Suspensão: Pra dentro das curvas

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Projetista especializado em sistemas de suspensão para veículos antigos entrega receita de sucesso que transforma bons hots em máquinas mais estáveis, confortáveis e seguras

Texto: Vitor Giglio
Fotos: Ricardo Kruppa

Suspensão

Mecânicos e preparadores existem por aí aos montes. Especializados em veículos antigos, porém, são extremamente raros e difíceis de achar. O projetista Flávio Brandimarti Berger é uma destas figuras que esbanja conhecimento quando o assunto é um hot Rod. Sua especialidade? Desenvolver sistemas de suspensão específicos para cada modelo de veículo antigo.

O trabalho de Flávio é pegar aquele seu hot rod, projetar um novo sistema de suspensão para ele e deixá-lo com uma condução mais confortável, segura, estável e bem melhor de curva. E não pense que isso é simples!

“O importante é ter em mãos um carro que não ande apenas no reto, mas sim um que tenha uma melhor performance como um todo, especialmente em curvas”, conta Flávio, direto da Bergetec, sua oficina localizada em Indaiatuba, interior de São Paulo.

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Passo-a-passo

Conversamos com Flávio para melhor entender como são feitos, na prática, seus sistemas de suspensão. E sem hesitar, o especialista abre o jogo. “O primeiro passo é tirar as medidas do carro, determinar qual conjunto roda/pneus será usado e também a altura e largura desejadas pelo proprietário. Em cima deste conjunto de informações é que é feito o projeto das peças, no computador, para que então seja possível avaliar a viabilidade e se os parâmetros desejados poderão ser atendidos”, afirma.

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Após definidos os parâmetros, o carro é desmontado e então tem início a instalação pelo 4-link, onde o eixo traseiro é limpo. São soldados os suportes e são fabricadas as barras de acordo com as medidas do projeto.

Em seguida, são feitas as soldas e reforços dos pontos de ancoragem do 4-link no chassi original do carro. O passo seguinte é a montagem do 4-link.

Chegam as chapas da travessa de suspensão dianteira, de acordo com o projeto no computador, e a travessa da suspensão dianteira é soldada.

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Após este procedimento, a travessa e a torre são soldadas no carro e as bandejas e a manga de eixo são montadas.

A seguir, a caixa de direção é instalada e são feitas as medições da geometria de Ackerman e do bumpsteer, que são corrigidos, se necessário, para que o carro tenha uma boa dirigibilidade.

Por fim, são os montados os amortecedores e, neste momento, o proprietário pode ter a certeza de rodar com um conjunto extremamente mais seguro e eficaz.

Contato: Bergetec (11) 99919-1542

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