PAREDE CORTA-FOGO

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Fotos: (Por- Ricardo Kruppa)

Texto: Ricardo Kruppa

Acompanhe a construção do dispositivo no nosso Fordinho, depois da troca do motor 4 cilindros por um Ford V8 302

A construção de um hot rod implica muitas adaptações em peças e componentes. Uma dessas partes é o motor. No caso deste Ford Tudor 1928, o motor original é um pequeno 4 cilindros, que dará lugar a um small block Ford V8 302, um propulsor bem maior do que o motor original. A consequência disso é que o espaço necessário para a instalação do novo motor sobre o chassi também deve ser maior.

Desta vez, vamos mostrar a construção da parede corta-fogo em nosso Fordinho. Este componente faz a separação entre o motor e o habitáculo do veículo, e cumpre a função de evitar a transmissão do calor para os ocupantes, além de ser um importante item de segurança, em caso de incêndio, por exemplo. Além do motor 302, o Fordinho será equipado com câmbio C4 automático.

Antes da construção da parede corta-fogo, é necessário posicionar o motor dentro do carro, fixado sobre o chassi. Isso é necessário para descobrir a distância necessária para fazer a parede, no interior da carroceria (torpedo). Essa distância varia entre 5 cm e 15 cm, na maioria dos casos. No nosso Fordinho, o recuo ficou em 10 cm.

Basicamente, a parede corta-fogo é feita com uma chapa de aço, como a utilizada para fazer o assoalho. A parte artesanal fica por conta dos recortes e angulações – um verdadeiro quebra-cabeça para o encaixe das curvas do motor e do câmbio.

Depois de instalada a parede corta-fogo foi feito nela um orifício para a passagem da coluna de direção.

 

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