Dodge Dart 1977 não tem medo da concorrência: propulsor 318, retificado e preparado, desafia os mais valentões. Com Junior “Cigano” dos Santos ao volante, fica ainda mais fácil

Texto: Vitor Giglio
Fotos: Ricardo Kruppa

Dodge Dart 1977

Qualquer apaixonado por carros que cruzasse nas ruas um Dodge Dart Gran Sedã, modelo 1977, tentaria segui-lo o máximo de tempo possível para admirar as linhas, os detalhes, e o som gerado pela máquina. Mas se, por acaso, ao seu lado estivesse um modelo conduzido pelo lutador de MMA Junior dos Santos, o Cigano, campeão dos pesos-pesados do UFC – Ultimate Fighting Championship – a reação de nove em cada 10 pessoas seria: com licença, me desculpe, mas o seu carro é espetacular, sabia?

Dodge Dart 1977
Cigano

E olha que não se trata de algo distante da realidade: O Dart 77 que ilustra essa reportagem pertence à Pretorian Hard Sports, empresa que desenvolve equipamentos específicos para esportes de contato, da qual Junior dos Santos é garoto-propaganda. Enquanto a história do MMA data de meados dos anos 90, atingindo seu ápice nos dias de hoje, os primeiros passos deste modelo foram dados em 1972. Ele foi desenvolvido para atender às expectativas de consumidores mais exigentes. Apesar disso, a venda dos modelos Gran Sedã não acompanhou todo este “oba-oba” e ele saiu de linha em 1978, momento em que a Chrysler passou a se dedicar com mais afinco ao Charger R/T.

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A estilização do modelo que ilustra esta reportagem foi encomendada à Garage Old School, de São Paulo, por Ruy Drever e Alexandro Bussi, da Pretorian. O serviço, que incluiumodificações tanto no aspecto visual, quanto nas acomodações internas e na mecânica, levou cerca de seis meses para ser concluído. “A intenção era deixá-lo com impressões mais robustas e agressivas”, conta Cosme Santos, da Garage Old School.

Dodge Dart 1977
Dodge Dart 1977

Alma de campeão

O propulsor original da fera, um Dodge 318, foi mantido, porém, retificado e preparado. O conjunto recebeu coletor de admissão Mopar e comando 276º/286º e tucho Federal Mogul, com faixa básica de RPM entre 2.000 e 4.500RPM e RPM máximo de 5.500. Foram adotados outros novos componentes, como pistão Sealed Power .40, distribuidor, módulo de ignição e bobina MSD, carburador Edelbrock 600, alternador cromado de 120A, tampa de válvula Mopar e filtro de ar Edelbrock.

Dodge Dart 1977
Dodge Dart 1977

Mínimos detalhes

De acordo com Cosme, o Dodge chegou à oficina em aparente bom estado, e andando. Os upgrades incluíram a remoção da pintura – o que acabou por revelar muita massa e ondulação. O modelo foi então rebatido e alinhado. Além disso, foram feitas soldas e reparos na longarina, que não estava boa. A coloração branca do modelo ficou no passado. O Dart exibe agora uma tonalidade preto Ninja-2, da PPG. A grade original foi substituída por um modelo do Charger RT e a lanterna traseira por versões do Dart 1969. Além disso, o retrovisor do Bel Air 1957 também foi adotado e, na parte externa, as modificações encerram-se com a adesão de rodas American Racing Torq Thrust 2.1 15×7, que rodam envoltas por pneus Cooper Cobra de medidas 215x65x15 na dianteira e 225x65x15 na traseira.

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Ambiente rubro-negro

O interior do sedã dispõe de bancos (com o logo da Pretorian estilizado) e laterais de porta em couro bordô. Além disso, os carpetes e o teto, de camurça, apresentam a mesma tonalidade. O painel original foi mantido, sendo que neste, apenas o aplique de madeira foi dispensado. Volante e retrovisor interno da Colorado Custom, maçanetas e puxadores Billet Specialties e ar-condicionado foram outros acessórios incluídos no projeto.

Enquanto Junior dos Santos continuará treinando com equipamentos Pretorian para manter o posto de número 1 dos pesos pesados do UFC, o Dodge Dart Gran Sedã 1977 da marca irá brigar com quaisquer outros sedãs da época pelo posto de número 1 da categoria.

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