Ford Roadster 1929: La Kucaracha!

0

Com K, de kustom, “baratinha” 1929 de rodder curitibano recebe upgrades e vira carro de trabalho de oficina

Texto: Vitor Giglio
Fotos: Ricardo Kruppa

Ford Roadster 1929

Poucos rodders tem histórico tão vasto de customização dos modelos baratinha (Ford Roadsters produzidos entre 1928 e 1932) quanto o curitibano Sérgio Liebel. Proprietário de alguns deles, com uma porção de outros preparados para seus clientes, Liebel não esconde seu apreço pelo carro. “Eles sempre me chamam a atenção. Mesmo meus amigos, quando veem um rodando ou parado por aí, sempre me informam, perguntam se tenho interesse”, revela.

E foi como espectador que nasceu o projeto deste Roadster 1929, como ele mesmo conta. “Eu vi esse carro circulando aqui pela cidade e me chamou a atenção, por ser talvez o único 1929 rodando em Curitiba. Com alguma frequência eu via tanto este modelo quanto um 1930, que depois descobri pertencer à mesma família”, revela o rodder.

Na verdade os dois Roadsters, o 1929 e o 1930 estavam entre as posses de uma mesma família há mais de 50 anos. O modelo 29 estava um pouco mais largado, sem tantos cuidados e manutenção, e obviamente, por este motivo, foi aquele que mais interessou a Liebel. “Eu acabei comprando o carro com o intuito de usá-lo na minha oficina, mas é claro que ele precisava de modificações para funcionar a contento”.

Novos atributos

Assim que adentrou a garagem da Hot Rusty, a baratinha teve sua suspensão rebaixada na mola em 14 centímetros. A mecânica original deu lugar ao conjunto do Opala, composto por motorização quatro cilindros e câmbio automático.

Calçam o roadster rodas da Ford F-100, com calota, de 16”, os pneus medem 16×600 e 16×650, respectivamente.

Make-up

De acordo com Liebel, boa parte dos acessórios externos da Kucaracha estavam enferrujados. Por este motivo, outra parte do trabalho de recuperação passou por cromar os componentes. Os faróis também foram reformados e a capota, refeita.

A coloração verde musgo, original, foi mantida, bem como as depreciações causadas pelo tempo. “Eu acho bacana que o desgaste natural na lataria seja mantido. Ajuda a contar a história do carro”, defende Liebel.

Zona de conforto

A baratinha, extremamente funcional para ajudar na oficina, teve para o interior um projeto que priorizou duas questões primordiais: funcionalidade e conforto. Pensando no primeiro item, o painel foi reformado e novos relógios importados foram adotados. Além disso, um sistema de áudio com novo player e falantes, que incluem até um subwoofer, foi instalado.

Pensando no conforto, os bancos foram redimensionados e o roadster recebeu novo estofamento e forração interna, um projeto aplicado pela Polaco Estofamento.

“Eu adoro esses carros, já tive baratas e gosto muito dessa, apesar de não que ela não é um V8, tão brava, como eu prefiro. Até mesmo por ser menos brava eu acho que o nome Kucaracha, com k, de kustom, do nosso universo hot, se encaixa perfeitamente nela”, finaliza Liebel.

Quem fez: Hot Rusty (41) 3254-7178

Polaco Estofamento (41) 99155-0996

Ficha técnica Ford Roadster 1929

Parte externa

Acessórios cromados

Faróis reformados

Capota refeita

Coloração verde musgo

Mecânica

Motor do Opala 4 cilindros

Câmbio automático

Rodas da F-100 16”

Pneus 16×600 e 16×650

Parte interna

Bancos redimensionados

Nova forração e estofamento

Painel reformado

Relógios importados

VEJA TAMBÉM: Ford 1934: Clássico colorado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here