Fanático por hot rods monta exemplar raro de Ford Phaeton 1936 e divulga a arte da restauração
Texto: João Guimarães
Fotos: Ricardo Kruppa
Ford Phaeton 1936
Não há dúvidas de que todos os proprietários dos veículos que circulam pela revista Hot Rods são apaixonados pela arte da restauração. Cada um com sua mania. Alguns se dedicam muito, outros nem tanto. Tem aqueles que desfilam diariamente com o seu veículo pelas ruas, os que se envolveram tanto com o trabalho que até colocaram a mão na massa na hora da funilaria e, por incrível que pareça, os que têm uma paixão platônica pelo carro, não gostam nem de andar com o veículo, talvez para não gastar. Mas existe um tipo em especial, os que gostam tanto do que fazem que acabam se tornando missionários do universo hot rod. Isso mesmo, missionários! Saem por aí “pregando” o que há de bom na cena brasileira.
É o caso do empresário curitibano Araken Vilanova. Segundo ele mesmo gosta de se definir, um sujeito que vive com um hot na cabeça. Colecionador inveterado, ele possui, além do Ford 1936 que estampa esta reportagem, relíquias como um Chevrolet 1934 e um Roadster “barata” em sua garagem.
Agora você ainda deve estar se perguntando: missionário? A gente explica. Araken é um sujeito que já fez diversas viagens ao exterior e, segundo ele garante, sempre munido de uma revista Hot Rods na bagagem. “Já deixei exemplares da revista com amigos do mundo inteiro”, diz. Sempre conhecendo carros e pessoas ligadas ao mundo hot rod em todos os lugares aonde vai, ele sempre levanta a bandeira brasileira da arte por aí.
Com tanta experiência na bagagem, não é de se espantar que o carro de Araken que a Hot Rods traz pra você é mais do que especial. Trata-se de um legitimo Ford 1936 Phaeton, uma das carrocerias mais singulares e carismáticas daquela época. O exemplar de Araken esbanja charme, uma pintura nada discreta e um potente motor V8.
Galinheiro
Somando o tempo desde a compra e o processo de restauração, o Phaeton já está em posse de Araken há quatro anos. Segundo ele, na época em que o adquiriu, o veículo estava numa situação pra lá de deplorável. “Nem vale a pena comentar, era casa de galinhas e gatos”, lembra.
O primeiro passo na restauração foi cuidar da mecânica do veículo. Para isso, Araken encostou o carro na oficina Edcar, de Curitiba (PR), onde Edson José de Souza ficou responsável pelo upgrade na parte mecânica.
Basta uma rápida olhada na parte de baixo do veículo para que muitas das modificações feitas por Edson sejam reveladas. O chassi original foi reforçado e modificado para agüentar as modificações que eles já pretendiam fazer. O sistema de suspensão veio de um Opala, assim como a direção hidráulica. Os freios dianteiros são a disco e também vieram de um Opala, enquanto os traseiros, retirados de um Dodge, são hidráulicos. “A caixa de câmbio é uma automática C4 que retiramos de um Galaxie”, localiza Edson. Completam o conjunto um diferencial também retirado de um Dodge e direção hidráulica. “Usamos equipamentos de diversos carros, ficou híbrido”, determina.
Após o trato na mecânica era hora de instalar o “sistema de som” do Ford 1936, como Araken gosta de definir, um motor Ford Flathead de 1946. “O motor foi feito pelo Sebastião Geronasso”, lembra. O trem de força, além de um visual caprichado, despeja aproximadamente 145cv no chão e não ganhou muitas alterações. O comando de válvulas é um Offenhauser, assim como o coletor de admissão. “Essa marca é muito rara, uma das pioneiras em fabricação de peças”, diz Araken. Já o coletor de escape é um Headers cromado. O motor ainda ganhou bobina, velas e cabos de vela da Accel.
Quem fez ?
Edcar. Tel. (41) 9183-1395.
Mauricio Eletricista. Tel. (41) 9131-6835.
Cristo Estofamentos. Tel. (41) 3224-4074.
Ficha técnica
Ford 1936 Phaeton
Parte externa
Rodas American Wheels 15”
Pneus Yokohama
Parte interna
Volante Momo
Relógios VDO
Bancos em couro
Mecânica
Chassi original
Suspensão de Opala
Diferencial de Dodge
Câmbio automático C4
Direção hidráulica
Freios dianteiros a disco de Opala
Freios traseiros hidráulicos de Dodge
Motor Ford Flathead 1946
Comando de válvulas Offenhauser
Coletor de admissão Offenhauser
Coletor de escape Headers
Bobina Accel
Velas Accel
Cabos de vela Accel
VEJA TAMBÉM: Ford 1929 Rat Rod: V8 invocação do mal.