocar aí na revista que a picape está à venda, a quem possa interessar”, finaliza.
Se você tem interesse, é melhor se apressar. Vai que outro rodder empolgado com a picape tenha lido esta reportagem antes de você!
Agradecimentos: Ado Jensen Off Road & Truck’s e sua equipe (Roberty e Claudemir)
Quem fez
Jefferson Martins. Tel. (41) 99278-8818
Luiz Fernando Bunik. Tel. (41) 99605-7878
Rafael Diesel. Tel. 41) 99642-8313
Estofamento Polaco. Tel. (41) 99155-0996
Elétrica Cristian. Tel. (41) 99968-5207
Escapamentos Escapepar (Paulinho). Tel. (41) 3333-5462
Art Billits. Tel.(41) 3657-9299
Ficha técnica
Ford Picape 1929
Parte externa
Acessórios originais importados
Pintura na cor preto-ninja
Rodas de ferro de 15”
Parte interna
Forração em couro
Volante, pedais e alavanca Art Billits
Vidros feitos sob medida
Instrumentos Auto Meter
Mecânica
Motor Ford 302 oito cilindros
Câmbio C4 de três velocidades
Diferencial Dana
Carburador Quadrijet
Coletor Edelbrock
Cabos de vela MSD
Radiador de alumínio
VEJA TAMBÉM: Picape Ford 1931: Filha única!